Caracterização numérico-experimental de engrenagens cilíndricas de dentes retos – análise do efeito das condições de funcionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79060
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
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spelling Caracterização numérico-experimental de engrenagens cilíndricas de dentes retos – análise do efeito das condições de funcionamentoNumerical-experimental characterization of spur cylindrical gears - analysis of the effect of operating conditionsÂnguloCicloDesalinhamentoMétodo dos elementos finitosAngleCycleFinite element methodMisalignmentEngenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaNesta dissertação é possível encontrar um estudo acerca da influência do desalinhamento no funcionamento de um par de rodas dentadas, mais precisamente, um estudo completo acerca do comportamento da tensão quando aplicado uma condição não ideal de funcionamento. Este estudo encontra-se dividido em cinco capítulos principais que depois se subdividem. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica em dois sentidos. Em primeiro lugar de forma a apresentar uns conceitos gerais acerca das engrenagens, falando das suas características, nomenclatura e passando pelos seus materiais e suas falhas. Em segundo lugar uma revisão de artigos que estudaram a influência de determinadas condições no funcionamento de engrenagens como por exemplo: a influência do material pelo qual é composta, a folga e o desalinhamento entre eixos. Após isto é apresentado o estudo em si. No capitulo três é possível encontrar a modelação numérica do modelo. É neste capitulo que se define as condições que o modelo está sujeito. São também apresentadas algumas características principais do mesmo. O capitulo quatro corresponde aos resultados obtidos. É apresentado o estudo detalhado acerca do comportamento da tensão. Fala-se do efeito da tensão quer no modelo completo quer em ambas as partes isoladas. Apresenta-se também um estudo do comportamento na superfície do modelo assim como na profundidade e altura do dente. No final desta parte é possível observar os ciclos de engrenamento de cada um dos casos e ver a influência do desalinhamento nos mesmos. Por último são tecidas as conclusões finais acerca desta dissertação mostrando tudo o que foi possível obter através deste estudo. Através deste estudo foi possível concluir que a aplicação de um desalinhamento provoca alteração no comportamento da tensão a que o modelo está sujeito. Este trabalho permite explicar de que forma então é que essa alteração ocorre e se a têndencia é sempre mesma. Este trabalho permitiu responder a algumas questões abrindo também perspetivas de trabalhos futuros através do modelo desenvolvido durante esta dissertação.In this dissertation is possible to find a study about the influence of misalignment in spur gears operation, more precisely, a complete study about stress behavior when a non ideal operating condition is applied. This study is divided into five main chapters that are then subdivided. First, a two-way bibliographic review was carried out. Firstly, in order to present some general concepts about gears, talking about their characteristics, nomenclature and going through their materials and their flaws. Secondly, a review of articles that studied the influence of certain conditions on the functioning of gears, such as: the influence of the material of which it is composed, the clearance and the misalignment between axles. After this, the study itself is presented. In chapter 3 it is possible to find the numerical modeling of the model. It is in this chapter that the conditions that the model is subject to are defined. Some main features are also presented. Chapter four corresponds to the results obtained. The detailed study about the behavior of the tension is presented. There is talk of the effect of tension both in the complete model and in both isolated parts. A study of the behavior on the model surface as well as on the depth and height of the tooth is also presented. At the end of this part, it is possible to observe the engagement cycles of each case and see the influence of misalignment on them. Finally, the final conclusions about this dissertation are made, showing everything that was possible to obtain through this study. Through this study, it was possible to conclude that the application of a misalignment causes changes in the stress behavior to which the model is subject. This work allows us to explain how this change occurs and if the trend is always the same. This work allowed us to answer some questions, also opening perspectives for future work through the model developed during this dissertation.Dourado, N.Universidade do MinhoPereira, Nuno Miguel dos Santos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79060por202948692info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:49.635728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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