Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10961 |
Resumo: | O presente documento insere-se na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este, surge com o objetivo de narrar todas as práticas vivenciadas e todo o trabalho desenvolvido pelo professor estagiário, ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio decorreu na Escola Secundária do Morgado de Mateus com a monitorização do professor cooperante José Pires e pelo professor orientador Luís Vaz da UTAD. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professor estagiário são: o Planeamento, Realização e Avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, o impacto do estágio na realidade escolar e a análise e perspetiva da formação inicial e contínua, foram também abordadas de uma forma crítica e reflexiva. O Estágio Pedagógico é uma ótima oportunidade de aprendizagem e promotora da aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proativas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, por forma a constituir o ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área da docência da Educação Física. A Prática de Ensino Supervisionada é um processo imprescindível à formação de futuros professores, pois é onde se adquirem conhecimentos e competências para ingressar na prática educativa. |
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Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEducação Física;O presente documento insere-se na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este, surge com o objetivo de narrar todas as práticas vivenciadas e todo o trabalho desenvolvido pelo professor estagiário, ao longo do ano letivo 2019/2020. O estágio decorreu na Escola Secundária do Morgado de Mateus com a monitorização do professor cooperante José Pires e pelo professor orientador Luís Vaz da UTAD. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professor estagiário são: o Planeamento, Realização e Avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, o impacto do estágio na realidade escolar e a análise e perspetiva da formação inicial e contínua, foram também abordadas de uma forma crítica e reflexiva. O Estágio Pedagógico é uma ótima oportunidade de aprendizagem e promotora da aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proativas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, por forma a constituir o ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área da docência da Educação Física. A Prática de Ensino Supervisionada é um processo imprescindível à formação de futuros professores, pois é onde se adquirem conhecimentos e competências para ingressar na prática educativa.This document is part of the Curricular Unit - Internship, integrated in the study plan of the 2nd cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This comes with the objective of narrating all the practices experienced and all the work developed by the trainee teacher, throughout the academic year 2019/2020. The internship took place at Escola Secundária do Morgado de Mateus with the monitoring of the cooperating teacher José Pires and by the tutor Luís Vaz from UTAD. The main professional competences to develop as trainee teachers are: Planning, Execution and Evaluation. The acquired knowledge, the difficulties encountered, the impact of the training in the school context and the analysis and perspective of initial and continuous education were also approached in a critical and reflective way. The teaching Training, proving to be an importante learning opportunity, facilitating the acquisition and development of professional and personal skills, of proactive attitudes in the identification and resolution of educational issues, in order to be the starting point to a future integration and resolution of educational issues, in order to be the starting point to a future integration in the job market in the physical education teaching field and necessary to a proficiency performance. Supervised Teaching Practice is an essential process and indispensable for the training of future teachers, because it is where they acquire the knowledge and skills to enter the educational practice.2022-01-07T15:38:33Z2021-02-04T00:00:00Z2021-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10961pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, André Alexandre Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:13.766731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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