Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15391
Resumo: Segundo a literatura, para aumentar o compromisso organizacional é determinante que os trabalhadores se sintam satisfeitos com a comunicação organizacional. As pesquisas demonstram que a qualidade e a satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho afetam as perceções que os trabalhadores têm em relação à sua organização, mais precisamente as quatro dimensões de justiça organizacional. Especificamente, uma menor satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho leva a que os trabalhadores considerem a organização como sendo menos justa. As perceções de justiça organizacional, como demonstra a literatura, são fatores que vão desde o desempenho e compromisso com as tarefas até ao comportamento de ajuda. Colquitt, (2001) define quatro dimensões de justiça organizacional: distributiva que tem a ver com a preocupação por parte dos trabalhadores relativamente à decisão de resultados; procedimental preocupação por parte dos trabalhadores em atingirem resultados; interpessoal preocupação por parte dos trabalhadores com a qualidade de tratamento que é recebido; e a justiça informacional preocupação dos trabalhadores com a qualidade de informação fornecida durante a tomada de decisão. Estudos indicam que o comportamento ético de liderança gera confiança dos trabalhadores na sua organização e perceções de justiça. Por exemplo: os trabalhadores que percecionam o líder como sendo mais ético tendem a considerar a sua organização como sendo mais justa.
id RCAP_384ecb2955f4ec7bfb879e5717d44408
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança éticaPsicologia organizacionalComunicação organizacionalAvaliação do desempenhoSatisfação no trabalhoLiderançaÉticaSatisfação com a comunicaçãoJustiça organizacionalLiderança éticaPerformance appraisalSatisfaction with communicationOrganizational justiceEthical leadershipSegundo a literatura, para aumentar o compromisso organizacional é determinante que os trabalhadores se sintam satisfeitos com a comunicação organizacional. As pesquisas demonstram que a qualidade e a satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho afetam as perceções que os trabalhadores têm em relação à sua organização, mais precisamente as quatro dimensões de justiça organizacional. Especificamente, uma menor satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho leva a que os trabalhadores considerem a organização como sendo menos justa. As perceções de justiça organizacional, como demonstra a literatura, são fatores que vão desde o desempenho e compromisso com as tarefas até ao comportamento de ajuda. Colquitt, (2001) define quatro dimensões de justiça organizacional: distributiva que tem a ver com a preocupação por parte dos trabalhadores relativamente à decisão de resultados; procedimental preocupação por parte dos trabalhadores em atingirem resultados; interpessoal preocupação por parte dos trabalhadores com a qualidade de tratamento que é recebido; e a justiça informacional preocupação dos trabalhadores com a qualidade de informação fornecida durante a tomada de decisão. Estudos indicam que o comportamento ético de liderança gera confiança dos trabalhadores na sua organização e perceções de justiça. Por exemplo: os trabalhadores que percecionam o líder como sendo mais ético tendem a considerar a sua organização como sendo mais justa.According to the literature, to increase organizational commitment it is crucial that employees feel satisfied with organizational communication. Research shows that the quality and satisfaction with the communication of performance appraisal affect the perceptions that employees have about their organization, more precisely the four dimensions of organizational justice. Specifically, less satisfaction with the communication of performance appraisal leads employees to consider the organization less fair. The perceptions of organizational justice, as the literature demonstrates, are factors ranging from performance and commitment to tasks to helping behavior. Colquitt, (2001) defines four dimensions of organizational justice: distributive that has to do with the concern on the part of the employees regarding the decision of results; procedural concern on the part of the workers in achieving results; interpersonal concern on the part of employees with the quality of treatment that is received; and the informational justice employees concern with the quality of information provided during the decision-making. Studies indicate that ethical leadership behavior generates employee’s confidence in their organization and perceptions of justice. For example, employees who perceive the leader as being more ethical tend to view their organization as more fair.2018-03-19T16:09:01Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15391TID:201786940porMarcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:14.226198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
title Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
spellingShingle Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
Psicologia organizacional
Comunicação organizacional
Avaliação do desempenho
Satisfação no trabalho
Liderança
Ética
Satisfação com a comunicação
Justiça organizacional
Liderança ética
Performance appraisal
Satisfaction with communication
Organizational justice
Ethical leadership
title_short Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
title_full Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
title_fullStr Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
title_full_unstemmed Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
title_sort Satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho e perceção de justiça organizacional: contributo da liderança ética
author Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
author_facet Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcão, Ana Margarida Rodrigues Chaves Chichorro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia organizacional
Comunicação organizacional
Avaliação do desempenho
Satisfação no trabalho
Liderança
Ética
Satisfação com a comunicação
Justiça organizacional
Liderança ética
Performance appraisal
Satisfaction with communication
Organizational justice
Ethical leadership
topic Psicologia organizacional
Comunicação organizacional
Avaliação do desempenho
Satisfação no trabalho
Liderança
Ética
Satisfação com a comunicação
Justiça organizacional
Liderança ética
Performance appraisal
Satisfaction with communication
Organizational justice
Ethical leadership
description Segundo a literatura, para aumentar o compromisso organizacional é determinante que os trabalhadores se sintam satisfeitos com a comunicação organizacional. As pesquisas demonstram que a qualidade e a satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho afetam as perceções que os trabalhadores têm em relação à sua organização, mais precisamente as quatro dimensões de justiça organizacional. Especificamente, uma menor satisfação com a comunicação da avaliação de desempenho leva a que os trabalhadores considerem a organização como sendo menos justa. As perceções de justiça organizacional, como demonstra a literatura, são fatores que vão desde o desempenho e compromisso com as tarefas até ao comportamento de ajuda. Colquitt, (2001) define quatro dimensões de justiça organizacional: distributiva que tem a ver com a preocupação por parte dos trabalhadores relativamente à decisão de resultados; procedimental preocupação por parte dos trabalhadores em atingirem resultados; interpessoal preocupação por parte dos trabalhadores com a qualidade de tratamento que é recebido; e a justiça informacional preocupação dos trabalhadores com a qualidade de informação fornecida durante a tomada de decisão. Estudos indicam que o comportamento ético de liderança gera confiança dos trabalhadores na sua organização e perceções de justiça. Por exemplo: os trabalhadores que percecionam o líder como sendo mais ético tendem a considerar a sua organização como sendo mais justa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2017-10
2018-03-19T16:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15391
TID:201786940
url http://hdl.handle.net/10071/15391
identifier_str_mv TID:201786940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134720818151424