Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piçarra, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38887
Resumo: Proponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror.
id RCAP_8735070552d832b2d3b8c5f53b8f9e78
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonialWhite skin or dark skin: mask(s) of the woman "imagined" by colonial cinemaEstudos de géneroEstudos fílmicosCinema ColonialEstado NovoCensuraRepresentações coloniais da mulherGender studiesColonial cinemaCensorshipColonial representations of womenColonial cinema, Estado NovoFilm studiesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoProponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror.What I want to comprehend is how, during Portuguese Estado Novo, colonial cinema “imagined” woman. I lay out in “shot” women representations on the propaganda film Feitiço do Império (Empire’s spell, 1940), directed by António Lopes Ribeiro, before I examine, in “reverse shot”, the ones presented in forbidden films by the Censorship Commission: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (At least let my climb the palmtrees..., 1972). Finally I will analyse the woman filmic representation when cinema became the “eye of freedom” in militant films such as Sambizanga (1972), directed by Sarah Maldoror.(undefined)Observatório da Comunicação (OberCom)Universidade do MinhoPiçarra, Maria do Carmo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38887porPiçarra, M. D. C. (2015). Pele negra ou pele branca: máscara (s) da mulher imaginada pelo cinema colonial. Observatorio (OBS*), 9(2), 173-1871646-5954http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/908info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:28.283932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
White skin or dark skin: mask(s) of the woman "imagined" by colonial cinema
title Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
spellingShingle Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
Piçarra, Maria do Carmo
Estudos de género
Estudos fílmicos
Cinema Colonial
Estado Novo
Censura
Representações coloniais da mulher
Gender studies
Colonial cinema
Censorship
Colonial representations of women
Colonial cinema, Estado Novo
Film studies
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
title_full Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
title_fullStr Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
title_full_unstemmed Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
title_sort Pele negra ou pele branca: máscara(s) da mulher imaginada pelo cinema colonial
author Piçarra, Maria do Carmo
author_facet Piçarra, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Piçarra, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de género
Estudos fílmicos
Cinema Colonial
Estado Novo
Censura
Representações coloniais da mulher
Gender studies
Colonial cinema
Censorship
Colonial representations of women
Colonial cinema, Estado Novo
Film studies
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Estudos de género
Estudos fílmicos
Cinema Colonial
Estado Novo
Censura
Representações coloniais da mulher
Gender studies
Colonial cinema
Censorship
Colonial representations of women
Colonial cinema, Estado Novo
Film studies
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Proponho um contributo para a reflexão sobre como, durante o Estado Novo, a mulher foi “imaginada” pelo cinema colonial. Nesse âmbito analiso representações patentes no filme de propaganda, Feitiço do Império (1940), de António Lopes Ribeiro, contrapondo-lhe outras de filmes proibidos pela Comissão de Espectáculos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Moçambique por Faria de Almeida e Lopes Barbosa respectivamente. Estudo ainda a representação da mulher quando o cinema se assumiu como “olho da liberdade” em obras militantes como Sambizanga (1972), filmado por Sarah Maldoror.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38887
url http://hdl.handle.net/1822/38887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Piçarra, M. D. C. (2015). Pele negra ou pele branca: máscara (s) da mulher imaginada pelo cinema colonial. Observatorio (OBS*), 9(2), 173-187
1646-5954
http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Observatório da Comunicação (OberCom)
publisher.none.fl_str_mv Observatório da Comunicação (OberCom)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132272955228160