A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3241 |
Resumo: | O presente artigo aborda um assunto amplamente polemizado nas mídias sociais, conhecido como cancelamento virtual. O movimento surgiu com intuito amigável, contudo hoje é controverso, pois não tem regras definidas e divide opiniões entre as pessoas. Antes utilizado para penalizar condutas e concepções incabíveis na sociedade moderna, agora permeia discussões acaloradas entre grupos distintos. A prática parte do ambiente digital, mas toma grandes proporções na vida de quem foi alvo, sobretudo os influenciadores digitais e as marcas. Em alguns casos, o boicote, a perda de credibilidade e o esgotamento são agravantes sérios, propiciando transtornos mais severos. As redes sociais permitem interação entre público e empresas, impactando na reputação e tomada de decisões dos clientes quando há um pronunciamento das mesmas acerca de qualquer tema. Além disso, observa-se a importância do posicionamento da marca, focado no usuário e em condutas sociais inclusivas, possibilitando à marca aumentar engajamento e seu brand equity. |
id |
UNICSUL-1_87bc6ed661e2760c97be2b9e6e1b4766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3241 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-03-14T19:20:18Z2022-03-142022-03-14T19:20:18Z2021https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3241O presente artigo aborda um assunto amplamente polemizado nas mídias sociais, conhecido como cancelamento virtual. O movimento surgiu com intuito amigável, contudo hoje é controverso, pois não tem regras definidas e divide opiniões entre as pessoas. Antes utilizado para penalizar condutas e concepções incabíveis na sociedade moderna, agora permeia discussões acaloradas entre grupos distintos. A prática parte do ambiente digital, mas toma grandes proporções na vida de quem foi alvo, sobretudo os influenciadores digitais e as marcas. Em alguns casos, o boicote, a perda de credibilidade e o esgotamento são agravantes sérios, propiciando transtornos mais severos. As redes sociais permitem interação entre público e empresas, impactando na reputação e tomada de decisões dos clientes quando há um pronunciamento das mesmas acerca de qualquer tema. Além disso, observa-se a importância do posicionamento da marca, focado no usuário e em condutas sociais inclusivas, possibilitando à marca aumentar engajamento e seu brand equity.This article addresses a topic widely debated in social media, known as virtual cancellation. The movement arose with a friendly intention, however today it is controversial, as it has no defined rules and divides opinions among people. Previously used to penalize unacceptable conduct and conceptions in modern society, it now permeates heated discussions between different groups. The practice starts from the digital environment, but it takes large proportions in the lives of those who were targeted, especially digital influencers and brands. In some cases, boycotts, loss of credibility and burnout are serious aggravations, leading to more severe inconveniences. Social networks allow interaction between the public and companies, impacting the reputation and decision-making of customers when there is a pronouncement by the same on any topic. In addition, the importance of brand positioning, focused on the user and on inclusive social behavior, is observed, enabling the brand to increase engagement and its brand equity.Agência 1porCentro Universitário do Distrito Federal-UDFUDFBrasilCoordenação do curso de Publicidade e Propaganda.6.09.04.00-3 Relações Públicas e PropagandaRedes SociaisCancelamentoPosicionamentoA mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCunha, Rafael Machado dahttp://lattes.cnpq.br/5560013843710199...Silva, Alan Ferreira da, Guimarães, Jean José, Amorim, José Kaio Araújo, De Azevedo, José Pedro CassianoABREU, Leandro. Reputação Digital: o que é, como protegê-la e cases de sucesso. Rockcontent. Publicado em: 11/01/2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/reputacao-digital/. Acesso em: 