Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7546 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Música |
id |
RCAP_710b17b87635376f7451ad44981eab09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos)AfinaçãoAprendizagem do violonceloEstratégias de ensinoCompetências auditivasIntonationCello learningTeaching strategiesAural skillsMestrado em Ensino da MúsicaResumo I - Prática Pedagógica O documento presente incide sobre a Prática Pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música de Lisboa, que teve lugar no Conservatório de Música Dom Dinis, em Odivelas. Engloba a descrição do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo de um ano lectivo, com três alunos de diferentes fases da aprendizagem de violoncelo, as devidas caracterizações dos participantes e da própria escola, na qual decorreu. A análise crítica da experiência desenvolvida visa debruçar-se sobre os problemas encontrados e melhorar as práticas pedagógicas futuras.Resumo II - Investigação A investigação aqui apresentada, procurou desenvolver uma proposta metodológica para a abordagem da afinação no ensino do violoncelo. A metodologia utilizada foi de Investigação-Acção, na sua modalidade prática de exploração reflexiva. A preliminar pesquisa bibliográfica permitiu reunir as principais componentes do desenvolvimento da afinação ao longo do Curso da Iniciação, do Curso básico e do secundário. Nesta base foram resumidas as principais estratégias auxiliares e correctivas no seu desenvolvimento. A sua implantação decorreu no contexto da metodologia da observação no período de um ano lectivo. Da triangulação das notas de campo com as respostas obtidas nas entrevistas realizadas aos alunos em observação, foram retiradas conclusões importantes acerca da eficácia do método e das suas limitações. Apesar da complexidade do problema e da morosidade das suas correcções, o estudo confirmou a eficácia dos métodos escolhidos. Uma aprofundada compreensão da problemática e das possíveis abordagens pode ser uma grande ajuda para os professores nas suas práticas pedagógicas e para os alunos no desenvolvimento da sua auto-regulação.Abstract I - Pedagogical Practice The present document focuses on the pedagogical practice realized within the scope of a Master’s Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa, which took place at the Conservatório de Música Dom Dinis in Odivelas. It consists of descriptions of the pedagogical work developed during one school year with three cello students at different learning phases, the characteristics of the participants and of the school in which it took place. The critical analysis of the experience developed aims to examine the problems encountered and improve future pedagogical practice.Abstract II - Investigation The investigation presented here seeks to develop a proposal for a methodology to approach tuning in the teaching of the cello. The methodology used was action research, a practical form of reflective exploration. Preliminary bibliographical research brought together the main components of intonation development during the 1st, 2nd and 3rd cycle of the Basic Course and during the Secondary level. On this basis, the main auxiliary and corrective strategies in its development were summarized. Implementation took place within the context of the participant observation methodology approach during a period of one academic year. Through the triangulation of field notes with the responses obtained in interviews conducted with the students under observation, important conclusions were drawn about the effectiveness of the method and its limitations. Despite the complexity of the problem and the slowness of its correction, the study confirmed the efficacy of the methods chosen. A thorough understanding of the issues and of possible approaches (to their resolution) can be of great help to teachers with their teaching and to students in the development of self-regulation.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaVital, CléliaRCIPLZupancic, Ajda2017-11-17T12:14:36Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7546TID:201706598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:27.715707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
title |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
spellingShingle |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) Zupancic, Ajda Afinação Aprendizagem do violoncelo Estratégias de ensino Competências auditivas Intonation Cello learning Teaching strategies Aural skills |
title_short |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
title_full |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
title_fullStr |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
title_sort |
Relatório de estágio: desenvolvimento da afinação no violoncelo: uma proposta de metodologia (estratégias e recursos) |
author |
Zupancic, Ajda |
author_facet |
Zupancic, Ajda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vital, Clélia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zupancic, Ajda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afinação Aprendizagem do violoncelo Estratégias de ensino Competências auditivas Intonation Cello learning Teaching strategies Aural skills |
topic |
Afinação Aprendizagem do violoncelo Estratégias de ensino Competências auditivas Intonation Cello learning Teaching strategies Aural skills |
description |
Mestrado em Ensino da Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2016-10-01T00:00:00Z 2017-11-17T12:14:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7546 TID:201706598 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7546 |
identifier_str_mv |
TID:201706598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133425039310848 |