Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21212 |
Resumo: | Dissertação de mestrado |
id |
RCAP_38294b7403a83d94b9f995fcdff7cc78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentadaJogo educativoDesenvolvimento cognitivoEducaçãoRealidade aumentadaEducational gameCognitive developmentEducationAugmented realityDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestradoAs transformações tecnológicas na sociedade tiveram um grande impacto no desenvolvimento das crianças do século XXI na medida em que possibilitaram novas formas de brincar e aprender. O uso consciente da tecnologia na infância, apresenta benefícios significativos a nível da estimulação das capacidades cognitivas, no entanto, o seu uso excessivo pode comprometer o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, com consequências negativas a nível da cognição. A influência da tecnologia na vida das crianças é inegável, mas a possibilidade de alienação digital é um problema porque afasta as crianças do mundo real e porque as impede de realizar aprendizagens fundamentais. A Realidade Aumentada pode constituir-se como uma solução para este problema, na medida em que permite um contacto com ambas as realidades, real e digital. É neste contexto que este projeto se desenvolve, pois, nele se apresenta uma proposta lúdica e educativa, que complementa a experiência do jogo físico tradicional educativo com uma camada tecnológica que possibilita expandir o jogo, tornando-o mais dinâmico e mais capaz de potenciar, nas crianças, o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Esta proposta dirige-se para crianças entre os quatro e os seis anos de idade, e tem como objetivo a criação de um jogo educativo tradicional complementado com realidade aumentada capaz de contribuir para o desenvolvimento infantil. A realidade aumentada surge no sentido de revolucionar a aprendizagem da criança, de modo a acompanhar os tempos modernos. Pretende-se, com este projeto, desenvolver de um jogo físico educativo e uma aplicação de realidade aumentada, no qual a criança joga individualmente com a ajuda e supervisão dos pais. Neste jogo, é estabelecida uma relação entre as letras, as cores e os frutos que contribui para o desenvolvimento do público-alvo.Technological transformations in society have had a major impact on the development of children from the 21st century, as they have enabled new ways of playing and learning. The conscious use of technology in childhood has significant benefits when it comes to stimulating cognitive skills, however, its excessive use can compromise the development of social and emotional skills, with negative consequences at the cognitive level. The influence of technology in children’s lives is undeniable, but the possibility of digital alienation is a problem because it distances children from the real world and prevents them from performing fundamental learning. Augmented Reality can be a solution to this problem, as it allows contact with both real and digital realities. It is in this context that this project is developed, since it presents a playful and educational proposal, which complements the experience of the traditional physical educational game with a technological layer that makes it possible to expand the game, making it more dynamic and more capable of enhancing, in children, the development of their cognitive, motor, social and emotional skills. This proposal is aimed at children between the ages of four and six and has as its objective the creation of a traditional educational game complemented with augmented reality capable of contributing to child development. Augment reality arises in the sense of revolutionizing children’s learning, in order to keep up with modern times. This project aims to develop a physical game and an application of augmented reality, in which the child plays individually with the help and supervision of its parents. In this game, a relationship is established between letters, colors and fruits, which contributes to the development of the targeted audience.Silva, FirminoLeite, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarinho, Catarina Ferreira2022-12-19T10:28:37Z2022-11-292022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21212TID:203126173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:17.293913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
title |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
spellingShingle |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada Marinho, Catarina Ferreira Jogo educativo Desenvolvimento cognitivo Educação Realidade aumentada Educational game Cognitive development Education Augmented reality Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
title_full |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
title_fullStr |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
title_sort |
Jogo educativo com aplicação de realidade aumentada |
author |
Marinho, Catarina Ferreira |
author_facet |
Marinho, Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Firmino Leite, Luís Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo educativo Desenvolvimento cognitivo Educação Realidade aumentada Educational game Cognitive development Education Augmented reality Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Jogo educativo Desenvolvimento cognitivo Educação Realidade aumentada Educational game Cognitive development Education Augmented reality Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Dissertação de mestrado |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19T10:28:37Z 2022-11-29 2022-11-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21212 TID:203126173 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21212 |
identifier_str_mv |
TID:203126173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131501162397696 |