Plataformas digitais de Autopublicação e o empreendedorismo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tayana dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11973
Resumo: Assim como a grande maioria das transformações que ocorreram na sociedade nas últimas décadas, a globalização e as inovações tecnológicas também impulsionaram a digitalização do livro e a expansão do empreendedorismo digital. Esse processo de inovação tecnológica afetou o mercado do livro com um impacto direto no comportamento dos escritores que se autopublicam uma vez que permitiu a emergência das plataformas de autopublicação digital. Ao longo dos últimos dez anos, o mercado editorial brasileiro vem enfrentando uma crise sem precedentes enquanto, no mesmo cenário econômico, a autopublicação digital vem crescendo e ganhando força. No entanto, a autopublicação ainda é marginalizada e escritores autopublicados são, por vezes, julgados como “menos profissionais” que os escritores publicados por uma editoria, o que torna saliente os estudos sobre como o empreendedorismo digital, através das plataformas de autopublicação, viabiliza a profissionalização dos mesmos. Os objetivos do presente trabalho visam compreender o escritor autopublicado digitalmente no Brasil como empreendedor digital, identificar a motivação desses escritores e estabelecer um maior entendimento dos resultados alcançados através dos e-books, nas plataformas digitais, em termos de lucro e satisfação. Os métodos utilizados para alcançar tais objetivos de investigação tiveram um propósito descritivo, com forma de investigação indutiva e de natureza social subjetiva constituída de uma análise de dados quantitativa, mediante o recurso a questionário e qualitativa, através do uso a entrevista. Os principais resultados revelam que o conjunto de características, habilidades e competências empreendedoras dos escritores brasileiros é diretamente proporcional à satisfação dos mesmos com o seu lucro. Em contrapartida, a satisfação dos escritores é inversamente proporcional ao perfil empreendedor. Outra evidência da pesquisa é a motivação contextual dos escritores para se autopublicar, identificou-se que os escritores se enquadram no tipo de empreendedorismo por oportunidade. As principais implicações, tanto teóricas quando práticas mostram a busca dos escritores pela consolidação em um mercado alternativo em decorrência da baixa receptividade que eles encontram em casas editoriais; o paradoxo do escritor exausto, porém satisfeito; a necessidade de os escritores estudarem sobre empreendedorismo e a urgência de assessorias e agências que ofereçam todo o suporte para escritores que querem viver exclusivamente da autopublicação. Para além de serem raros os estudos sobre a profissionalização do escritor autopublicado no contexto brasileiro, este estudo se caracteriza como o único que utiliza o empreendedorismo digital como ferramenta de viabilização da profissão do escritor.
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No entanto, a autopublicação ainda é marginalizada e escritores autopublicados são, por vezes, julgados como “menos profissionais” que os escritores publicados por uma editoria, o que torna saliente os estudos sobre como o empreendedorismo digital, através das plataformas de autopublicação, viabiliza a profissionalização dos mesmos. Os objetivos do presente trabalho visam compreender o escritor autopublicado digitalmente no Brasil como empreendedor digital, identificar a motivação desses escritores e estabelecer um maior entendimento dos resultados alcançados através dos e-books, nas plataformas digitais, em termos de lucro e satisfação. Os métodos utilizados para alcançar tais objetivos de investigação tiveram um propósito descritivo, com forma de investigação indutiva e de natureza social subjetiva constituída de uma análise de dados quantitativa, mediante o recurso a questionário e qualitativa, através do uso a entrevista. Os principais resultados revelam que o conjunto de características, habilidades e competências empreendedoras dos escritores brasileiros é diretamente proporcional à satisfação dos mesmos com o seu lucro. Em contrapartida, a satisfação dos escritores é inversamente proporcional ao perfil empreendedor. Outra evidência da pesquisa é a motivação contextual dos escritores para se autopublicar, identificou-se que os escritores se enquadram no tipo de empreendedorismo por oportunidade. As principais implicações, tanto teóricas quando práticas mostram a busca dos escritores pela consolidação em um mercado alternativo em decorrência da baixa receptividade que eles encontram em casas editoriais; o paradoxo do escritor exausto, porém satisfeito; a necessidade de os escritores estudarem sobre empreendedorismo e a urgência de assessorias e agências que ofereçam todo o suporte para escritores que querem viver exclusivamente da autopublicação. Para além de serem raros os estudos sobre a profissionalização do escritor autopublicado no contexto brasileiro, este estudo se caracteriza como o único que utiliza o empreendedorismo digital como ferramenta de viabilização da profissão do escritor.Like most of the transformations that have taken place in society in recent decades, globalization and technological innovations have also driven the digitization of books and the expansion of digital entrepreneurship. This process of technological innovation affected the book market with an impact on the behavior of self-published writers as it allowed the emergence of digital self-publishing platforms. Over the past ten years, the Brazilian publishing market has faced an unprecedented crisis while digital selfpublishing has been growing and gaining strength. However, self-publishing is still marginalized, and self-published writers are sometimes judged as “less professional” than the writers published by a publishing house. This makes relevant studies on how digital entrepreneurship, through self-publishing platforms, allows their professionalization. This study aims to understand the digitally self-published writer in Brazil as a digital entrepreneur, identify the motivation of these writers and establish a greater understanding of the results achieved through their e-books, on digital platforms, in terms of profit and satisfaction. Therefore, the methods used to achieve these research objectives had a descriptive purpose, with a form of inductive investigation and a subjective social nature, consisting of a quantitative data analysis, through the use of a questionnaire and qualitative, through interviews. The main results reveal that Brazilian writers' characteristics, competences, and entrepreneurial skills are directly proportional to their satisfaction with their profit. On the other hand, writers' satisfaction is inversely proportional to their entrepreneurial profile. Another evidence of the research is the contextual motivation of writers to self-publish; it was identified that writers fit the type of entrepreneurship by opportunity. The main implications, both theoretical and practical, show the writers' search for consolidation in an alternative market due to the low reception they find in publishing houses; the paradox of the exhausted but satisfied writer; the need for writers to study about entrepreneurship and the urgency of consultancy and agencies that offer all the support for writers who want to live exclusively from self-publishing. In addition to being rare studies on the professionalization of the self-published writer in the Brazilian context, this study is characterized as the only one that uses digital entrepreneurship as a tool to make the writer's profession viable.Ferreira, João José de MatosuBibliorumOliveira, Tayana dos Santos2022-01-24T15:58:30Z2021-11-242021-10-072021-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11973TID:202890899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:40.760233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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