O projeto "ano zero" numa escola secundária: estudo de caso sobre o ensino do português como língua segunda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/26739 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) |
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O projeto "ano zero" numa escola secundária: estudo de caso sobre o ensino do português como língua segunda806.90:372.88372.88:806.90Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)Fenómenos como a massificação e a globalização mudaram por completo a escola pública portuguesa. A diversidade linguística presente nas escolas é inegável e muitos já são os alunos que não têm o português como língua materna. Com este estudo, pretendemos compreender a forma com uma Escola, rica em diversidade linguística (que inclui alunos africanos e provenientes do Leste da Europa) e inserida no projeto Teip (Território Educativo de Intervenção Prioritária), respondeu a esta tipologia de alunos, através da liberdade curricular que possui. Estudaremos, por isso, o projeto “ano zero”, criado pela Escola e que vai além da disciplina de Português Língua Não Materna. Começaremos por tentar saber quais as respostas metodológicas que o Ministério da Educação dá aos alunos que não dominam o português. De seguida, tentaremos aferir as interpretações da Escola (sobre o discurso oficial e sobre si mesma) que conduziram à criação do projeto “ano zero”, se este apresenta resultados positivos e quais as conceções sobre o mesmo por parte dos vários intervenientes (órgão de gestão, professores e alunos). Da nossa análise, concluímos que: a. A Escola analisada reconhece os problemas que tem, e chegou à conclusão de que o tempo letivo previsto para a disciplina de Português Língua Não Materna era insuficiente para o ensino do português; b. Este estabelecimento de ensino teve uma maior liberdade para criar o projeto “ano zero”, algo que não é possível a outras Escolas que não fazem parte do programa Teip; c. O projeto funciona melhor com poucos professores e a sua formação seria um bom contributo para o mesmo; d. Um ano não é suficiente para criar utilizadores proficientes de português, mas os alunos possuem uma visão positiva do projeto e consideram que este contribuiu para a sua integração no currículo regular.Phenomenons such as globalization and massification completly changed public schools in Portugal. The linguistic diversity present in schools is undeniable, and many are the students who do not have portuguese as their native language. With this study, we aim to understand the way how one secondary School, filled with linguistic diversity (which includes students from Africa and eastern Europe) and insert in the project Teip (Educational Territory of Prioritized Intervention) has responded to this type of students throught the curricular freedom it has. Therefore, we will study the “year zero” project developed in that School. We’ll start by trying to know what are the answers that the Ministry of Education gives to the students who do not master portuguese, the proposed methodologies and if they are effective. We’ll anal the way the School interprets the official pedagogical discourse in the context of the creation and development the year zero project throw the voices of various stakeholders (management body, teachers and students). From our analysis, we concluded: a) Teip made possible the development of the “year zero” project, something which would not be possible in different conditions; b) The project seceded although the difficulties it had to face; c) The project works better with a small number of trained teachers; d) One year is not enough to assure students’ proficiency users of portuguese, but the students make a positive evaluation of the project and they believe it contributed to their integration in the regular curriculum.Castro, Rui Vieira deUniversidade do MinhoPereira, Maria Alexandra Ferreira Meneses2013-06-252013-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:16.154895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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