18/10/21. AMARO, Daniel. “Tribunal da internet”: precisamos falar sobre a cultura do cancelamento. Edição do Brasil. Publicado em: 12/02/21. Disponível em: http://edicaodobrasil.com.br/2021/02/12/tribunal-da-internet-precisamos-falar-sobrecultura-cancelamento/. Acesso em 18/10/21. BERTONCINI, Thays; MARIE, Erica. O "Tribunal da Internet" e os efeitos da cultura do cancelamento. Migalhas. Publicado em: 30/07/20. Disponível em https://www.migalhas.com.br/depeso/331363/o--tribunal-da-internet--e-os-efeitos-dacultura-do-cancelamento. Acesso em: 20/05/21. BOTELHO, Isabella; MENEZES, Ludmila. Cultura do Cancelamento e Posicionamento de Influenciadores. Mercadizar. Publicado em: 26/11/20. Disponível em https://mercadizar.com/noticias/cultura-do-cancelamento-eposicionamento-de-influenciadores/. Acesso em: 20/05/21. CAMPELLO, Filipe. “Nem sempre quem grita tem razão”, diz estudioso dos “cancelamentos”. [Entrevista Concedida a] Marcelo Marthe. Veja. Disponível em https://veja.abril.com.br/cultura/nem-sempre-quem-grita-tem-razao-diz-estudiosodos-cancelamentos/. Publicado em: 24/07/2020. CAMPOS, Weverton. O bbb, a cultura do cancelamento e o ataque a reputações. Publicado em: 14/02/2021. Disponível em https://www.agazeta.com.br/artigos/o-bbba-cultura-do-cancelamento-e-o-ataque-a-reputacoes-0221. Acesso em 20/04/2021. CARDOSO, Sarah; ZAGO, Camila; DA SILVA, Bianca Vieira. Jus.com.br. Discurso de ódio nas redes sociais. Publicado em: 01/2019. Disponível em https://jus.com.br/artigos/71639/discurso-de-odio-nas-redes-sociais. Acesso em: 23/08/21. COZER, Carolina. As piores falhas de marcas da década. 2020. Publicado em: 14/01/2020 Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2020/01/14/4- falhas-marcas-decada/. Acesso em: 21/08/2021. FERNANDES, Natalia. O papel da Assessoria de Imprensa na cultura do cancelamento. Publicado em: 05/02/21. Disponível em: 22 https://acontecendoaqui.com.br/marketing/artigo-o-papel-da-assessoria-deimprensa-na-cultura-do-cancelamento. Acesso em: 18/10/2021. GABRIEL, Lucas. O que é Brand Equity e como utilizá-lo no Marketing Digital. Rockcontent. Publicado em:14/02/2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/brand-equity/. Acesso em: 18/10/2021. HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ. Vozes, 2018. HONÓRIO, Bruno. Cultura do Cancelamento e Posicionamento de Influenciadores. [Entrevista concedida a] Isabella Botelho. Mercadizar. Publicado em: 26/11/2020. Disponível em: https://mercadizar.com/noticias/cultura-docancelamento-e-posicionamento-de-influenciadores/. Acesso em: 20/05/2021. INCRIVEL CLUB. 10+ Propagandas brasileiras que deram muito errado e viralizaram na internet. Disponível em: https://incrivel.club/admiracao-famosos/10- propagandas-brasileiras-que-deram-muito-errado-e-viralizaram-na-internet-829410/ Acesso em: 31/08/2021. ISTO É. Homem negro é espancado e morto em supermercado de Porto Alegre. Publicado em: 20/11/2020. Disponível em: https://istoe.com.br/homem-negro-eespancado-e-morto-em-supermercado-de-porto-alegre/. Acesso em: 31/08/2021. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Brasil, Aleph, 2015. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN,Iwan. Marketing 4.0 - Do Tradicional ao Digital. Sextante, 2017 MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo, Global Brands, 2006 MELO, Jo. Cultura do cancelamento: como funciona?. Zenklub. Publicado em: 10/02/2021. Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/cultura-docancelamento/. Acesso em: 18/10/2021. NEGÓCIOS SC. Cultura do cancelamento: como descancelar sua marca?. Publicado em: 17/05/2021. Disponível em: https://negociossc.com.br/blog/cultura-do-cancelamento-como-descancelar-suamarca/. Acesso em: 21/08/2021. PIOVESANA, Luiz. Influenciadores digitais: como usar o marketing de influência na estratégia do seu negócio?. Nuvemshop. Publicado em: 2021. Disponível em: https://www.nuvemshop.com.br/blog/nuvemcast-influenciadoresdigitais/. Acesso em: 18/10/2021. RESULTADOS DIGITAIS. Redes Sociais. Publicado em: 2017. