A intervenção dos pais no percurso escolar dos filhos : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9368 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
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A intervenção dos pais no percurso escolar dos filhos : estudo de casoRegulação da educaçãoRepresentações sociaisEnvolvimento dos paisTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A presente investigação tem como objectivo central descrever o modo como os pais proactivos intervêm na gestão do percurso escolar dos seus educandos. A perspectiva teórica de que partimos para a análise das instituições educativas foi a da regulação mercantil ou activa. Partindo do paradigma interpretativo, optou-se por uma investigação de tipo naturalista descritivo, utilizando-se a estratégia do estudo de caso instrumental. Para a recolha de dados recorremos à pesquisa arquivística ou documental e à entrevista. Os dados recolhidos permitiram-nos conhecer as representações dos pais da classe média sobre a educação, o ensino e a escola, as estratégias que desenvolvem para salvaguardar os interesses dos seus educandos e inferir as suas lógicas de acção. Pudemos concluir que estes pais atribuem uma grande importância à educação e ao ensino, vendo-os como um meio de garantir a integração social, a autonomia e a realização pessoal dos filhos. A família e a escola repartem grandes responsabilidades nesta matéria, embora exista a percepção da crescente importância de outros agentes de socialização. Uma tónica comum a estas famílias é o seu grande investimento em capital económico, social, cultural e emocional nessa gestão, procurando assim assegurar a raridade do currículo do seu educando e garantir no futuro o seu ingresso no ensino superior e a sua empregabilidade. Entre as múltiplas estratégias que estes pais desenvolvem identificámos, entre outras, a escolha da escola, dos colegas ou da turma, a persuasão exercida sobre o educando relativamente à escolha de curso que dê maiores possibilidades de saídas académicas no ensino superior. Inferimos que os pais proactivos seguem uma lógica de acção vincadamente de mercado, conjugada, muitas das vezes com uma lógica virada para os direitos da criança.Cette recherche a pour principal objectif de décrire comment les parents sont impliqués dans la gestion proactive de la scolarité de leurs enfants. La perspective dans laquelle nous avons commencé à analyser les établissements d'enseignement a été celle de la régulation du marché ou active. Dans le paradigme interprétatif, nous avons choisi un type naturaliste descriptif de la recherche, en utilisant la stratégie de l'étude de cas instrumentale. La collecte des données s'est fondée sur la recherche documentaire ou d'archives et d'interviews. Les données recueillies nous ont permis de connaître les représentations des parents de la classe moyenne sur l'éducation, l'enseignement et l'école, l'élaboration de stratégies pour sauvegarder les intérêts de leurs enfants et d'en déduire leurs logiques d'action. Nous avons conclu que ces parents attachent une grande importance à l'éducation et l'enseignement, y voyant un moyen d'assurer l'intégration sociale, l'autonomie et la réussite personnelle des enfants. Famille et école ont beaucoup de responsabilités dans ce domaine, bien qu'il y ait de plus en plus conscience de l'importance des autres agents de socialisation. Un trait commun de ces familles est leur investissement majeur dans les domaines économique, social, culturel et émotionnel au cours de sa mission, cherchant ainsi à assurer la rareté des programmes d'études de leurs enfants et assurer sa future entrée dans l'enseignement supérieur et l'employabilité. Parmi les nombreuses stratégies que ces parents développe, nous avons identifié, entre autres, le choix de l'école, des collègues ou de la classe, la persuasion exercée sur les étudiants en ce qui concerne le choix des cours qui lui donne une plus grande chance de sorties scolaires dans l'enseignement supérieur. Nous avons inféré que les parents suivent une logique proactive de l'action ostensiblement de marché, souvent, combinée avec une logique pour les droits des enfants.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaGaboleiro, Luísa Emília Casaca, 1963-2013-10-16T11:31:21Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:36.256453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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