Ansiedade na performance musical de música de câmara: o efeito do biofeedback como medida interventiva em quarteto de trombones
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24430 |
Resumo: | A ansiedade na performance musical (APM) é descrita como uma apreensão persistente que compromete as competências performativas, tanto em performances a solo como em grupo. Para além dos sintomas fisiológicos, como aumento do batimento cardíaco, hiperventilação, transpiração ou náusea, está associada a sintomas de natureza cognitiva comportamental de impacto negativo na performance. Este trabalho pretende estudar a eficácia do treino de biofeedback em contexto de performance de música de câmara. Com um desenho do tipo quasi–experimental, foram selecionados 2 quartetos de trombonistas, sendo o quarteto (1) o grupo experimental e o quarteto (2) o grupo de controlo. Ambos realizaram apresentações públicas, antes e depois da intervenção. O grupo (1) foi submetido a um programa de 8 sessões bissemanais de treino de biofeedback, no intuito de verificar se contribuía para diminuir os efeitos da APM. Na avaliação da eficácia da intervenção foram aplicados pré e pós intervenção os questionários State Trait Anxiety Inventory (STAI), Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) e Kessler Psychological Distress Scale (K10). Os resultados sugerem que este tipo de intervenção se revela favorável no que diz respeito à diminuição dos níveis de APM em contexto de música de câmara. São referidas algumas implicações deste estudo para a redução da ansiedade de performance quer em contextos de formação e ensino da música quer em contextos de prática profissional. |
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Ansiedade na performance musical de música de câmara: o efeito do biofeedback como medida interventiva em quarteto de trombonesAnsiedade na performance musicalMúsica de câmaraBiofeedbackTromboneA ansiedade na performance musical (APM) é descrita como uma apreensão persistente que compromete as competências performativas, tanto em performances a solo como em grupo. Para além dos sintomas fisiológicos, como aumento do batimento cardíaco, hiperventilação, transpiração ou náusea, está associada a sintomas de natureza cognitiva comportamental de impacto negativo na performance. Este trabalho pretende estudar a eficácia do treino de biofeedback em contexto de performance de música de câmara. Com um desenho do tipo quasi–experimental, foram selecionados 2 quartetos de trombonistas, sendo o quarteto (1) o grupo experimental e o quarteto (2) o grupo de controlo. Ambos realizaram apresentações públicas, antes e depois da intervenção. O grupo (1) foi submetido a um programa de 8 sessões bissemanais de treino de biofeedback, no intuito de verificar se contribuía para diminuir os efeitos da APM. Na avaliação da eficácia da intervenção foram aplicados pré e pós intervenção os questionários State Trait Anxiety Inventory (STAI), Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) e Kessler Psychological Distress Scale (K10). Os resultados sugerem que este tipo de intervenção se revela favorável no que diz respeito à diminuição dos níveis de APM em contexto de música de câmara. São referidas algumas implicações deste estudo para a redução da ansiedade de performance quer em contextos de formação e ensino da música quer em contextos de prática profissional.Music Performance Anxiety (MPA) is described as a persistent apprehension that compromises performative skills, both in solo and group performances. In addition to physiological symptoms, such as increased heart rate, hyperventilation, sweating or nausea, it is associated with psychological and cognitive symptoms of negative impact on performance. The present work intends to study the effectiveness of biofeedback training in the context of chamber music performance, following a quasi-experimental design, 2 quartets of trombonists were selected, quartet (1) being the experimental group, and quartet (2) the control group. Both made public presentations, before and after the intervention. Group (1) underwent a program of 8 biweekly sessions of biofeedback training, in order to verify if it contributed to diminish the effects of MPA. The questionnaires State Trait Anxiety Inventory (STAI), Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) and Kessler Psychological Distress Scale were used to evaluate the intervention’s efficacy. The results suggest that this type of intervention is favorable with regard to the decrease of APM levels in the context of chamber music. Some implications of this study are mentioned for the reduction of performance anxiety in contexts of training and teaching of music and in contexts of professional practice.2018-10-23T09:59:16Z2018-06-06T00:00:00Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24430TID:202241084porBarros, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:17:33Zoai:ria.ua.pt:10773/24430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:17:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A ansiedade na performance musical (APM) é descrita como uma apreensão persistente que compromete as competências performativas, tanto em performances a solo como em grupo. Para além dos sintomas fisiológicos, como aumento do batimento cardíaco, hiperventilação, transpiração ou náusea, está associada a sintomas de natureza cognitiva comportamental de impacto negativo na performance. Este trabalho pretende estudar a eficácia do treino de biofeedback em contexto de performance de música de câmara. Com um desenho do tipo quasi–experimental, foram selecionados 2 quartetos de trombonistas, sendo o quarteto (1) o grupo experimental e o quarteto (2) o grupo de controlo. Ambos realizaram apresentações públicas, antes e depois da intervenção. O grupo (1) foi submetido a um programa de 8 sessões bissemanais de treino de biofeedback, no intuito de verificar se contribuía para diminuir os efeitos da APM. Na avaliação da eficácia da intervenção foram aplicados pré e pós intervenção os questionários State Trait Anxiety Inventory (STAI), Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) e Kessler Psychological Distress Scale (K10). Os resultados sugerem que este tipo de intervenção se revela favorável no que diz respeito à diminuição dos níveis de APM em contexto de música de câmara. São referidas algumas implicações deste estudo para a redução da ansiedade de performance quer em contextos de formação e ensino da música quer em contextos de prática profissional. |
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