O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rolanda Bárbara Pinto, 1980-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8166
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_56085f8ce24b6e133b349e8da93162e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básicoEnvolvimento dos paisRelação escola-famíliaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A relação escola-família e o envolvimento dos pais na vida escolar dos seus filhos são a base de estruturação e construção desta dissertação. O principal objetivo desta investigação consistiu em estudar a relação existente entre a profissão dos pais e o envolvimento que estes têm com a escola. Pretendeu-se, especificamente, perceber como é a relação estabelecida com a escola quando os pais são professores de profissão, comparativamente a pais não professores, ou seja, saber como a profissão se reflete no envolvimento parental nas dimensões de crenças, comunicação, tomada de decisões, voluntariado e formação, na relação pais-escola no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também se constituiu uma finalidade deste estudo, compreender qual a perspetiva dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente ao envolvimento dos pais com a escola, em particular, os que são professores. Esta investigação contou com a participação de 45 pais, que responderam a um inquérito por questionário, posteriormente alvo de tratamento estatístico e de análise de conteúdo, e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que responderam a uma entrevista com questões estruturadas, a qual foi igualmente analisada através de análise de conteúdo. Os resultados da investigação sugerem que não existem diferenças acentuadas entre o envolvimento dos Pais-Professores e os restantes pais com a escola. Porém, foi possível constatar que a conceção que os professores têm do envolvimento parental é distinta da vivenciada no dia a dia pelos pais. Após a apresentação do estudo realizado e respetivas conclusões, serão incluídas limitações e algumas questões para reflexão que poderão constituir pontos de partida para posteriores investigações.The school-family relationship and parental involvement in the school life of their children are the basis of structure and construction of this dissertation. The main objective of this research was to study the relationship between parental occupation and involvement that they have with the school. It was intended to specifically understand how the relationship established with the school, when parents are teachers by profession, compared to parents not teachers, how the profession is reflected in parental involvement in the dimensions of beliefs, communication, decision making, volunteering and training for parents-school on the first cycle of basic education. Also one purpose of this study was to understand which is the prospective of teachers of the 1st cycle of basic education in relation to parental involvement with the school, particularly those who are teachers. This investigation included the participation of 45 parents, who responded to a survey, subsequently targeted by statistical treatment and content analysis, and 10 teachers of the first cycle of basic education who responded to an interview with structured questions, which was also assessed through content analysis. The research results suggest that there aren’t accented differences between the involvement of the Parent-Teachers and the other parents with the school. However it was found that the design that teachers have of parental involvement is distinct from that experienced in daily by the parents. After the presentation of the study and their conclusions, limitations will be included and some questions for reflection that can be starting points for further investigations.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Rolanda Bárbara Pinto, 1980-2013-04-02T15:11:29Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.440756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
title O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
Pereira, Rolanda Bárbara Pinto, 1980-
Envolvimento dos pais
Relação escola-família
Teses de mestrado - 2012
title_short O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
title_full O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O envolvimento dos pais na escola : um estudo com pais-professores no 1º ciclo do ensino básico
author Pereira, Rolanda Bárbara Pinto, 1980-
author_facet Pereira, Rolanda Bárbara Pinto, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carolina, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rolanda Bárbara Pinto, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos pais
Relação escola-família
Teses de mestrado - 2012
topic Envolvimento dos pais
Relação escola-família
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-02T15:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8166
url http://hdl.handle.net/10451/8166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220609650688