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/. Acesso em: 20/05/2021. RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a Batalha por sua mente. São Paulo. M.Books do Brasil Ltda, 2009 ROCHA, Alberto. Cultura do cancelamento de marcas: o que é e como proteger meu negócio?. Americanas Marketplace. Disponível em: 23 https://blog.americanasmarketplace.com.br/2021/02/24/cancela/mento-das-marcaso-/que-e-essa-cultura-e-como-proteger-meu-negocio/. Acesso em: 18/10/2021. ROSA, Natalie. O que é cultura do cancelamento? O que significa nos mundos real e digital?. Canal Tech. Publicado em: 05/02/21. Disponível https: //canaltech.com.br/comportamento/o-que-e-cultura-do-cancelamento-164153/. Acesso em 20/05/2021. SANCHES, Mariana. O que é a 'cultura de cancelamento'. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53537542. Acesso em: 21 ago. 2021. TONELLI, Patrícia. A cultura do cancelamento digital e o tribunal da internet: Há limites para essa nova concepção?. Publicado em: 09/2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/85477/a-cultura-do-cancelamento-digital-e-o-tribunal-da-internetha-limites-para-essa-nova-concepcao. Acesso em: 18/10/2021. TUCUNDUVA, Rodrigo. O que são influenciadores digitais: 5 passos para incluir a estratégia em seu plano. Blog Lahar. Disponível em: https://blog.lahar.com.br/midias-sociais/o-que-sao-influenciadores-digitais/. Acesso em: 18/10/2021. UNIFOR. Redação Enem: O que é a cultura do cancelamento e como estudar sobre o tema. Publicado em: 01/03/2021. Disponível em https://www.unifor.br/web/melhor-profissao/redacao-enem-o-que-e-a-cultura-docancelamento-e-como-estudar-sobre-o-tema. Acesso: 23/04/2021. VIEIRA, Eduardo. Influenciadores, a fronteira final da publicidade. Meio e Mensagem. Publicado em: 24/05/2016. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2016/05/24/influenciadores-afronteira-final-da-publicidade.html. Acesso em: 18/10/2021. WIKIPEDIA. Black Lives Matter. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Lives_Matter. Acesso em: 18/10/2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALartigoculturadocancelamentopdfartigoculturadocancelamentopdfapplication/pdf325254http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3241/1/artigoculturadocancelamentopdf18ca858ef6ff1fcbbb177bdca5d26b28MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3241/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/32412022-04-20 17:29:16.169oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-04-20T20:29:16Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
title |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
spellingShingle |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais Silva, Alan Ferreira da, Guimarães, Jean José, Amorim, José Kaio Araújo, De Azevedo, José Pedro Cassiano 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda Redes Sociais Cancelamento Posicionamento |
title_short |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
title_full |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
title_fullStr |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
title_full_unstemmed |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
title_sort |
A mudança de comunicação das marcas com a cultura do cancelamento nas redes sociais |
author |
Silva, Alan Ferreira da, Guimarães, Jean José, Amorim, José Kaio Araújo, De Azevedo, José Pedro Cassiano |
author_facet |
Silva, Alan Ferreira da, Guimarães, Jean José, Amorim, José Kaio Araújo, De Azevedo, José Pedro Cassiano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Rafael Machado da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5560013843710199 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
... |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alan Ferreira da, Guimarães, Jean José, Amorim, José Kaio Araújo, De Azevedo, José Pedro Cassiano |
contributor_str_mv |
Cunha, Rafael Machado da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda |
topic |
6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda Redes Sociais Cancelamento Posicionamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Sociais Cancelamento Posicionamento |
