Promover comunicação e linguagem em NEE através da expressão musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10438 |
Resumo: | As limitações ao nível da comunicação e linguagem são apontadas como uma característica das crianças com deficiência mental (DF). Neste sentido, e através de um estudo realizado no âmbito de um estágio procurou-se explorar e refletir sobre a importância da expressão musical nas actividades de enriquecimento curricular (AECs) e o sistema aumentativo e alternativo da comunicação (SAAC) como promotores de comunicação e linguagem junto de uma criança com deficiência mental. A expressão musical associada aos símbolos pictográficos para comunicação (SPC) permitiu que o aluno com défice cognitivo global grave, em particular, aumentasse a sua interacção social e as trocas comunicativas com o professor, favorecendo a otimização do seu processo ensino-aprendizagem. As estratégias globais de intervenção foram a observação direta constante e a articulação com o Professor de Educação Especial, o Professor Titular de Turma, as Auxiliares de Educação, a Terapeuta da Fala, os Familiares e os próprios colegas da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM). Adaptou-se material para a leccionação da Expressão Musical, nomeadamente, rádio, músicas da atualidade, loto sonoro registado e um criado e adaptado pela mestranda. Usaram-se instrumentos musicais, um dado musical e placas com símbolos musicais. Inicialmente, o aluno tinha dificuldades na associação imagem-som e palavra–som, e na expressão verbal de cada uma delas. Contudo, no final, a prática constante e a manipulação dos materiais possibilitou a mudança ao nível semântico, verificando-se que a criança se tornou capaz de identificar e criar imagens e acções; ao nível morfossintáctico, de fazer frases pequenas e simples, embora não respeitando concordância em género e número; ao nível fonológico, de articular verbalmente (omitindo o fonema [r]; porém, no final das atividades implementadas, a omissão era muito menos frequente). Houve uma evolução notória, que a utilização do Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) ajudou a identificar e ilustrar. Este instrumento permite observar, planear, agir, comunicar e articular com pais e técnicos, as necessidades, capacidades e interesses da criança, de forma a promover-se o processo ensino-aprendizagem. |
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As estratégias globais de intervenção foram a observação direta constante e a articulação com o Professor de Educação Especial, o Professor Titular de Turma, as Auxiliares de Educação, a Terapeuta da Fala, os Familiares e os próprios colegas da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM). Adaptou-se material para a leccionação da Expressão Musical, nomeadamente, rádio, músicas da atualidade, loto sonoro registado e um criado e adaptado pela mestranda. Usaram-se instrumentos musicais, um dado musical e placas com símbolos musicais. Inicialmente, o aluno tinha dificuldades na associação imagem-som e palavra–som, e na expressão verbal de cada uma delas. Contudo, no final, a prática constante e a manipulação dos materiais possibilitou a mudança ao nível semântico, verificando-se que a criança se tornou capaz de identificar e criar imagens e acções; ao nível morfossintáctico, de fazer frases pequenas e simples, embora não respeitando concordância em género e número; ao nível fonológico, de articular verbalmente (omitindo o fonema [r]; porém, no final das atividades implementadas, a omissão era muito menos frequente). Houve uma evolução notória, que a utilização do Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) ajudou a identificar e ilustrar. Este instrumento permite observar, planear, agir, comunicar e articular com pais e técnicos, as necessidades, capacidades e interesses da criança, de forma a promover-se o processo ensino-aprendizagem.The limitations in communication and language are mentioned as a characteristic of children with learning disabilities. In this sense, and through a study conducted under a stage that tried to prove the importance of Musical Expression in curriculum enrichment activities (AEC’s) and the Augmentative and Alternative Systems of Communication (SAAC) as promoting communication and language with a child with mental disabilities. The Musical Expression associated with pictographic symbols for communication (SPC) allowed the students with severe cognitive impairment, in particular, increase their social interaction, communicative exchanges with the teacher and the optimization of its teaching-learning process. All this, through a constant direct observation, the conjunction with Professor of Special Education, Aids Education, Speech therapist, family and their own colleagues and Specialist Support Unit at Multiple Disabilities, using material adapted and designed for the teaching of Musical Expression, including radio, today’s music, recorded sound lotto and one created and adapted by the graduate student, musical instruments, music and data cards with musical symbols. Initially the student had difficulties in image-sound associations and word-sound and verbal expression of each. However, at the end, with constant practice and by handling them, it has been able to identify the semantic level and create images and actions. At a morphosyntactic level to make short and simple sentences but not making agreement in gender and number. At the phonological level to articulate verbally omitting the phoneme [r]. However, at the end of the activities, the frequency of failure was not so significant. There has been considerable progress in the use of proven Children Monitoring System. This instrument allows us to observe, plan, act, communicate, and coordinate with parents and technicians, the needs, abilities and interests of the child in order to promote itself the teaching-learning process.Universidade de Aveiro2013-05-16T10:17:39Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10438porPinho, Ana Patrícia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:16Zoai:ria.ua.pt:10773/10438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:02.434024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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