Redes sociais: comunicação e mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gustavo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lamy, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/827
Resumo: A INTERNET, os seus blogues e as redes sociais deram-nos outros olhares sobre o Irão; nos EUA a escolha de um candidato a vicepresidente foi anunciada via SMS; em Mo- çambique a revolta popular de Setembro de 2010 foi organizada via SMS e acompanhada em Maputo e no mundo via Facebook. O modelo comunicacional, que parece caracterizar as nossas sociedades contemporâneas, é formado pela capacidade de globalização comunicacional, juntamente com a interligação em rede dos meios de comunicação de massa e interpessoais e, consequentemente, pela emergência de mediação em rede sob diferentes padrões de interac- ção. Esses padrões poderão tomar a forma de Auto-comunicação de Massa (Castells, 2009), que tem lugar quando utilizamos o Twitter, blogues ou SMS; de Comunica- ção Interpessoal Multimédia, que acontece quando usamos o MSN ou o Google Chat ou mesmo o Skype; de Comunicação Mediada de Um para Muitos, quando usamos o Facebook com os nossos “amigos”; e, claro está, os casos de comunicação de massa e comunicação interpessoal não mediada
id RCAP_386b2074389d7f7a9dbd8a19059f14cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Redes sociais: comunicação e mudançaA INTERNET, os seus blogues e as redes sociais deram-nos outros olhares sobre o Irão; nos EUA a escolha de um candidato a vicepresidente foi anunciada via SMS; em Mo- çambique a revolta popular de Setembro de 2010 foi organizada via SMS e acompanhada em Maputo e no mundo via Facebook. O modelo comunicacional, que parece caracterizar as nossas sociedades contemporâneas, é formado pela capacidade de globalização comunicacional, juntamente com a interligação em rede dos meios de comunicação de massa e interpessoais e, consequentemente, pela emergência de mediação em rede sob diferentes padrões de interac- ção. Esses padrões poderão tomar a forma de Auto-comunicação de Massa (Castells, 2009), que tem lugar quando utilizamos o Twitter, blogues ou SMS; de Comunica- ção Interpessoal Multimédia, que acontece quando usamos o MSN ou o Google Chat ou mesmo o Skype; de Comunicação Mediada de Um para Muitos, quando usamos o Facebook com os nossos “amigos”; e, claro está, os casos de comunicação de massa e comunicação interpessoal não mediadaOBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa2015-04-07T10:23:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/827por978-989-619-221-1Cardoso, GustavoLamy, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T14:03:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais: comunicação e mudança
title Redes sociais: comunicação e mudança
spellingShingle Redes sociais: comunicação e mudança
Cardoso, Gustavo
title_short Redes sociais: comunicação e mudança
title_full Redes sociais: comunicação e mudança
title_fullStr Redes sociais: comunicação e mudança
title_full_unstemmed Redes sociais: comunicação e mudança
title_sort Redes sociais: comunicação e mudança
author Cardoso, Gustavo
author_facet Cardoso, Gustavo
Lamy, Cláudia
author_role author
author2 Lamy, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Gustavo
Lamy, Cláudia
description A INTERNET, os seus blogues e as redes sociais deram-nos outros olhares sobre o Irão; nos EUA a escolha de um candidato a vicepresidente foi anunciada via SMS; em Mo- çambique a revolta popular de Setembro de 2010 foi organizada via SMS e acompanhada em Maputo e no mundo via Facebook. O modelo comunicacional, que parece caracterizar as nossas sociedades contemporâneas, é formado pela capacidade de globalização comunicacional, juntamente com a interligação em rede dos meios de comunicação de massa e interpessoais e, consequentemente, pela emergência de mediação em rede sob diferentes padrões de interac- ção. Esses padrões poderão tomar a forma de Auto-comunicação de Massa (Castells, 2009), que tem lugar quando utilizamos o Twitter, blogues ou SMS; de Comunica- ção Interpessoal Multimédia, que acontece quando usamos o MSN ou o Google Chat ou mesmo o Skype; de Comunicação Mediada de Um para Muitos, quando usamos o Facebook com os nossos “amigos”; e, claro está, os casos de comunicação de massa e comunicação interpessoal não mediada
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2015-04-07T10:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/827
url http://hdl.handle.net/11144/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-619-221-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301935715516416