Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Alberto J A
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5172
Resumo: O presente projeto aplicado encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Inovação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. O objetivo central da investigação deste trabalho final de mestrado é estudar o processo de internacionalização de empresas, nomeadamente, no mercado mexicano. Em específico debruçar-se-á sobre a entrada das empresas portuguesas no mercado Mexicano. Pretende-se com este projeto contribuir para a identificação das principais oportunidades de negócio existentes no México, respetivas vantagens do ponto de vista jurídico-legal bem como as estratégias de entrada das empresas no mercado empresarial mexicano. Para o efeito e como metodologia de investigação, a análise descritiva e crítica assenta no enquadramento teórico-contemporâneo relativo à internacionalização das empresas e no estudo das oportunidades de negócio existentes no México. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista realizada a um representante do departamento de comércio internacional da Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana e a uma investigadora mexicana que se prontificaram a responder às questões colocadas. Através da referida análise, e em jeito de consequência, também se demonstra que a internacionalização de uma empresa pode ser um processo intrincado que se insurge múltiplas vezes enquanto solução decisiva no futuro de um negócio. Mais concretamente, demonstraremos que a questão principal que se coloca na decisão de internacionalizar é o destino para o qual se pretende expandir, pelo que, cabe estudar e compreender todos os fatores que sejam passíveis de alavancar elevados índices de prosperidade à empresa nesse processo. Podemos arrematar dizendo que as empresas portuguesas, que pretendam internacionalizar o seu negócio para um país como o México, devem recorrer a um especialista que junto com os dirigentes da mesma possam analisar todos os prós e contras dessa expansão.
id RCAP_385126beea4d5c629f8fa0756c211660
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no MéxicoInternacionalizaçãoExpansão InternacionalPortugalMéxicoInvestimentoO presente projeto aplicado encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Inovação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. O objetivo central da investigação deste trabalho final de mestrado é estudar o processo de internacionalização de empresas, nomeadamente, no mercado mexicano. Em específico debruçar-se-á sobre a entrada das empresas portuguesas no mercado Mexicano. Pretende-se com este projeto contribuir para a identificação das principais oportunidades de negócio existentes no México, respetivas vantagens do ponto de vista jurídico-legal bem como as estratégias de entrada das empresas no mercado empresarial mexicano. Para o efeito e como metodologia de investigação, a análise descritiva e crítica assenta no enquadramento teórico-contemporâneo relativo à internacionalização das empresas e no estudo das oportunidades de negócio existentes no México. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista realizada a um representante do departamento de comércio internacional da Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana e a uma investigadora mexicana que se prontificaram a responder às questões colocadas. Através da referida análise, e em jeito de consequência, também se demonstra que a internacionalização de uma empresa pode ser um processo intrincado que se insurge múltiplas vezes enquanto solução decisiva no futuro de um negócio. Mais concretamente, demonstraremos que a questão principal que se coloca na decisão de internacionalizar é o destino para o qual se pretende expandir, pelo que, cabe estudar e compreender todos os fatores que sejam passíveis de alavancar elevados índices de prosperidade à empresa nesse processo. Podemos arrematar dizendo que as empresas portuguesas, que pretendam internacionalizar o seu negócio para um país como o México, devem recorrer a um especialista que junto com os dirigentes da mesma possam analisar todos os prós e contras dessa expansão.Instituto Politécnico da Guarda2021-01-15T14:42:03Z2021-01-152020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5172http://hdl.handle.net/10314/5172TID:202578682porFigueiredo, Alberto J Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:28Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:00.004763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
title Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
spellingShingle Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
Figueiredo, Alberto J A
Internacionalização
Expansão Internacional
Portugal
México
Investimento
title_short Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
title_full Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
title_fullStr Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
title_full_unstemmed Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
title_sort Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
author Figueiredo, Alberto J A
author_facet Figueiredo, Alberto J A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Alberto J A
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Expansão Internacional
Portugal
México
Investimento
topic Internacionalização
Expansão Internacional
Portugal
México
Investimento
description O presente projeto aplicado encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Inovação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. O objetivo central da investigação deste trabalho final de mestrado é estudar o processo de internacionalização de empresas, nomeadamente, no mercado mexicano. Em específico debruçar-se-á sobre a entrada das empresas portuguesas no mercado Mexicano. Pretende-se com este projeto contribuir para a identificação das principais oportunidades de negócio existentes no México, respetivas vantagens do ponto de vista jurídico-legal bem como as estratégias de entrada das empresas no mercado empresarial mexicano. Para o efeito e como metodologia de investigação, a análise descritiva e crítica assenta no enquadramento teórico-contemporâneo relativo à internacionalização das empresas e no estudo das oportunidades de negócio existentes no México. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista realizada a um representante do departamento de comércio internacional da Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana e a uma investigadora mexicana que se prontificaram a responder às questões colocadas. Através da referida análise, e em jeito de consequência, também se demonstra que a internacionalização de uma empresa pode ser um processo intrincado que se insurge múltiplas vezes enquanto solução decisiva no futuro de um negócio. Mais concretamente, demonstraremos que a questão principal que se coloca na decisão de internacionalizar é o destino para o qual se pretende expandir, pelo que, cabe estudar e compreender todos os fatores que sejam passíveis de alavancar elevados índices de prosperidade à empresa nesse processo. Podemos arrematar dizendo que as empresas portuguesas, que pretendam internacionalizar o seu negócio para um país como o México, devem recorrer a um especialista que junto com os dirigentes da mesma possam analisar todos os prós e contras dessa expansão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T00:00:00Z
2021-01-15T14:42:03Z
2021-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5172
http://hdl.handle.net/10314/5172
TID:202578682
url http://hdl.handle.net/10314/5172
identifier_str_mv TID:202578682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136934894764032