A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jéssica
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Celeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/60125
Resumo: Em português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português.
id RCAP_385819e4dc7c28e2978f54711a8af002
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/60125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridadeWriting /s/ and /z/ in Portuguese: data from second grade childrenAquisição fonológicaConsoantes sibilantesComplexidade ortográficaAquisição da escritaPhonological acquisitionSibilant consonantsSpelling complexityWriting acquisitionEm português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português.In European Portuguese, there are three systems of sibilant consonants: /s z s z/, /s z/ and /s z/. This article analyses the writing of typically developing second-grade children from Lisbon, Bragança, Canas de Senhorim and Mondim de Basto. Their writing shows considerable differences in phonological knowledge within the pool of observed children. The results obtained reveal a decreasing success rate in the children’s writing performance: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, a reflection of the lower opacity of Portuguese spelling for children in the North. Canas de Senhorim, in the confluence zone of the northern and central-southern dialects, presents intermediate values when compared to the other locations in the writing of sibilant segments. Apart from being necessary to adjust the teaching in each region, the examination of the writing of different dialectal regions brings relevant contributions to the (socio)linguistic study of Portuguese.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.Universidade Federal de PelotasRepositório da Universidade de LisboaGomes, JéssicaRodrigues, Celeste2023-11-02T16:57:55Z2022-03-292022-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60125porGomes, J., & Rodrigues, C. (2022). A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 799-824. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.212821983-2400https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:24:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:24:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
Writing /s/ and /z/ in Portuguese: data from second grade children
title A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
spellingShingle A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
Gomes, Jéssica
Aquisição fonológica
Consoantes sibilantes
Complexidade ortográfica
Aquisição da escrita
Phonological acquisition
Sibilant consonants
Spelling complexity
Writing acquisition
title_short A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
title_full A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
title_fullStr A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
title_full_unstemmed A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
title_sort A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
author Gomes, Jéssica
author_facet Gomes, Jéssica
Rodrigues, Celeste
author_role author
author2 Rodrigues, Celeste
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jéssica
Rodrigues, Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição fonológica
Consoantes sibilantes
Complexidade ortográfica
Aquisição da escrita
Phonological acquisition
Sibilant consonants
Spelling complexity
Writing acquisition
topic Aquisição fonológica
Consoantes sibilantes
Complexidade ortográfica
Aquisição da escrita
Phonological acquisition
Sibilant consonants
Spelling complexity
Writing acquisition
description Em português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
2022-03-29T00:00:00Z
2023-11-02T16:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/60125
url http://hdl.handle.net/10451/60125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, J., & Rodrigues, C. (2022). A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 799-824. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282
1983-2400
https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549255687012352