A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/60125 |
Resumo: | Em português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português. |
id |
RCAP_385819e4dc7c28e2978f54711a8af002 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/60125 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridadeWriting /s/ and /z/ in Portuguese: data from second grade childrenAquisição fonológicaConsoantes sibilantesComplexidade ortográficaAquisição da escritaPhonological acquisitionSibilant consonantsSpelling complexityWriting acquisitionEm português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português.In European Portuguese, there are three systems of sibilant consonants: /s z s z/, /s z/ and /s z/. This article analyses the writing of typically developing second-grade children from Lisbon, Bragança, Canas de Senhorim and Mondim de Basto. Their writing shows considerable differences in phonological knowledge within the pool of observed children. The results obtained reveal a decreasing success rate in the children’s writing performance: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, a reflection of the lower opacity of Portuguese spelling for children in the North. Canas de Senhorim, in the confluence zone of the northern and central-southern dialects, presents intermediate values when compared to the other locations in the writing of sibilant segments. Apart from being necessary to adjust the teaching in each region, the examination of the writing of different dialectal regions brings relevant contributions to the (socio)linguistic study of Portuguese.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.Universidade Federal de PelotasRepositório da Universidade de LisboaGomes, JéssicaRodrigues, Celeste2023-11-02T16:57:55Z2022-03-292022-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60125porGomes, J., & Rodrigues, C. (2022). A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 799-824. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.212821983-2400https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:24:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:24:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade Writing /s/ and /z/ in Portuguese: data from second grade children |
title |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade |
spellingShingle |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade Gomes, Jéssica Aquisição fonológica Consoantes sibilantes Complexidade ortográfica Aquisição da escrita Phonological acquisition Sibilant consonants Spelling complexity Writing acquisition |
title_short |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade |
title_full |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade |
title_fullStr |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade |
title_sort |
A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade |
author |
Gomes, Jéssica |
author_facet |
Gomes, Jéssica Rodrigues, Celeste |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Celeste |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Jéssica Rodrigues, Celeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição fonológica Consoantes sibilantes Complexidade ortográfica Aquisição da escrita Phonological acquisition Sibilant consonants Spelling complexity Writing acquisition |
topic |
Aquisição fonológica Consoantes sibilantes Complexidade ortográfica Aquisição da escrita Phonological acquisition Sibilant consonants Spelling complexity Writing acquisition |
description |
Em português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 2022-03-29T00:00:00Z 2023-11-02T16:57:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/60125 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/60125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, J., & Rodrigues, C. (2022). A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridade. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 799-824. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282 1983-2400 https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549255687012352 |