EDUCAÇÃO FÍSICA E O SOFTWARE NVIVO EM PESQUISAS QUALITATIVAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e924 |
Resumo: | Na Educação Física, nos últimos anos, tem ocorrido um crescimento de pesquisas qualitativas, apesar da maior prevalência de estudos serem quantitativos. Atrelado a essa expansão, a utilização de software para apoiar dados qualitativos tem surgido para auxiliar os pesquisadores na sistematização e análises de dados. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi evidenciar informações sobre o panorama científico do software NVivo em Educação Física, trazendo discussões, tendências e a realização de novas pesquisas que possam contribuir no avanço da temática. A abordagem metodológica foi mista (quantitativa e qualitativa) por meio da bibliometria pelo VOSviewer e da utilização do NVivo. Os principais resultados apontaram para um crescimento de pesquisas qualitativas em Educação Física com a utilização do software NVivo. No entanto, o número de 60 registros nos pareceu abaixo do esperado. Há uma prevalência da Espanha, Brasil e EUA em grande parte da produção do conhecimento nessa área, com destaque para três pesquisadores brasileiros em redes de colaboração com outros autores no tema em questão. Ademais, o inglês foi o idioma com maior número de registros nos artigos encontrados, seguido dos idiomas espanhol e português. Constatamos que o Brasil é o segundo país que mais publica sobre a temática analisada. Foi possível constatar também que três universidades brasileiras são as que mais tem produzido: Universidade Estadual de Santa Catarina; Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá. Destacamos que a utilização do NVivo está em expansão e que esse software pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar os pesquisadores em suas investigações, sobretudo na sistematização e análise de dados qualitativos. |
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EDUCAÇÃO FÍSICA E O SOFTWARE NVIVO EM PESQUISAS QUALITATIVAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICOPHYSICAL EDUCATION AND THE NVIVO SOFTWARE IN QUALITATIVE RESEARCH: A BIBLIOMETRIC STUDYPhysical EducationBibliometricsQuantitative AnalysisQualitative researchEducação FísicaBibliometriaAnálise QuantitativaPesquisa QualitativaNa Educação Física, nos últimos anos, tem ocorrido um crescimento de pesquisas qualitativas, apesar da maior prevalência de estudos serem quantitativos. Atrelado a essa expansão, a utilização de software para apoiar dados qualitativos tem surgido para auxiliar os pesquisadores na sistematização e análises de dados. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi evidenciar informações sobre o panorama científico do software NVivo em Educação Física, trazendo discussões, tendências e a realização de novas pesquisas que possam contribuir no avanço da temática. A abordagem metodológica foi mista (quantitativa e qualitativa) por meio da bibliometria pelo VOSviewer e da utilização do NVivo. Os principais resultados apontaram para um crescimento de pesquisas qualitativas em Educação Física com a utilização do software NVivo. No entanto, o número de 60 registros nos pareceu abaixo do esperado. Há uma prevalência da Espanha, Brasil e EUA em grande parte da produção do conhecimento nessa área, com destaque para três pesquisadores brasileiros em redes de colaboração com outros autores no tema em questão. Ademais, o inglês foi o idioma com maior número de registros nos artigos encontrados, seguido dos idiomas espanhol e português. Constatamos que o Brasil é o segundo país que mais publica sobre a temática analisada. Foi possível constatar também que três universidades brasileiras são as que mais tem produzido: Universidade Estadual de Santa Catarina; Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá. Destacamos que a utilização do NVivo está em expansão e que esse software pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar os pesquisadores em suas investigações, sobretudo na sistematização e análise de dados qualitativos.In Physical Education, in recent years, there has been an increase in qualitative research, despite the greater prevalence of studies being quantitative. Linked to this expansion, the use of software to support qualitative data has emerged to assist researchers in systematizing and analyzing data. In this sense, this article aimed to highlight information about the scientific panorama of the NVivo software in Physical Education, bringing discussions, trends, and the realization of new research that may contribute to the advancement of the theme. The methodological approach was mixed (quantitative and qualitative) through VOSviewer bibliometrics and NVivo. The main results point to an increase in qualitative research in Physical Education using the NVivo software. However, the number of 60 registrations seemed below expectations. There is a prevalence of Spain, Brazil, and the USA in most of the production of knowledge in this area, with emphasis on three Brazilian researchers in collaboration networks with other authors in the subject in question. Furthermore, English was the language with the highest number of records in the articles found, followed by Spanish and Portuguese. It was found that Brazil is the second country that most publish on the subject analyzed. It was also possible to verify that three Brazilian universities are the ones that have produced the most: the State University of Santa Catarina; the State University of Western Paraná and the State University of Maringá. We emphasize that the use of NVivo is expanding, and that this software can be an excellent tool to assist researchers in their investigations, especially in the systematization and analysis of qualitative data.Ludomedia2023-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e924https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e924New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e924New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e924New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e9242184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/924https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/924/949Alison Nascimento FariasRicardo Henrique PucinelliFernanda Moreto Impolcettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:22.770291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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