description |
O presente artigo aborda um assunto amplamente polemizado nas mídias sociais, conhecido como cancelamento virtual. O movimento surgiu com intuito amigável, contudo hoje é controverso, pois não tem regras definidas e divide opiniões entre as pessoas. Antes utilizado para penalizar condutas e concepções incabíveis na sociedade moderna, agora permeia discussões acaloradas entre grupos distintos. A prática parte do ambiente digital, mas toma grandes proporções na vida de quem foi alvo, sobretudo os influenciadores digitais e as marcas. Em alguns casos, o boicote, a perda de credibilidade e o esgotamento são agravantes sérios, propiciando transtornos mais severos. As redes sociais permitem interação entre público e empresas, impactando na reputação e tomada de decisões dos clientes quando há um pronunciamento das mesmas acerca de qualquer tema. Além disso, observa-se a importância do posicionamento da marca, focado no usuário e em condutas sociais inclusivas, possibilitando à marca aumentar engajamento e seu brand equity. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-14T19:20:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-14 2022-03-14T19:20:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3241 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ABREU, Leandro. Reputação Digital: o que é, como protegê-la e cases de sucesso. Rockcontent. Publicado em: 11/01/2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/reputacao-digital/. Acesso em: 18/10/21. AMARO, Daniel. “Tribunal da internet”: precisamos falar sobre a cultura do cancelamento. Edição do Brasil. Publicado em: 12/02/21. Disponível em: http://edicaodobrasil.com.br/2021/02/12/tribunal-da-internet-precisamos-falar-sobrecultura-cancelamento/. Acesso em 18/10/21. BERTONCINI, Thays; MARIE, Erica. O "Tribunal da Internet" e os efeitos da cultura do cancelamento. Migalhas. Publicado em: 30/07/20. Disponível em https://www.migalhas.com.br/depeso/331363/o--tribunal-da-internet--e-os-efeitos-dacultura-do-cancelamento. Acesso em: 20/05/21. BOTELHO, Isabella; MENEZES, Ludmila. Cultura do Cancelamento e Posicionamento de Influenciadores. Mercadizar. Publicado em: 26/11/20. Disponível em https://mercadizar.com/noticias/cultura-do-cancelamento-eposicionamento-de-influenciadores/. Acesso em: 20/05/21. CAMPELLO, Filipe. “Nem sempre quem grita tem razão”, diz estudioso dos “cancelamentos”. [Entrevista Concedida a] Marcelo Marthe. Veja. Disponível em https://veja.abril.com.br/cultura/nem-sempre-quem-grita-tem-razao-diz-estudiosodos-cancelamentos/. Publicado em: 24/07/2020. CAMPOS, Weverton. O bbb, a cultura do cancelamento e o ataque a reputações. Publicado em: 14/02/2021. Disponível em https://www.agazeta.com.br/artigos/o-bbba-cultura-do-cancelamento-e-o-ataque-a-reputacoes-0221. Acesso em 20/04/2021. CARDOSO, Sarah; ZAGO, Camila; DA SILVA, Bianca Vieira. Jus.com.br. Discurso de ódio nas redes sociais. Publicado em: 01/2019. Disponível em https://jus.com.br/artigos/71639/discurso-de-odio-nas-redes-sociais. Acesso em: 23/08/21. COZER, Carolina. As piores falhas de marcas da década. 2020. Publicado em: 14/01/2020 Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2020/01/14/4- falhas-marcas-decada/. Acesso em: 21/08/2021. FERNANDES, Natalia. O papel da Assessoria de Imprensa na cultura do cancelamento. Publicado em: 05/02/21. Disponível em: 22 https://acontecendoaqui.com.br/marketing/artigo-o-papel-da-assessoria-deimprensa-na-cultura-do-cancelamento. Acesso em: 18/10/2021. GABRIEL, Lucas. O que é Brand Equity e como utilizá-lo no Marketing Digital. Rockcontent. Publicado em:14/02/2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/brand-equity/. Acesso em: 18/10/2021. HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ. Vozes, 2018. HONÓRIO, Bruno. Cultura do Cancelamento e Posicionamento de Influenciadores. [Entrevista concedida a] Isabella Botelho. Mercadizar. Publicado em: 26/11/2020. Disponível em: https://mercadizar.com/noticias/cultura-docancelamento-e-posicionamento-de-influenciadores/. Acesso em: 20/05/2021. INCRIVEL CLUB. 10+ Propagandas brasileiras que deram muito errado e viralizaram na internet. Disponível em: https://incrivel.club/admiracao-famosos/10- propagandas-brasileiras-que-deram-muito-errado-e-viralizaram-na-internet-829410/ Acesso em: 31/08/2021. ISTO É. Homem negro é espancado e morto em supermercado de Porto Alegre. Publicado em: 20/11/2020. Disponível em: https://istoe.com.br/homem-negro-eespancado-e-morto-em-supermercado-de-porto-alegre/. Acesso em: 31/08/2021. