O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7396 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real e na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório insere-se na área da educação matemática, salientado a importância da matemática no contexto escolar. Ao longo deste trabalho abordaremos mais especificamente a área da geometria, visto ser a área da matemática relacionada com o trabalho que foi mais desenvolvida nos estágios pedagógicos realizados. Pretendemos, também, ao longo deste relatório refletir sobre a importância e os benefícios do trabalho prático no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemática, nomeadamente, na importância da técnica de Origami no estudo do conceito de ângulo. Será feita também uma reflexão sobre o papel que o professor deve assumir no contexto escolar e o porquê de se proporcionar aos alunos atividades práticas de manipulação de material diversificado. Relativamente ao uso do Origami, durante a prática de ensino supervisionada, consideramos ter sido uma mais-valia, pois os alunos estavam mais motivados, interessados e entusiasmados, facilitando, assim, a aprendizagem de conteúdos lecionados. Alguns dos alunos demonstraram algumas dificuldades no que diz respeito às dobragens do papel, pois se estas não forem bem executadas, o resultado final não será o pretendido. A técnica do Origami, embora sendo conhecidas, de todos nós, as imensas vantagens do seu uso no ensino e na aprendizagem da Matemática, possui algumas limitações, podendo, no entanto, ser usada de forma a contribuir, favoravelmente, para a aprendizagem da geometria, em particular. |
id |
RCAP_381f92f8913f0e17344594bd95c8c075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básicoMatemáticaEnsino/aprendizagemGeometriaOrigamiÂngulosO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real e na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório insere-se na área da educação matemática, salientado a importância da matemática no contexto escolar. Ao longo deste trabalho abordaremos mais especificamente a área da geometria, visto ser a área da matemática relacionada com o trabalho que foi mais desenvolvida nos estágios pedagógicos realizados. Pretendemos, também, ao longo deste relatório refletir sobre a importância e os benefícios do trabalho prático no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemática, nomeadamente, na importância da técnica de Origami no estudo do conceito de ângulo. Será feita também uma reflexão sobre o papel que o professor deve assumir no contexto escolar e o porquê de se proporcionar aos alunos atividades práticas de manipulação de material diversificado. Relativamente ao uso do Origami, durante a prática de ensino supervisionada, consideramos ter sido uma mais-valia, pois os alunos estavam mais motivados, interessados e entusiasmados, facilitando, assim, a aprendizagem de conteúdos lecionados. Alguns dos alunos demonstraram algumas dificuldades no que diz respeito às dobragens do papel, pois se estas não forem bem executadas, o resultado final não será o pretendido. A técnica do Origami, embora sendo conhecidas, de todos nós, as imensas vantagens do seu uso no ensino e na aprendizagem da Matemática, possui algumas limitações, podendo, no entanto, ser usada de forma a contribuir, favoravelmente, para a aprendizagem da geometria, em particular.This Training Report, essential for obtaining a Master's degree in Preschool Education Teaching and Education of the 1st cycle of basic education, was based on the teaching practice carried out in Vila Real, in “Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real”, a Kindergarten and a Nursing home in the city of Vila Real and in the Basic School n. º 2 of Vila Real (located in Neighborhood of St. Vincent de Paul), in Vila Real. This final report is included in the area of mathematics education and we aim to show the importance of the mathematics in the school context. Throughout this paper we discuss more specifically the area of geometry, as it is the area of mathematics related to the work more carried out in teaching practice. The aim, throughout this report, is also to reflect on the importance and benefits of practical work in the context of teaching and learning mathematics, in particular presenting the importance of origami technique in the study of the angle concept. It will also be made a reflection on the role that the teacher should take in the school context and why it is important to provide students with practical activities of diverse materials handling. With respect to the use of origami, during supervised teaching practice, we think that it was an improvement, because the students were more motivated, interested and enthusiastic, facilitating the learning content taught. Some students revealed some difficulties with regard to folding of the paper, since if it is not very well implemented then the final result is not intended. The technique of origami, while being known all the vast advantages in teaching and learning of mathematics, has some limitations, may perhaps, however, be used to contribute favourably to learning geometry, in particular.2017-03-06T10:46:28Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7396pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Sofia Madalena Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:27.188707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
title |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico Pinto, Sofia Madalena Silva Matemática Ensino/aprendizagem Geometria Origami Ângulos |
title_short |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Pinto, Sofia Madalena Silva |
author_facet |
Pinto, Sofia Madalena Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Sofia Madalena Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino/aprendizagem Geometria Origami Ângulos |
topic |
Matemática Ensino/aprendizagem Geometria Origami Ângulos |
description |
O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real e na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório insere-se na área da educação matemática, salientado a importância da matemática no contexto escolar. Ao longo deste trabalho abordaremos mais especificamente a área da geometria, visto ser a área da matemática relacionada com o trabalho que foi mais desenvolvida nos estágios pedagógicos realizados. Pretendemos, também, ao longo deste relatório refletir sobre a importância e os benefícios do trabalho prático no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemática, nomeadamente, na importância da técnica de Origami no estudo do conceito de ângulo. Será feita também uma reflexão sobre o papel que o professor deve assumir no contexto escolar e o porquê de se proporcionar aos alunos atividades práticas de manipulação de material diversificado. Relativamente ao uso do Origami, durante a prática de ensino supervisionada, consideramos ter sido uma mais-valia, pois os alunos estavam mais motivados, interessados e entusiasmados, facilitando, assim, a aprendizagem de conteúdos lecionados. Alguns dos alunos demonstraram algumas dificuldades no que diz respeito às dobragens do papel, pois se estas não forem bem executadas, o resultado final não será o pretendido. A técnica do Origami, embora sendo conhecidas, de todos nós, as imensas vantagens do seu uso no ensino e na aprendizagem da Matemática, possui algumas limitações, podendo, no entanto, ser usada de forma a contribuir, favoravelmente, para a aprendizagem da geometria, em particular. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-03-06T10:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7396 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137088405241857 |