São Gonçalinho “nosso menino”: rituais de celebração festiva da vida dos aveirenses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7877 |
Resumo: | Através dos testemunhos de devotos e brincantes da Festa do São Gonçalinho de Aveiro, revelam-se sentimentos de forte religiosidade e ludicidade do povo do Bairro da Beira-Mar, da Cidade de Aveiro. Apresentam-se diversos rituais festivos, de que se destacam o arremesso das cavacas, a dança dos mancos e o cortejo da passagem do ramo com as quadras alusivas a cada um dos rituais. Anualmente, num fim-de-semana alargado, entre 7 e 11 de Janeiro, os devotos actualizam e celebram a vida, partilhando dores e alegrias que foram sendo compartilhadas com o “nosso menino”. A identidade e origem do São Gonçalinho de Aveiro é colocada em questão. Defende-se a hipótese de que ele não é o mesmo São Gonçalo de Amarante, mas sim o Beato São Gonçalo Garcia, filho de pai português e de mãe indiana, que no Brasil era o protector dos pardos e lhe celebravam festas em sua honra, no Recife em 1745. Deste modo, se pretende divulgar uma reflexão sobre a Festas de São Gonçalinho e contribuir para desvendar o enigma da identidade e origem do “nosso menino”, o São Gonçalinho de Aveiro. |
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São Gonçalinho “nosso menino”: rituais de celebração festiva da vida dos aveirensesLudicidadeFestaRitualReligiosidadeComunicaçãoFolkcomunicaçãoAtravés dos testemunhos de devotos e brincantes da Festa do São Gonçalinho de Aveiro, revelam-se sentimentos de forte religiosidade e ludicidade do povo do Bairro da Beira-Mar, da Cidade de Aveiro. Apresentam-se diversos rituais festivos, de que se destacam o arremesso das cavacas, a dança dos mancos e o cortejo da passagem do ramo com as quadras alusivas a cada um dos rituais. Anualmente, num fim-de-semana alargado, entre 7 e 11 de Janeiro, os devotos actualizam e celebram a vida, partilhando dores e alegrias que foram sendo compartilhadas com o “nosso menino”. A identidade e origem do São Gonçalinho de Aveiro é colocada em questão. Defende-se a hipótese de que ele não é o mesmo São Gonçalo de Amarante, mas sim o Beato São Gonçalo Garcia, filho de pai português e de mãe indiana, que no Brasil era o protector dos pardos e lhe celebravam festas em sua honra, no Recife em 1745. Deste modo, se pretende divulgar uma reflexão sobre a Festas de São Gonçalinho e contribuir para desvendar o enigma da identidade e origem do “nosso menino”, o São Gonçalinho de Aveiro.This paper discusses various aspects of the festivities of São Gonçalo, in the region of Aveiro in Portugal, through them to analyze the symbolism present in the ritual. The text is divided into speeches verbal and nonverbal ritual, testimonials of devotees and also supports the local publications about the party.Editora UEPG2012-04-09T14:09:39Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7877por1807-4960Lopes, Maria da Conceição de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:21Zoai:ria.ua.pt:10773/7877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:37.058861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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