De Augusto Castilho ao Golfo da Guiné
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43992 |
Resumo: | Nos finais do século XIX acontece a 2ª Revolta da Armada Brasileira, um conflito interno político-constitucional brasileiro, no seguimento da implantação da República a 15 de novembro de 1889. Uma força naval portuguesa comandada pelo Capitão-de Fragata Augusto de Castilho integrou a força internacional que interveio no desenrolar dos conflitos com o objetivo de proteger os interesses nacionais de cada um dos países. A força naval portuguesa era composta por duas corvetas mistas, a corveta mista Mindelo e Afonso de Albuquerque. A intervenção internacional pautou-se por uma postura neutra e imparcial. Este tipo de conflito caracteriza-se por ser um conflito de baixa intensidade, restrito geograficamente com impacto a longo prazo, marcado pelo uso de táticas de bloqueio naval. O impacto do conflito no Rio de Janeiro fez-se sentir economicamente em várias potências europeias, que justificaram assim a sua presença. Atualmente, a pirataria é um dos maiores é um dos maiores entraves à segurança marítima no Golfo da Guiné, e á semelhança do que se verificou no fim do século XIX no Rio de Janeiro, os incidentes de pirataria são incidentes com pouca expressão geográfica, mas que têm repercussões a nível global, apresentando características semelhantes. Tomando outra perspetiva do espaço-tempo como referência é possível, é possível comparar os dois momentos e estabelecer relações de similitude. |
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De Augusto Castilho ao Golfo da GuinéMissões militares em tempo de Pazconflitopiratariabloqueio navalrevoltaintervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNos finais do século XIX acontece a 2ª Revolta da Armada Brasileira, um conflito interno político-constitucional brasileiro, no seguimento da implantação da República a 15 de novembro de 1889. Uma força naval portuguesa comandada pelo Capitão-de Fragata Augusto de Castilho integrou a força internacional que interveio no desenrolar dos conflitos com o objetivo de proteger os interesses nacionais de cada um dos países. A força naval portuguesa era composta por duas corvetas mistas, a corveta mista Mindelo e Afonso de Albuquerque. A intervenção internacional pautou-se por uma postura neutra e imparcial. Este tipo de conflito caracteriza-se por ser um conflito de baixa intensidade, restrito geograficamente com impacto a longo prazo, marcado pelo uso de táticas de bloqueio naval. O impacto do conflito no Rio de Janeiro fez-se sentir economicamente em várias potências europeias, que justificaram assim a sua presença. Atualmente, a pirataria é um dos maiores é um dos maiores entraves à segurança marítima no Golfo da Guiné, e á semelhança do que se verificou no fim do século XIX no Rio de Janeiro, os incidentes de pirataria são incidentes com pouca expressão geográfica, mas que têm repercussões a nível global, apresentando características semelhantes. Tomando outra perspetiva do espaço-tempo como referência é possível, é possível comparar os dois momentos e estabelecer relações de similitude.At the end of the 19th century, the 2nd Revolt of the Brazilian Navy took place, an internal Brazilian political-constitutional conflict, following the implantation of the Republic on November 15th, 1889. A Portuguese naval force commanded by Commander Augusto de Castilho was part of the international force that intervened in the conflict with the aim of protecting the national interests of each country. The Portuguese naval force was composed of two mixed corvettes, the mixed corvette Mindelo and Afonso de Albuquerque. The international intervention was guided by a neutral and impartial posture. This type of conflict is characterized by being a low-intensity, geographically restricted conflict with long-term impact, marked using naval blockade tactics. The impact of the conflict in Rio de Janeiro was felt economically by several European powers, which thus justified their presence. Today, piracy is one of the greatest obstacles to maritime security in the Gulf of Guinea, and similarly to what happened at the end of the 19th century in Rio de Janeiro, incidents of piracy are incidents with little geographical expression, but which have repercussions at global level, presenting similar characteristics. Taking another perspective of space-time as a reference, it is possible to compare the two moments and establish similaritiesLopes, Carlos Jorge AlvesSalgado, Augusto António AlvesRepositório ComumRodrigues, Diogo Filipe da Cunha2023-03-02T10:34:42Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43992TID:203238699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-08T04:00:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:55.140303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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