Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4600 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_38975327f3b8e487586c08780928a95f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4600 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de LisboaWeb 2.0marketing boca a boca electrónicorevisões onlinepequenas e médias empresaspequenos e médios hotéisWeb 2.0Electronic word of mouthOnline Reviewssmall and medium enterprisessmall and medium hotelsMestrado em Ciências EmpresariaisA evolução da internet para a sua segunda geração, a Web 2.0, insere no quotidiano social e empresarial novas tendências sociais e tecnologias, com características que, devido aos princípios que têm em comum, as tornam potencialmente favoráveis na integração da gestão de pequenas e médias empresas (PME). Este estudo investiga como é que as tecnologias Web 2.0, mais propriamente as revisões online podem auxiliar as PME nomeadamente os pequenos e médios hotéis (PMH). Para tal, foram recolhidos e analisados 1500 comentários de 50 pequenos e médios hotéis, quanto a diversos parâmetros e procurou-se cruzar essa informação para encontrar padrões que permitissem chegar a conclusões. Os resultados mostram que quarto, staff e localização foram os parâmetros mais frequentes nas revisões online analisadas e, limpeza, simpatia, prestabilidade e posição central os termos mais utilizados para os qualificar existindo uma tendência para avaliar os hotéis de forma positiva, e com notas elevadas. Esta investigação conclui que as revisões online podem ajudar a gestão dos pequenos e médios hotéis estudados, na tomada de decisões para aumentar a satisfação dos seus clientes e para dirigir os recursos existentes de forma eficiente.The Internet's evolution into their second generation, the Web 2.0, brought into the social and business daily routine, new social trends and technologies, with features that, due to the principles they have in common, make them potentially favorable to help the management of small and medium enterprises (SME). This study investigates how Web 2.0 technologies, in particular manner online reviews, can help small and medium enterprises, particularly small and medium sized hotels. To this end, 1500 comments of online reviews from 50 small and medium sized hotels were collected and analyzed, on various parameters, and the information was cross referenced in order to find patterns in the reviews that could lead to conclusions. The results show that the room, staff and location were the parameters most frequently referred in the reviews, being cleanliness, friendliness, helpfulness and central position the terms more used to qualify them. Tendencies to evaluate the hotels in a positive fashion, with the utilization of high ratings were identified. This research concludes that online reviews can help the management of the small and medium hotels that entered this study, in making decisions to increase customer satisfaction and to direct existing resources efficiently.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeChaves, Marcirio SilveiraRepositório da Universidade de LisboaGomes, Rodrigo Miguel Pinto2012-07-30T10:31:21Z2011-112011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4600porGomes, Rodrigo Miguel Pinto. 2011. "Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:13.974138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
title |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
spellingShingle |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa Gomes, Rodrigo Miguel Pinto Web 2.0 marketing boca a boca electrónico revisões online pequenas e médias empresas pequenos e médios hotéis Web 2.0 Electronic word of mouth Online Reviews small and medium enterprises small and medium hotels |
title_short |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
title_full |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
title_fullStr |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
title_sort |
Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa |
author |
Gomes, Rodrigo Miguel Pinto |
author_facet |
Gomes, Rodrigo Miguel Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedron, Cristiane Chaves, Marcirio Silveira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rodrigo Miguel Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 marketing boca a boca electrónico revisões online pequenas e médias empresas pequenos e médios hotéis Web 2.0 Electronic word of mouth Online Reviews small and medium enterprises small and medium hotels |
topic |
Web 2.0 marketing boca a boca electrónico revisões online pequenas e médias empresas pequenos e médios hotéis Web 2.0 Electronic word of mouth Online Reviews small and medium enterprises small and medium hotels |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11 2011-11-01T00:00:00Z 2012-07-30T10:31:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4600 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, Rodrigo Miguel Pinto. 2011. "Tecnologias Web 2.0 : O caso de Pequenos e Médios Hotéis no distrito de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130998884007936 |