“Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Barbara Janiques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marôpo, Lidia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/111514
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
id RCAP_38425102b5f0b25a61156d255bd67b45
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/111514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”"I'm sorry you don't flag it when you advertise"Audience and commercial content on the Sofia Barbosa YouTube channelaudiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTubeSanto António da Charneca, Barreiro, PortugalCommercialismMicrocelebrityYoung peopleYouTubejovensmicrocelebridadeautenticidadecomercialismoCultural StudiesCommunicationArts and Humanities (miscellaneous)UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020Este artigo trata do contexto da microcelebrização digital vivenciado por crianças e adolescentes, nomeadamente, em sites de redes sociais como o YouTube. O objetivo do trabalho está em perceber como as jovens audiências do popular canal português Sofia Barbosa, no YouTube, constroem sentidos sobre os conteúdos comerciais e a autenticidade que a youtuber apresenta. A metodologia utilizada tem cariz qualitativo e contou com a netnografia para a análise de 1.961 comentários feitos pelos subscritores em 10 vídeos publicados entre janeiro e outubro de 2018. Como forma de melhor compreender o contexto em que estavam inseridos os comentários, analisamos também os aspetos visuais, verbais e comerciais dos vídeos. Os comentários demonstram uma perceção de proximidade e intimidade por parte dos seguidores em relação à Sofia e uma forte aceitação do conteúdo comercial promovido pela jovem. No entanto, percebe-se em vários momentos uma reflexividade crítica em relação às práticas mercadológicas da youtuber, nomeadamente no que diz respeito à falta de transparência nas relações comerciais, o que se apresenta como uma oportunidade para equilibrar uma visão romantizada que muitos subscritores têm das microcelebridades com uma compreensão mais racional sobre a indústria que os sustenta. The main theme of the article is the context of digital microcelebrity experienced by children and adolescents, particularly on social networking sites such as YouTube. The purpose of the study is to understand how young audiences of the popular Portuguese channel Sofia Barbosa on YouTube construct meaning about the commercial content and authenticity that the youtuber presents. The methodology used is qualitative bias and netnography is employed in analysing 1.961 comments made by subscribers on 10 videos posted between January and October 2018. As a means of better understanding the context of the comments we also analysed the visual, verbal and commercial aspects of the videos. The comments demonstrate a perception on the part of followers of closeness and intimacy in relation to Sofia and a strong acceptance of the commercial content promoted by the young woman. However, critical reflections about the marketing practices of the youtuber can at various times be perceived, namely on the lack of transparency in commercial relations; this presents itself as an opportunity to balance a romanticised view that many subscribers have of microcelebrities with a more rational understanding of the industry that sustains them.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNde Carvalho, Barbara JaniquesMarôpo, Lidia2021-02-08T23:20:16Z2020-06-012020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article15application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111514por1645-2089PURE: 26817950https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2394info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:17Zoai:run.unl.pt:10362/111514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:54.963980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
"I'm sorry you don't flag it when you advertise"Audience and commercial content on the Sofia Barbosa YouTube channel
audiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTube
title “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
spellingShingle “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
de Carvalho, Barbara Janiques
Santo António da Charneca, Barreiro, Portugal
Commercialism
Microcelebrity
Young people
YouTube
jovens
microcelebridade
autenticidade
comercialismo
Cultural Studies
Communication
Arts and Humanities (miscellaneous)
title_short “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
title_full “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
title_fullStr “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
title_full_unstemmed “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
title_sort “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”
author de Carvalho, Barbara Janiques
author_facet de Carvalho, Barbara Janiques
Marôpo, Lidia
author_role author
author2 Marôpo, Lidia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Barbara Janiques
Marôpo, Lidia
dc.subject.por.fl_str_mv Santo António da Charneca, Barreiro, Portugal
Commercialism
Microcelebrity
Young people
YouTube
jovens
microcelebridade
autenticidade
comercialismo
Cultural Studies
Communication
Arts and Humanities (miscellaneous)
topic Santo António da Charneca, Barreiro, Portugal
Commercialism
Microcelebrity
Young people
YouTube
jovens
microcelebridade
autenticidade
comercialismo
Cultural Studies
Communication
Arts and Humanities (miscellaneous)
description UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
2020-06-01T00:00:00Z
2021-02-08T23:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/111514
url http://hdl.handle.net/10362/111514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2089
PURE: 26817950
https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2394
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138031668559872