Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21212
Resumo: Dissertação de mestrado
id RCAP_38294b7403a83d94b9f995fcdff7cc78
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogo educativo com aplicação de realidade aumentadaJogo educativoDesenvolvimento cognitivoEducaçãoRealidade aumentadaEducational gameCognitive developmentEducationAugmented realityDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestradoAs transformações tecnológicas na sociedade tiveram um grande impacto no desenvolvimento das crianças do século XXI na medida em que possibilitaram novas formas de brincar e aprender. O uso consciente da tecnologia na infância, apresenta benefícios significativos a nível da estimulação das capacidades cognitivas, no entanto, o seu uso excessivo pode comprometer o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, com consequências negativas a nível da cognição. A influência da tecnologia na vida das crianças é inegável, mas a possibilidade de alienação digital é um problema porque afasta as crianças do mundo real e porque as impede de realizar aprendizagens fundamentais. A Realidade Aumentada pode constituir-se como uma solução para este problema, na medida em que permite um contacto com ambas as realidades, real e digital. É neste contexto que este projeto se desenvolve, pois, nele se apresenta uma proposta lúdica e educativa, que complementa a experiência do jogo físico tradicional educativo com uma camada tecnológica que possibilita expandir o jogo, tornando-o mais dinâmico e mais capaz de potenciar, nas crianças, o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Esta proposta dirige-se para crianças entre os quatro e os seis anos de idade, e tem como objetivo a criação de um jogo educativo tradicional complementado com realidade aumentada capaz de contribuir para o desenvolvimento infantil. A realidade aumentada surge no sentido de revolucionar a aprendizagem da criança, de modo a acompanhar os tempos modernos. Pretende-se, com este projeto, desenvolver de um jogo físico educativo e uma aplicação de realidade aumentada, no qual a criança joga individualmente com a ajuda e supervisão dos pais. Neste jogo, é estabelecida uma relação entre as letras, as cores e os frutos que contribui para o desenvolvimento do público-alvo.Technological transformations in society have had a major impact on the development of children from the 21st century, as they have enabled new ways of playing and learning. The conscious use of technology in childhood has significant benefits when it comes to stimulating cognitive skills, however, its excessive use can compromise the development of social and emotional skills, with negative consequences at the cognitive level. The influence of technology in children’s lives is undeniable, but the possibility of digital alienation is a problem because it distances children from the real world and prevents them from performing fundamental learning. Augmented Reality can be a solution to this problem, as it allows contact with both real and digital realities. It is in this context that this project is developed, since it presents a playful and educational proposal, which complements the experience of the traditional physical educational game with a technological layer that makes it possible to expand the game, making it more dynamic and more capable of enhancing, in children, the development of their cognitive, motor, social and emotional skills. This proposal is aimed at children between the ages of four and six and has as its objective the creation of a traditional educational game complemented with augmented reality capable of contributing to child development. Augment reality arises in the sense of revolutionizing children’s learning, in order to keep up with modern times. This project aims to develop a physical game and an application of augmented reality, in which the child plays individually with the help and supervision of its parents. In this game, a relationship is established between letters, colors and fruits, which contributes to the development of the targeted audience.Silva, FirminoLeite, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarinho, Catarina Ferreira2022-12-19T10:28:37Z2022-11-292022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21212TID:203126173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:17.293913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
title Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
spellingShingle Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
Marinho, Catarina Ferreira
Jogo educativo
Desenvolvimento cognitivo
Educação
Realidade aumentada
Educational game
Cognitive development
Education
Augmented reality
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
title_full Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
title_fullStr Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
title_full_unstemmed Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
title_sort Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
author Marinho, Catarina Ferreira
author_facet Marinho, Catarina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Firmino
Leite, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Catarina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo educativo
Desenvolvimento cognitivo
Educação
Realidade aumentada
Educational game
Cognitive development
Education
Augmented reality
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Jogo educativo
Desenvolvimento cognitivo
Educação
Realidade aumentada
Educational game
Cognitive development
Education
Augmented reality
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T10:28:37Z
2022-11-29
2022-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21212
TID:203126173
url http://hdl.handle.net/10400.22/21212
identifier_str_mv TID:203126173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131501162397696