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Brasil, Aleph, 2015. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN,Iwan. Marketing 4.0 - Do Tradicional ao Digital. Sextante, 2017 MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo, Global Brands, 2006 MELO, Jo. Cultura do cancelamento: como funciona?. Zenklub. Publicado em: 10/02/2021. Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/cultura-docancelamento/. Acesso em: 18/10/2021. NEGÓCIOS SC. Cultura do cancelamento: como descancelar sua marca?. Publicado em: 17/05/2021. Disponível em: https://negociossc.com.br/blog/cultura-do-cancelamento-como-descancelar-suamarca/. Acesso em: 21/08/2021. PIOVESANA, Luiz. Influenciadores digitais: como usar o marketing de influência na estratégia do seu negócio?. Nuvemshop. Publicado em: 2021. Disponível em: https://www.nuvemshop.com.br/blog/nuvemcast-influenciadoresdigitais/. Acesso em: 18/10/2021. RESULTADOS DIGITAIS. Redes Sociais. Publicado em: 2017. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/. Acesso em: 20/05/2021. RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a Batalha por sua mente. São Paulo. M.Books do Brasil Ltda, 2009 ROCHA, Alberto. Cultura do cancelamento de marcas: o que é e como proteger meu negócio?. Americanas Marketplace. Disponível em: 23 https://blog.americanasmarketplace.com.br/2021/02/24/cancela/mento-das-marcaso-/que-e-essa-cultura-e-como-proteger-meu-negocio/. Acesso em: 18/10/2021. ROSA, Natalie. O que é cultura do cancelamento? O que significa nos mundos real e digital?. Canal Tech. Publicado em: 05/02/21. Disponível https: //canaltech.com.br/comportamento/o-que-e-cultura-do-cancelamento-164153/. Acesso em 20/05/2021. SANCHES, Mariana. O que é a 'cultura de cancelamento'. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53537542. Acesso em: 21 ago. 2021. TONELLI, Patrícia. A cultura do cancelamento digital e o tribunal da internet: Há limites para essa nova concepção?. Publicado em: 09/2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/85477/a-cultura-do-cancelamento-digital-e-o-tribunal-da-internetha-limites-para-essa-nova-concepcao. Acesso em: 18/10/2021. TUCUNDUVA, Rodrigo. O que são influenciadores digitais: 5 passos para incluir a estratégia em seu plano. Blog Lahar. Disponível em: https://blog.lahar.com.br/midias-sociais/o-que-sao-influenciadores-digitais/. Acesso em: 18/10/2021. UNIFOR. Redação Enem: O que é a cultura do cancelamento e como estudar sobre o tema. Publicado em: 01/03/2021. Disponível em https://www.unifor.br/web/melhor-profissao/redacao-enem-o-que-e-a-cultura-docancelamento-e-como-estudar-sobre-o-tema. Acesso: 23/04/2021. VIEIRA, Eduardo. Influenciadores, a fronteira final da publicidade. Meio e Mensagem. Publicado em: 24/05/2016. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2016/05/24/influenciadores-afronteira-final-da-publicidade.html. Acesso em: 18/10/2021. WIKIPEDIA. Black Lives Matter. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Lives_Matter. Acesso em: 18/10/2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário do Distrito Federal-UDF |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UDF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário do Distrito Federal-UDF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3241/1/artigoculturadocancelamentopdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3241/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18ca858ef6ff1fcbbb177bdca5d26b28 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1797153164933201920 |