Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12750
Resumo: A afinação é imprescindível para a qualidade musical. No ensino da música, esta é uma das problemáticas mais recorrentes dos alunos que aprendem instrumentos de cordas friccionadas. Vários professores carecem de um leque diversificado de estratégias às quais possam recorrer para colmatarem as dificuldades na afinação. Tendo em conta a falta de informação específica sobre este assunto, desenvolveu-se este projeto no sentido de reunir um conjunto de estratégias que promovam o desenvolvimento da afinação. Este estudo longitudinal comparativo foi aplicado em quatro alunos de violoncelo. No grupo de controlo foi implementado um conjunto reduzido de estratégias, enquanto no grupo experimental aplicou-se um conjunto de estratégias diversificadas. Pretendeu-se comparar o desenvolvimento da afinação entre os dois grupos e o impacto das estratégias implementadas. A avaliação dos dados foi realizada através de relatórios, da gravação de aulas e de uma prova final. Os resultados sugerem que a implementação de um conjunto diversificado de estratégias contribui positivamente para o desenvolvimento da afinação nos alunos de violoncelo. Este projeto incentiva os professores a recorrerem a um leque alargado de estratégias, essenciais para o progresso no ensino da afinação.
id RCAP_3801a77b582db9e6a076ce977dfb1be2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violonceloEnsino da músicaEstratégias de ensinoAfinação (música)ViolonceloA afinação é imprescindível para a qualidade musical. No ensino da música, esta é uma das problemáticas mais recorrentes dos alunos que aprendem instrumentos de cordas friccionadas. Vários professores carecem de um leque diversificado de estratégias às quais possam recorrer para colmatarem as dificuldades na afinação. Tendo em conta a falta de informação específica sobre este assunto, desenvolveu-se este projeto no sentido de reunir um conjunto de estratégias que promovam o desenvolvimento da afinação. Este estudo longitudinal comparativo foi aplicado em quatro alunos de violoncelo. No grupo de controlo foi implementado um conjunto reduzido de estratégias, enquanto no grupo experimental aplicou-se um conjunto de estratégias diversificadas. Pretendeu-se comparar o desenvolvimento da afinação entre os dois grupos e o impacto das estratégias implementadas. A avaliação dos dados foi realizada através de relatórios, da gravação de aulas e de uma prova final. Os resultados sugerem que a implementação de um conjunto diversificado de estratégias contribui positivamente para o desenvolvimento da afinação nos alunos de violoncelo. Este projeto incentiva os professores a recorrerem a um leque alargado de estratégias, essenciais para o progresso no ensino da afinação.Intonation is essential for music quality. In music education this is one of the recurring problems of students who learn a string instrument. Many teachers lack a diverse range of strategies which can be used to fill difficulties in intonation. Given the lack of specific information about this issue, this project was developed with the aim of gathering a set of strategies that promote the development of intonation. This comparative longitudinal study was applied to four cello students. In the control group was implemented a limited set of strategies, while in the experimental group was applied a group of diversified strategies. It was intended to compare intonation development between the two groups and the impact of the implemented strategies. Data was evaluated through reports, recording of lessons and a final test. The results suggest that the implementation of a diversified set of strategies contributes positively to intonation development in cello students. This project encourages teachers to make use of a wide range of strategies, essential to the progress of intonation teaching.Universidade de Aveiro2014-10-31T15:25:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12750porSilva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:16Zoai:ria.ua.pt:10773/12750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:51.096958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
title Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
spellingShingle Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
Silva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da
Ensino da música
Estratégias de ensino
Afinação (música)
Violoncelo
title_short Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
title_full Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
title_fullStr Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
title_full_unstemmed Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
title_sort Estratégias de ensino para o desenvolvimento da afinação no violoncelo
author Silva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da
author_facet Silva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Filomena Antunes Pereira Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Estratégias de ensino
Afinação (música)
Violoncelo
topic Ensino da música
Estratégias de ensino
Afinação (música)
Violoncelo
description A afinação é imprescindível para a qualidade musical. No ensino da música, esta é uma das problemáticas mais recorrentes dos alunos que aprendem instrumentos de cordas friccionadas. Vários professores carecem de um leque diversificado de estratégias às quais possam recorrer para colmatarem as dificuldades na afinação. Tendo em conta a falta de informação específica sobre este assunto, desenvolveu-se este projeto no sentido de reunir um conjunto de estratégias que promovam o desenvolvimento da afinação. Este estudo longitudinal comparativo foi aplicado em quatro alunos de violoncelo. No grupo de controlo foi implementado um conjunto reduzido de estratégias, enquanto no grupo experimental aplicou-se um conjunto de estratégias diversificadas. Pretendeu-se comparar o desenvolvimento da afinação entre os dois grupos e o impacto das estratégias implementadas. A avaliação dos dados foi realizada através de relatórios, da gravação de aulas e de uma prova final. Os resultados sugerem que a implementação de um conjunto diversificado de estratégias contribui positivamente para o desenvolvimento da afinação nos alunos de violoncelo. Este projeto incentiva os professores a recorrerem a um leque alargado de estratégias, essenciais para o progresso no ensino da afinação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31T15:25:49Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12750
url http://hdl.handle.net/10773/12750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137539441819648