Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/60124 |
Resumo: | Este artigo analisa a escrita dos segmentos consonânticos em final de palavra em textos do 2.º ano de escolaridade, escritos por crianças falantes do português europeu. Ter-se-á em consideração a natureza das consoantes em final de sílaba, em geral, nos processos de aquisição da língua e da escrita, pretendendo-se perceber se os três segmentos fonológicos emergentes no contexto em foco apresentam resultados idênticos na frequência e na tipologia de formas não convencionais (FNCs). Os dados mostram uma taxa de FNCs semelhante na escrita das três consoantes, mas uma diferença nos tipos de FNCs registados: as soantes motivam mais FNCs por inserção vocálica, com impacto no processamento da estrutura silábica, enquanto as fricativas geram sobretudo FNCs de natureza ortográfica e omissões. Os dados de escrita analisados revelam a tendência registada na aquisição de consoantes em final de sílaba por crianças portuguesas, observando-se um processamento distinto de soantes e de não soantes. |
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Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas(Non) sonorant consonants at word-final position: written data of Portuguese childrenAquisição da sílabaSílabaComplexidade fonológicaAquisição da escritaSyllabic acquisitionSyllablePhonological complexityWriting acquisitionEste artigo analisa a escrita dos segmentos consonânticos em final de palavra em textos do 2.º ano de escolaridade, escritos por crianças falantes do português europeu. Ter-se-á em consideração a natureza das consoantes em final de sílaba, em geral, nos processos de aquisição da língua e da escrita, pretendendo-se perceber se os três segmentos fonológicos emergentes no contexto em foco apresentam resultados idênticos na frequência e na tipologia de formas não convencionais (FNCs). Os dados mostram uma taxa de FNCs semelhante na escrita das três consoantes, mas uma diferença nos tipos de FNCs registados: as soantes motivam mais FNCs por inserção vocálica, com impacto no processamento da estrutura silábica, enquanto as fricativas geram sobretudo FNCs de natureza ortográfica e omissões. Os dados de escrita analisados revelam a tendência registada na aquisição de consoantes em final de sílaba por crianças portuguesas, observando-se um processamento distinto de soantes e de não soantes.This study analyzes word-final consonantsin texts written by European Portuguese children attending the 2nd year of primary school. The analysis and discussion will be focused on the nature of consonants at syllable final position both in the processes of language and writing acquisition, aiming to understand whether the three phonological segments that occur in this specific context present identical results for frequency and for typology of unconventional forms (FNCs). Results show a similar rate of FNCs for the three consonants at the end of the word, but a difference in the type of error: sonorants motivate more FNCs by vowel insertion while fricatives generate mostly FNCs of an orthographic nature, followed by consonant omission. The observed writing data support a trend already found in the acquisition of consonants at the end of a syllable by Portuguese children, revealing a different processing of sonorant and non-sonorant consonants.Este trabalho é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.Universidade Federal de PelotasRepositório da Universidade de LisboaCosta, TeresaRodrigues, CelesteFreitas, Maria João2023-11-02T16:40:27Z2022-03-292022-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60124porCosta, T., Rodrigues, C., & Freitas, M. J. (2022). Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 843-867. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.212061983-2400https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:53.172909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo analisa a escrita dos segmentos consonânticos em final de palavra em textos do 2.º ano de escolaridade, escritos por crianças falantes do português europeu. Ter-se-á em consideração a natureza das consoantes em final de sílaba, em geral, nos processos de aquisição da língua e da escrita, pretendendo-se perceber se os três segmentos fonológicos emergentes no contexto em foco apresentam resultados idênticos na frequência e na tipologia de formas não convencionais (FNCs). Os dados mostram uma taxa de FNCs semelhante na escrita das três consoantes, mas uma diferença nos tipos de FNCs registados: as soantes motivam mais FNCs por inserção vocálica, com impacto no processamento da estrutura silábica, enquanto as fricativas geram sobretudo FNCs de natureza ortográfica e omissões. Os dados de escrita analisados revelam a tendência registada na aquisição de consoantes em final de sílaba por crianças portuguesas, observando-se um processamento distinto de soantes e de não soantes. |
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