Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15391
Resumo: Segundo a literatura, para aumentar o compromisso organizacional é determinante que os trabalhadores se sintam satisfeitos com a comunicação organizacional. As pesquisas demonstram que a qualidade e a satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho afetam as perceções que os trabalhadores têm em relação à sua organização, mais precisamente as quatro dimensões de justiça organizacional. Especificamente, uma menor satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho leva a que os trabalhadores considerem a organização como sendo menos justa. As perceções de justiça organizacional, como demonstra a literatura, são fatores que vão desde o desempenho e compromisso com as tarefas até ao comportamento de ajuda. Colquitt, (2001) define quatro dimensões de justiça organizacional: distributiva que tem a ver com a preocupação por parte dos trabalhadores relativamente à decisão de resultados; procedimental preocupação por parte dos trabalhadores em atingirem resultados; interpessoal preocupação por parte dos trabalhadores com a qualidade de tratamento que é recebido; e a justiça informacional preocupação dos trabalhadores com a qualidade de informação fornecida durante a tomada de decisão. Estudos indicam que o comportamento ético de liderança gera confiança dos trabalhadores na sua organização e perceções de justiça. Por exemplo: os trabalhadores que percecionam o líder como sendo mais ético tendem a considerar a sua organização como sendo mais justa.
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