O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sofia Madalena Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7396
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real e na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório insere-se na área da educação matemática, salientado a importância da matemática no contexto escolar. Ao longo deste trabalho abordaremos mais especificamente a área da geometria, visto ser a área da matemática relacionada com o trabalho que foi mais desenvolvida nos estágios pedagógicos realizados. Pretendemos, também, ao longo deste relatório refletir sobre a importância e os benefícios do trabalho prático no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemática, nomeadamente, na importância da técnica de Origami no estudo do conceito de ângulo. Será feita também uma reflexão sobre o papel que o professor deve assumir no contexto escolar e o porquê de se proporcionar aos alunos atividades práticas de manipulação de material diversificado. Relativamente ao uso do Origami, durante a prática de ensino supervisionada, consideramos ter sido uma mais-valia, pois os alunos estavam mais motivados, interessados e entusiasmados, facilitando, assim, a aprendizagem de conteúdos lecionados. Alguns dos alunos demonstraram algumas dificuldades no que diz respeito às dobragens do papel, pois se estas não forem bem executadas, o resultado final não será o pretendido. A técnica do Origami, embora sendo conhecidas, de todos nós, as imensas vantagens do seu uso no ensino e na aprendizagem da Matemática, possui algumas limitações, podendo, no entanto, ser usada de forma a contribuir, favoravelmente, para a aprendizagem da geometria, em particular.
id RCAP_381f92f8913f0e17344594bd95c8c075
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básicoMatemáticaEnsino/aprendizagemGeometriaOrigamiÂngulosO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real e na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório insere-se na área da educação matemática, salientado a importância da matemática no contexto escolar. Ao longo deste trabalho abordaremos mais especificamente a área da geometria, visto ser a área da matemática relacionada com o trabalho que foi mais desenvolvida nos estágios pedagógicos realizados. Pretendemos, também, ao longo deste relatório refletir sobre a importância e os benefícios do trabalho prático no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemática, nomeadamente, na importância da técnica de Origami no estudo do conceito de ângulo. Será feita também uma reflexão sobre o papel que o professor deve assumir no contexto escolar e o porquê de se proporcionar aos alunos atividades práticas de manipulação de material diversificado. Relativamente ao uso do Origami, durante a prática de ensino supervisionada, consideramos ter sido uma mais-valia, pois os alunos estavam mais motivados, interessados e entusiasmados, facilitando, assim, a aprendizagem de conteúdos lecionados. Alguns dos alunos demonstraram algumas dificuldades no que diz respeito às dobragens do papel, pois se estas não forem bem executadas, o resultado final não será o pretendido. A técnica do Origami, embora sendo conhecidas, de todos nós, as imensas vantagens do seu uso no ensino e na aprendizagem da Matemática, possui algumas limitações, podendo, no entanto, ser usada de forma a contribuir, favoravelmente, para a aprendizagem da geometria, em particular.This Training Report, essential for obtaining a Master's degree in Preschool Education Teaching and Education of the 1st cycle of basic education, was based on the teaching practice carried out in Vila Real, in “Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real”, a Kindergarten and a Nursing home in the city of Vila Real and in the Basic School n. º 2 of Vila Real (located in Neighborhood of St. Vincent de Paul), in Vila Real. This final report is included in the area of mathematics education and we aim to show the importance of the mathematics in the school context. Throughout this paper we discuss more specifically the area of geometry, as it is the area of mathematics related to the work more carried out in teaching practice. The aim, throughout this report, is also to reflect on the importance and benefits of practical work in the context of teaching and learning mathematics, in particular presenting the importance of origami technique in the study of the angle concept. It will also be made a reflection on the role that the teacher should take in the school context and why it is important to provide students with practical activities of diverse materials handling. With respect to the use of origami, during supervised teaching practice, we think that it was an improvement, because the students were more motivated, interested and enthusiastic, facilitating the learning content taught. Some students revealed some difficulties with regard to folding of the paper, since if it is not very well implemented then the final result is not intended. The technique of origami, while being known all the vast advantages in teaching and learning of mathematics, has some limitations, may perhaps, however, be used to contribute favourably to learning geometry, in particular.2017-03-06T10:46:28Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7396pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Sofia Madalena Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:27.188707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
title O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
Pinto, Sofia Madalena Silva
Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Origami
Ângulos
title_short O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
title_full O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
title_sort O conceito de ângulo e a técnica do Origami: propostas de tarefas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico
author Pinto, Sofia Madalena Silva
author_facet Pinto, Sofia Madalena Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sofia Madalena Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Origami
Ângulos
topic Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Origami
Ângulos
description O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real e na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório insere-se na área da educação matemática, salientado a importância da matemática no contexto escolar. Ao longo deste trabalho abordaremos mais especificamente a área da geometria, visto ser a área da matemática relacionada com o trabalho que foi mais desenvolvida nos estágios pedagógicos realizados. Pretendemos, também, ao longo deste relatório refletir sobre a importância e os benefícios do trabalho prático no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemática, nomeadamente, na importância da técnica de Origami no estudo do conceito de ângulo. Será feita também uma reflexão sobre o papel que o professor deve assumir no contexto escolar e o porquê de se proporcionar aos alunos atividades práticas de manipulação de material diversificado. Relativamente ao uso do Origami, durante a prática de ensino supervisionada, consideramos ter sido uma mais-valia, pois os alunos estavam mais motivados, interessados e entusiasmados, facilitando, assim, a aprendizagem de conteúdos lecionados. Alguns dos alunos demonstraram algumas dificuldades no que diz respeito às dobragens do papel, pois se estas não forem bem executadas, o resultado final não será o pretendido. A técnica do Origami, embora sendo conhecidas, de todos nós, as imensas vantagens do seu uso no ensino e na aprendizagem da Matemática, possui algumas limitações, podendo, no entanto, ser usada de forma a contribuir, favoravelmente, para a aprendizagem da geometria, em particular.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-03-06T10:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7396
url http://hdl.handle.net/10348/7396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137088405241857