O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21023 |
Resumo: | Resumo Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore. O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária, nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são consideradas como património imaterial pela UNESCO. Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão, seus impactos e a motivação de participantes e visitantes. Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa prática para eventos desse porte. Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes; Estância Turística Municipal de Olímpia. Abstract This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to be disseminated: the popular culture - folklore. The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible heritage. Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus understand the importance of studying its concept, management, impacts and the motivation of participants and visitors. The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to evidence what would be considered good practices for such events. Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; Olimpia |
id |
RCAP_38743e8b977d4d1d550f9cb3c9dcd5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasilestudo de caso de Estância Turística de Olimpia, a capital nacional do folcloreEcoturismoTurismo culturalCultura popularFolcloreCostumesEstância Turística Municipal de OlímpiaResumo Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore. O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária, nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são consideradas como património imaterial pela UNESCO. Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão, seus impactos e a motivação de participantes e visitantes. Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa prática para eventos desse porte. Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes; Estância Turística Municipal de Olímpia. Abstract This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to be disseminated: the popular culture - folklore. The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible heritage. Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus understand the importance of studying its concept, management, impacts and the motivation of participants and visitors. The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to evidence what would be considered good practices for such events. Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; OlimpiaCarreira, Vivina AlmeidaRepositório ComumJesus, Tuanny Cristina Augusto de2018-02-05T18:19:56Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21023201843595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:59.910087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil estudo de caso de Estância Turística de Olimpia, a capital nacional do folclore |
title |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil |
spellingShingle |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil Jesus, Tuanny Cristina Augusto de Ecoturismo Turismo cultural Cultura popular Folclore Costumes Estância Turística Municipal de Olímpia |
title_short |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil |
title_full |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil |
title_fullStr |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil |
title_full_unstemmed |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil |
title_sort |
O folclore e a sua relação com o turismo cultural no Brasil |
author |
Jesus, Tuanny Cristina Augusto de |
author_facet |
Jesus, Tuanny Cristina Augusto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carreira, Vivina Almeida Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Tuanny Cristina Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecoturismo Turismo cultural Cultura popular Folclore Costumes Estância Turística Municipal de Olímpia |
topic |
Ecoturismo Turismo cultural Cultura popular Folclore Costumes Estância Turística Municipal de Olímpia |
description |
Resumo Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore. O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária, nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são consideradas como património imaterial pela UNESCO. Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão, seus impactos e a motivação de participantes e visitantes. Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa prática para eventos desse porte. Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes; Estância Turística Municipal de Olímpia. Abstract This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to be disseminated: the popular culture - folklore. The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible heritage. Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus understand the importance of studying its concept, management, impacts and the motivation of participants and visitors. The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to evidence what would be considered good practices for such events. Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; Olimpia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T00:00:00Z 2017-12-12T00:00:00Z 2018-02-05T18:19:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21023 201843595 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21023 |
identifier_str_mv |
201843595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024298676224 |