Comunicação estratégica de ciência: análise de benchmarking de instituições científicas nacionais e internacionais e proposta de plano de comunicação para o MARE - Centro de Ciência do Mar e do Ambiente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/27097 |
Resumo: | A comunicação de ciência registou um enorme crescimento, em Portugal, nos últimos 20 anos, tendo-se multiplicado as iniciativas e atividades dirigidas às mais variadas audiências. A abertura do diálogo entre os cientistas e instituições científicas e a sociedade, assim como o reconhecimento da sua importância, conduziu à institucionalização da comunicação de ciência e ao aparecimento dos primeiros gabinetes de comunicação em unidades de investigação e desenvolvimento portuguesas. Por outro lado, são já vários os mecanismos de financiamento e instituições financiadoras que solicitam planos ou tarefas de comunicação no âmbito das suas candidaturas dirigindo mesmo financiamento específico para projetos nesta área. Apesar deste franco crescimento, a atividade é ainda pontual em muitas unidades científicas nacionais e noutras faltará uma maior profissionalização com o envolvimento de maior número de recursos humanos e financeiros. A existência de uma comunicação estratégica e a definição de planos de comunicação, sejam eles institucionais, programáticos ou de projeto, torna-se absolutamente fundamental no âmbito das instituições que desenvolvem e promovem ciência, permitindo assegurar a partilha de informação de forma sistemática, uma comunicação bidirecional, o foco da mensagem para atingir as audiências selecionadas de forma eficaz cumprindo os objetivos estabelecidos. No presente trabalho de projeto propõe-se um plano de comunicação para uma instituição de investigação científica nacional, o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, tendo em conta uma prévia análise da concorrência, efetuada através de um estudo de benchmarking realizado aos websites e presença nas redes sociais de um conjunto de instituições científicas/entretenimento, nacionais e internacionais. Adicionalmente, efetuaram-se entrevistas dirigidas a representantes dos gabinetes de comunicação de quatro instituições científicas/entretenimento nacionais com o objetivo de recolher informação adicional sobre o funcionamento dos seus gabinetes. A proposta apresentada teve, ainda, em conta, uma análise de diagnóstico à comunicação de ciência que tem sido desenvolvida pelo MARE. |
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Comunicação estratégica de ciência: análise de benchmarking de instituições científicas nacionais e internacionais e proposta de plano de comunicação para o MARE - Centro de Ciência do Mar e do AmbienteBenchmarkingCentro de Ciência do Mar e do AmbienteComunicação de ciênciaMAREPlano de comunicaçãoGabinetes de comunicação de ciênciaWebsitesRedes sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA comunicação de ciência registou um enorme crescimento, em Portugal, nos últimos 20 anos, tendo-se multiplicado as iniciativas e atividades dirigidas às mais variadas audiências. A abertura do diálogo entre os cientistas e instituições científicas e a sociedade, assim como o reconhecimento da sua importância, conduziu à institucionalização da comunicação de ciência e ao aparecimento dos primeiros gabinetes de comunicação em unidades de investigação e desenvolvimento portuguesas. Por outro lado, são já vários os mecanismos de financiamento e instituições financiadoras que solicitam planos ou tarefas de comunicação no âmbito das suas candidaturas dirigindo mesmo financiamento específico para projetos nesta área. Apesar deste franco crescimento, a atividade é ainda pontual em muitas unidades científicas nacionais e noutras faltará uma maior profissionalização com o envolvimento de maior número de recursos humanos e financeiros. A existência de uma comunicação estratégica e a definição de planos de comunicação, sejam eles institucionais, programáticos ou de projeto, torna-se absolutamente fundamental no âmbito das instituições que desenvolvem e promovem ciência, permitindo assegurar a partilha de informação de forma sistemática, uma comunicação bidirecional, o foco da mensagem para atingir as audiências selecionadas de forma eficaz cumprindo os objetivos estabelecidos. No presente trabalho de projeto propõe-se um plano de comunicação para uma instituição de investigação científica nacional, o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, tendo em conta uma prévia análise da concorrência, efetuada através de um estudo de benchmarking realizado aos websites e presença nas redes sociais de um conjunto de instituições científicas/entretenimento, nacionais e internacionais. Adicionalmente, efetuaram-se entrevistas dirigidas a representantes dos gabinetes de comunicação de quatro instituições científicas/entretenimento nacionais com o objetivo de recolher informação adicional sobre o funcionamento dos seus gabinetes. A proposta apresentada teve, ainda, em conta, uma análise de diagnóstico à comunicação de ciência que tem sido desenvolvida pelo MARE.Science communication in Portugal has greatly increased in the past 20 years, with several initiatives and activities being developed targeting different audiences. The emergence of an open dialogue between scientists and scientific institutions and society, as long with the recognition of its importance led to the institutionalisation of science communication and the establishment of the first communication offices in Portuguese research and development units. Moreover, there are already several funding mechanisms and institutions requesting specific communication plans or tasks within the scope of their applications submissions, creating even specific calls for projects in science communication. Despite its rapid growth, this activity is still sporadically registered in many national scientific units while in others the professionalisation and the involvement of more human and financial resources is still lacking. The implementation of a strategic communication and the definition of communication plans, whether institutional, programmatic or project-oriented, become absolutely critical within institutions that develop and promote science. This will allow sharing systematic information, a two-way communication, and the definition of key messages targeting specific audiences achieving the established objectives. The present working project aims to propose a communication plan to a national scientific institution, MARE – Marine and Environmental Sciences Centre, taking into account a previous benchmarking study considering the websites and presence on social media of a set of national and international scientific and entertainment institutions. Additionally, the employees of the communication offices of four national scientific/entertainment institutions were interviewed in order to collect further information on their offices functioning. The present proposal also took into account a diagnosis analysis of the science communication that has been developed by MARE so far.Sanchez, AnaCabral, HenriqueRUNSequeira, Vera Lia de Oliveira2017-12-21T12:13:33Z2017-11-242017-06-282017-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/27097TID:201776952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:14:23Zoai:run.unl.pt:10362/27097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:38.686935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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