O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Tuanny Cristina Augusto de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21023
Resumo: Resumo Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore. O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária, nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são consideradas como património imaterial pela UNESCO. Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão, seus impactos e a motivação de participantes e visitantes. Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa prática para eventos desse porte. Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes; Estância Turística Municipal de Olímpia. Abstract This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to be disseminated: the popular culture - folklore. The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible heritage. Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus understand the importance of studying its concept, management, impacts and the motivation of participants and visitors. The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to evidence what would be considered good practices for such events. Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; Olimpia
id RCAP_38743e8b977d4d1d550f9cb3c9dcd5bf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasilestudo de caso de Estância Turística de Olimpia, a capital nacional do folcloreEcoturismoTurismo culturalCultura popularFolcloreCostumesEstância Turística Municipal de OlímpiaResumo Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore. O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária, nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são consideradas como património imaterial pela UNESCO. Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão, seus impactos e a motivação de participantes e visitantes. Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa prática para eventos desse porte. Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes; Estância Turística Municipal de Olímpia. Abstract This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to be disseminated: the popular culture - folklore. The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible heritage. Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus understand the importance of studying its concept, management, impacts and the motivation of participants and visitors. The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to evidence what would be considered good practices for such events. Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; OlimpiaCarreira, Vivina AlmeidaRepositório ComumJesus, Tuanny Cristina Augusto de2018-02-05T18:19:56Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21023201843595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:59.910087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
estudo de caso de Estância Turística de Olimpia, a capital nacional do folclore
title O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
spellingShingle O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
Jesus, Tuanny Cristina Augusto de
Ecoturismo
Turismo cultural
Cultura popular
Folclore
Costumes
Estância Turística Municipal de Olímpia
title_short O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
title_full O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
title_fullStr O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
title_full_unstemmed O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
title_sort O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
author Jesus, Tuanny Cristina Augusto de
author_facet Jesus, Tuanny Cristina Augusto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carreira, Vivina Almeida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Tuanny Cristina Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoturismo
Turismo cultural
Cultura popular
Folclore
Costumes
Estância Turística Municipal de Olímpia
topic Ecoturismo
Turismo cultural
Cultura popular
Folclore
Costumes
Estância Turística Municipal de Olímpia
description Resumo Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore. O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária, nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são consideradas como património imaterial pela UNESCO. Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão, seus impactos e a motivação de participantes e visitantes. Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa prática para eventos desse porte. Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes; Estância Turística Municipal de Olímpia. Abstract This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to be disseminated: the popular culture - folklore. The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible heritage. Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus understand the importance of studying its concept, management, impacts and the motivation of participants and visitors. The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to evidence what would be considered good practices for such events. Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; Olimpia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T00:00:00Z
2017-12-12T00:00:00Z
2018-02-05T18:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21023
201843595
url http://hdl.handle.net/10400.26/21023
identifier_str_mv 201843595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130024298676224