Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200009 |
Resumo: | Proponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror. |
id |
RCAP_38756d4b0b3c375801c0219075d8aaa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-59542015000200009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonialEstudos de géneroEstudos fílmicosCinema ColonialEstado NovoCensuraRepresentações coloniais da mulherProponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror.OberCom2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200009Observatorio (OBS*) v.9 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200009Piçarra,Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:30:35ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
spellingShingle |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial Piçarra,Maria do Carmo Estudos de género Estudos fílmicos Cinema Colonial Estado Novo Censura Representações coloniais da mulher |
title_short |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_full |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_fullStr |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_full_unstemmed |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
title_sort |
Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial |
author |
Piçarra,Maria do Carmo |
author_facet |
Piçarra,Maria do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piçarra,Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de género Estudos fílmicos Cinema Colonial Estado Novo Censura Representações coloniais da mulher |
topic |
Estudos de género Estudos fílmicos Cinema Colonial Estado Novo Censura Representações coloniais da mulher |
description |
Proponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200009 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
OberCom |
publisher.none.fl_str_mv |
OberCom |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatorio (OBS*) v.9 n.2 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304451214737408 |