Relatório da prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Paulo Guedes Silvestre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11972
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do estágio pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizado na Escola Básica 2/3 de Caíde de Rei, sob a orientação do professor cooperante Hugo Romano e a supervisão do professor Doutor Nuno Garrido, o estágio pedagógico surgiu como uma possibilidade de vivenciar, de forma sustentada, a experiência de ser professor durante um ano letivo, testando estratégias de atuação e refletindo acerca da sua aplicação. Numa profissão que requer uma reciclagem de conhecimentos e uma renovação de práticas constante, a complexidade de ajustar a minha atuação em função dos diferentes grupos de alunos, a dificuldade em abordar modalidades sem grande traço no nosso quotidiano e a importância de adotar técnicas que me permitissem dominar as dimensões instrução, gestão, disciplina e clima relacional, como veículos para o aumento do tempo de empenhamento motor dos alunos, constituíram os principais desafios desta minha viagem. Procurar empatia com os alunos com o intuito de criar um ambiente potenciador das suas aprendizagens, ajustar modelos e estilos de ensino em função das suas características e valorizar todos os segundos de aula como principal forma de avaliação das suas destrezas, foram algumas das preocupações sempre presentes. Nestas páginas constam um breve enquadramento pessoal, assim como a caracterização do meio escolar que me acolhera e da turma na qual fui, simultaneamente, mestre e aprendiz. Será ainda documentado todo o meu ato pedagógico, ou seja, a forma reflexiva como se planeou, realizou e avaliou o processo de ensino-aprendizagem, tal como a minha envolvência na dinamização e organização de atividades desportivas extracurriculares no seio escolar.
id RCAP_8071ed8bbf01cee6daf9e47ca8f7786b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaPrática de Ensino SupervisionadaO presente relatório de estágio surge no âmbito do estágio pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizado na Escola Básica 2/3 de Caíde de Rei, sob a orientação do professor cooperante Hugo Romano e a supervisão do professor Doutor Nuno Garrido, o estágio pedagógico surgiu como uma possibilidade de vivenciar, de forma sustentada, a experiência de ser professor durante um ano letivo, testando estratégias de atuação e refletindo acerca da sua aplicação. Numa profissão que requer uma reciclagem de conhecimentos e uma renovação de práticas constante, a complexidade de ajustar a minha atuação em função dos diferentes grupos de alunos, a dificuldade em abordar modalidades sem grande traço no nosso quotidiano e a importância de adotar técnicas que me permitissem dominar as dimensões instrução, gestão, disciplina e clima relacional, como veículos para o aumento do tempo de empenhamento motor dos alunos, constituíram os principais desafios desta minha viagem. Procurar empatia com os alunos com o intuito de criar um ambiente potenciador das suas aprendizagens, ajustar modelos e estilos de ensino em função das suas características e valorizar todos os segundos de aula como principal forma de avaliação das suas destrezas, foram algumas das preocupações sempre presentes. Nestas páginas constam um breve enquadramento pessoal, assim como a caracterização do meio escolar que me acolhera e da turma na qual fui, simultaneamente, mestre e aprendiz. Será ainda documentado todo o meu ato pedagógico, ou seja, a forma reflexiva como se planeou, realizou e avaliou o processo de ensino-aprendizagem, tal como a minha envolvência na dinamização e organização de atividades desportivas extracurriculares no seio escolar.This internship report comes within the scope of the pedagogical internship, carried out as an integral and conclusive part of the master’s in physical education teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. Held at 2/3 Basic School of Caíde de Rei, under the guidance of cooperating teacher Hugo Romano and the supervision of Phd professor Nuno Garrido, the pedagogical internship emerged as a possibility to experience, in a sustained way, the opportunity of being a teacher during a school year, testing action strategies and reflecting on their application. In a profession that requires recycling knowledge and constantly renewing practices, the complexity of adjusting my work to different groups of students, the difficulty in approaching modalities without much of a feature in our daily lives and the importance of adopting techniques that would allow me to mastering the instruction, management, discipline and relational climate dimensions, as vehicles for increasing the students' motor commitment time, constituted the main challenges of this journey of mine. Seeking empathy with students in order to create an environment that enhances their learning, adjusting models and teaching styles according to their characteristics and valuing every second of class as the main way of assessing their skills, were some of the concerns always present. These pages contain a brief personal framework, as well as the characterization of the school environment that had welcomed me and the class in which I was, simultaneously, master and apprentice. My entire pedagogical act will also be documented, that is, the reflective way in which the teaching-learning process was planned, carried out and evaluated, as well as my involvement in the promotion and organization of extracurricular sports activities within the school.2023-11-24T11:54:33Z2023-03-17T00:00:00Z2023-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11972pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoão Paulo Guedes Silvestrereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:43Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:32.630340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de Ensino Supervisionada
João Paulo Guedes Silvestre
Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da prática de Ensino Supervisionada
author João Paulo Guedes Silvestre
author_facet João Paulo Guedes Silvestre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv João Paulo Guedes Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
topic Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do estágio pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizado na Escola Básica 2/3 de Caíde de Rei, sob a orientação do professor cooperante Hugo Romano e a supervisão do professor Doutor Nuno Garrido, o estágio pedagógico surgiu como uma possibilidade de vivenciar, de forma sustentada, a experiência de ser professor durante um ano letivo, testando estratégias de atuação e refletindo acerca da sua aplicação. Numa profissão que requer uma reciclagem de conhecimentos e uma renovação de práticas constante, a complexidade de ajustar a minha atuação em função dos diferentes grupos de alunos, a dificuldade em abordar modalidades sem grande traço no nosso quotidiano e a importância de adotar técnicas que me permitissem dominar as dimensões instrução, gestão, disciplina e clima relacional, como veículos para o aumento do tempo de empenhamento motor dos alunos, constituíram os principais desafios desta minha viagem. Procurar empatia com os alunos com o intuito de criar um ambiente potenciador das suas aprendizagens, ajustar modelos e estilos de ensino em função das suas características e valorizar todos os segundos de aula como principal forma de avaliação das suas destrezas, foram algumas das preocupações sempre presentes. Nestas páginas constam um breve enquadramento pessoal, assim como a caracterização do meio escolar que me acolhera e da turma na qual fui, simultaneamente, mestre e aprendiz. Será ainda documentado todo o meu ato pedagógico, ou seja, a forma reflexiva como se planeou, realizou e avaliou o processo de ensino-aprendizagem, tal como a minha envolvência na dinamização e organização de atividades desportivas extracurriculares no seio escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T11:54:33Z
2023-03-17T00:00:00Z
2023-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11972
url http://hdl.handle.net/10348/11972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137099376492544