Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/6842 |
Resumo: | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. OBJETIVOS: Apreender a estrutura das representações sociais de conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem. Identificar o campo das representações sociais de conhecimento em enfermagem, na perspectiva dos estudantes. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: A amostra foi constituída por 33 estudantes do 1º ano, 1º ciclo de Enfermagem, recém-admitidos na escola. A recolha dos dados foi realizada em Fevereiro 2011, através de questionário com questões que visavam a caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (conhecimento em enfermagem). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word® e processados nos softwares Evoc® e SIMI® que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: Verificou-se a idade média dos estudantes de 19,5 anos, com predomínio de respondentes do sexo feminino. Das 164 palavras evocadas, apuraram-se 33. Relevou da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem salienta-se o núcleo central constituído por sete elementos (investigação, desenvolvimento, ajudar, pessoas, prática, competência, empenho) e segunda periferia com quatro elementos (processos de diagnóstico, trabalho, disponibilidade para com os outros, responsabilidade). A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos ajudar, prática e pessoas. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos empenho, responsabilidade e trabalho e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Dos elementos salientados da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem evidencia-se a dimensão científica patente nos elementos investigação, desenvolvimento, competência e a dimensão de ajuda vinculada nos restantes elementos do núcleo central e que se reflecte, também, na segunda periferia. Palavras-chave: Representações sociais; Conhecimento em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem. Referências bibliográficas: - Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne. - Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004). Integrated knowledge and development in nursing (6th Ed). St Louis: Mosby. - Lopes, Manuel José (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Coimbra: Formasau. |
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