Concepções de língua e ensino de língua na escola : perspectivas dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13748 |
Resumo: | Dissertação de estrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português) |
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Concepções de língua e ensino de língua na escola : perspectivas dos professores806.90:372.88372.88:806.90Dissertação de estrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português)A presente dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português da Universidade do Minho. No âmbito deste estudo, o que pretendemos é perceber qual é, na perspectiva dos professores, o sentido das transformações curriculares operadas no processo de ensino e aprendizagem do Português/Língua Portuguesa, como é que elas ocorrem, por que é que elas ocorrem, por que é que ocorrem de determinado modo, com uma determinada configuração, ou seja, importa, por um lado, perceber os processos de reconfiguração dessas transformações e, por outro, estudar as formas de apropriação dessas mesmas transformações por parte dos actores do processo ensino e aprendizagem. Atendendo às rápidas transformações sociais num mundo em constante mudança, importa saber se o ensino da língua tem sido permeável a essa mudança, bem como conhecer o posicionamento dos professores face às transformações ocorridas no ensino do Português e as implicações dessas transformações na assumpção de um determinado paradigma de ensino de língua. Incidindo, então, sobre as questões que envolvem o ensino da língua, neste trabalho pretende-se, através da análise de entrevistas feitas a docentes do ensino básico e secundário, descrever e identificar as concepções de língua e ensino de língua nas nossas escolas. Para a consecução dos objectivos definidos, construímos procedimentos de análise que contemplam categorias cuja análise permitiu detectar as concepções de língua e ensino de língua e, assim, acedermos ao paradigma dominante no processo de ensino e aprendizagem do Português/Língua Portuguesa. As entrevistas aos professores seleccionados permitiram estabelecer padrões conceptuais, organizados em função das dimensões que reconfiguram o ensino da língua como disciplina curricular, de modo a compreendermos alguns dos traços que caracterizam as concepções dos docentes acerca de língua e ensino de língua nas escolas portuguesas. Assim, pelo resultado da análise das entrevistas efectuadas, pensamos que no processo de ensino e aprendizagem do Português impera uma mescla e/ou agregação de dois paradigmas: o paradigma utilitário e o paradigma sócio-interaccionista.This paper is part of the Master’s degree in Pedagogical Supervision in the Teaching of Portuguese at the University of Minho. In this study, we seek to understand what is, from the perspective of teachers, the sense of curriculum changes operated in the process of teaching and learning of Portuguese / Portuguese Language, how they occur, why they occur in a certain way, with a particular configuration, that is, it matters, first, to understand the process of reconfiguration of these transformations and, secondly, to study the forms of appropriation of those changes by the actors of the teaching and learning process. Given the rapid social changes in a changing world, it is important to verify whether the language teaching has been conducive to these changes, to know the teachers’ position on the changes in the teaching of Portuguese and the implications of these transformations on the assumption of a particular paradigm of language teaching. Focusing then on the issues surrounding the teaching of a language, this study seeks, through the analysis of interviews with teachers in primary and secondary schools, to describe and identify the concepts of language and language teaching in our schools. To achieve the set objectives, we have established some analysis procedures that take into account some specific categories. The analysis of these categories has made it possible for us to identify the conceptions of language and language teaching and so to establish the dominant paradigm in the teaching and learning of Portuguese / Portuguese Language. The interviews with selected teachers have helped to establish conceptual patterns, organized according to the dimensions that reconfigure the teaching of language as a curricular subject, in order to understand some of the traits that characterize the views of teachers on language and language teaching in Portuguese schools. Thus, based on the analysis results of the interviews, we strongly believe that in the process of teaching and learning of Portuguese we can identify a mixture and / or aggregation of two paradigms: the paradigm of utility and the social-interactionist paradigm.Castro, Rui Vieira deUniversidade do MinhoLima, José Carlos Maciel Pires de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:52.090839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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