Compreensão Musical de adolescentes surdos: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andréa Peliccioni Sobreiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AJSGW8
Resumo: A temática música e surdez tem sido discutida por diversas áreas das Ciências Humanas, como a Pedagogia, área das Artes, como a Música, a Dança e o Teatro; e por áreas da Saúde, como a Musicoterapia, a Neurociência, dentre outras. Entretanto, foram encontrados poucos referenciais teóricos que discutissem este tema sob o olhar da Educação Musical. Diante deste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é estudar de que maneira a música pode ser compreendida pelos adolescentes Surdos que atuam Núcleo Vida, diagnosticados com surdez de grau severo e profundo, identificando os prováveis fatores que influenciaram este processo. Para tal, foram realizadas coletas e análises de dados das aulas de música de três jovens Surdos, junto aos colegas ouvintes. A pesquisa identificou fatores importantes para que o indivíduo Surdo compreenda música. São eles: a percepção da vibração, a prática musical com instrumentos percussivos e o uso do corpo como o próprio instrumento. Verificou-se que, durante essa prática, os alunos Surdos adotaram comportamentos específicos ao realizar determinadas atividades, tais como cantar e tocar instrumentos de percussão. Além disso, observou-se que eles realizaram constantemente movimentos corporais enquanto realizavam as atividades das aulas de música. Essas ações aconteceram de forma integrada a fim de internalizar o ritmo das atividades propostas e perceber a altura do som emitido pela voz. Os resultados indicam um significativo desenvolvimento musical dos alunos Surdos, e revelam o quanto é importante e benéfico o fazer musical para esses jovens. Concluímos que a música tocou esses jovens Surdos em sua totalidade a partir da experiência, e que a sua compreensão musical depende, sobretudo, de inúmeras influências sofridas em seu contexto de aprendizagem, seja em casa, na escola, no trabalho e na sua Cultura.
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