A emulação do canto no estudo do trombone para trabalhar a articulação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/91317 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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A emulação do canto no estudo do trombone para trabalhar a articulação musicalThe emulation of singing in the study of trombone to improve musical articulationArticulação musicalCantoEnsino da músicaTromboneMusic teachingMusical articulationSingingTromboneCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho. O estágio foi exercido no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, no ano letivo 2021/2022 e incidiu nos grupos de recrutamento M19 (Trombone) e M32 (Música de Conjunto). Ao longo da fase de observação pedagógica, constatei que as diversas dificuldades que os alunos têm a nível da articulação musical são as mesmas que me deparei ao longo do meu percurso enquanto aluna e na minha experiência enquanto docente. De modo a solucionar essa dificuldade, decidi explorar esta temática apresentando diferentes formas de trabalhar a articulação musical e por consequência outros parâmetros. Neste projeto participaram alunos de todos os ciclos, em que o instrumento de recolha foi o repertório implementado pelo professor cooperante estipulou para o programa e para os respetivos concursos que os alunos participaram. Tinha como objetivo perceber se o canto podia ser aplicado a todos os ciclos e pelos alunos na rotina de estudo, assim como se ajudava na resolução de problemas como a articulação musical (mais precisamente no legato e na expressão). Para trabalhar a articulação musical, o canto foi introduzido diversas formas, como a adaptação de uma letra para aperfeiçoar a expressividade e a utilização de diferentes sílabas para trabalhar a articulação. Estas ferramentas foram aplicadas em específico em duas aulas para cada aluno e em algumas aulas esporádicas. Além disso, os instrumentos de recolha de dados utilizados consistiu em questionários a alunos e professores a nível nacional. Através da fase de observação, da implementação do projeto e dos dados obtidos foi possível observar que o canto utilizado de diversas formas correspondentes às necessidades dos alunos constitui uma excelente ferramenta de apoio ao estudo ao longo do percurso enquanto aluno ou profissional.This report was carried out whitin the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching of the University of Minho. The internship was held at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Braga, in the school year 2021/2022 and focused on recruitment groups M19 (Trombone) and M32 (Ensemble Music). Throughout the pedagogical observation phase, I noticed that the challenges that students face in terms of musical articulation, are the same ones I came across throughout my life as a student and as a teacher. In order to solve these challenges, I decided to explore this theme by presenting different ways of working musical articulation and subsequently other parameters. Students of all study cycles participated in this project. The main data collection tool was the repertoire chosen by the cooperating teacher for the program and for the competitions in which the students participated. The project aimed to understand if singing could be applied by students of all levels in their study routine, and if it helped solving challenges related to musical articulation (more precisely musicality and legato). To help with musical articulation, singing was introduced in several forms, such as adaptating lyrics to improve expressiveness and using different syllables to work on articulation. These tools were applied in two specific lessons for each student, as well as in some sporadic lessons. The other the data collection tools used were questionnaires, which were answered by students and teachers at national level. Through the observation phase, the implementation of the project and the data obtained it was possible to observe that singing, used in various ways corresponding to the students' needs, is an excellent study support tool to be used along one’s path, whether as a student or as a professional.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSilva, Ana Sofia Ferreira da2023-01-312023-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/91317por203586220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:59:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/91317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:59:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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