Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Patrícia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15365
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
id RCAP_3863c3b40bb5f7c0d37333939bb77b04
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do desempenho do ensino superior público em PortugalAvaliação de desempenhoBalanced scorecardEnsino superiorHigher educationPerformance evaluationMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de DesempenhoEste estudo contribui com uma análise ao desempenho dos institutos politécnicos públicos, em Portugal, com a criação de um instrumento de avaliação, o Balanced Scorecard. Este modelo é um instrumento de gestão estratégica que articula os objetivos, as metas, as iniciativas estratégicas e os indicadores, em função de quatro perspetivas, considerando as relações causa-efeito entre elas. Neste sentido, as instituições do ensino superior, que regra geral possuem uma fraca cultura de gestão estratégica, podem através do BSC melhorar o seu desempenho. Desta forma, o presente estudo desenvolveu-se em analisar o desempenho de dois institutos politécnicos públicos, com base no modelo desenvolvido por McDevitt et al (2008), que apresentou uma versão única de BSC para as instituições de ensino superior, apresentando perspetivas direcionadas para a vertente académica. Com aplicação deste modelo traz uma melhor clareza para a definição de uma estratégia e uma visão mais clara de onde se pode apostar ou diminuir os recursos de forma mais eficiente e eficaz.This study contributes with an analysis of the performance of public polytechnic institutes, in Portugal, with the creation of an evaluation instrument, the Balanced Scorecard. This model is a strategic management tool that articulates objectives, goals, strategic initiatives and indicators, based on four perspectives, considering the cause-effect relationships between them. In this sense, higher education institutions, which generally have a weak culture of strategic management, can improve their performance through the BSC. In this way, the present study was developed to analyze the performance of two public polytechnic institutes, based on the model developed by McDevitt et al (2008), who presented a single version of the BSC for higher education institutions, presenting perspectives directed towards the academic aspect. Applying this model brings better clarity to the definition of a strategy and a clearer view of where to bet or reduce resources more efficiently and effectively.ISCALJustino , Maria do RosárioSaraiva, TâniaRCIPLNobre, Patrícia2023-01-20T14:28:44Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:02.974235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
title Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
spellingShingle Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
Nobre, Patrícia
Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Ensino superior
Higher education
Performance evaluation
title_short Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
title_full Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
title_fullStr Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
title_full_unstemmed Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
title_sort Análise do desempenho do ensino superior público em Portugal
author Nobre, Patrícia
author_facet Nobre, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justino , Maria do Rosário
Saraiva, Tânia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Ensino superior
Higher education
Performance evaluation
topic Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Ensino superior
Higher education
Performance evaluation
description Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
2023-01-20T14:28:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15365
url http://hdl.handle.net/10400.21/15365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISCAL
publisher.none.fl_str_mv ISCAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133503402541056