Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lopes, M. J., Sebastião, Luís
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/6842
Resumo: TÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. OBJETIVOS: Apreender a estrutura das representações sociais de conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem. Identificar o campo das representações sociais de conhecimento em enfermagem, na perspectiva dos estudantes. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: A amostra foi constituída por 33 estudantes do 1º ano, 1º ciclo de Enfermagem, recém-admitidos na escola. A recolha dos dados foi realizada em Fevereiro 2011, através de questionário com questões que visavam a caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (conhecimento em enfermagem). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word® e processados nos softwares Evoc® e SIMI® que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: Verificou-se a idade média dos estudantes de 19,5 anos, com predomínio de respondentes do sexo feminino. Das 164 palavras evocadas, apuraram-se 33. Relevou da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem salienta-se o núcleo central constituído por sete elementos (investigação, desenvolvimento, ajudar, pessoas, prática, competência, empenho) e segunda periferia com quatro elementos (processos de diagnóstico, trabalho, disponibilidade para com os outros, responsabilidade). A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos ajudar, prática e pessoas. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos empenho, responsabilidade e trabalho e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Dos elementos salientados da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem evidencia-se a dimensão científica patente nos elementos investigação, desenvolvimento, competência e a dimensão de ajuda vinculada nos restantes elementos do núcleo central e que se reflecte, também, na segunda periferia. Palavras-chave: Representações sociais; Conhecimento em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem. Referências bibliográficas: - Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne. - Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004). Integrated knowledge and development in nursing (6th Ed). St Louis: Mosby. - Lopes, Manuel José (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Coimbra: Formasau.
id RCAP_3899354399b2bb2e55635eed9ababaae
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/6842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de EnfermagemConhecimento em EnfermagemRepresentações SociaisEstudantes de EnfermagemTÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. OBJETIVOS: Apreender a estrutura das representações sociais de conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem. Identificar o campo das representações sociais de conhecimento em enfermagem, na perspectiva dos estudantes. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: A amostra foi constituída por 33 estudantes do 1º ano, 1º ciclo de Enfermagem, recém-admitidos na escola. A recolha dos dados foi realizada em Fevereiro 2011, através de questionário com questões que visavam a caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (conhecimento em enfermagem). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word® e processados nos softwares Evoc® e SIMI® que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: Verificou-se a idade média dos estudantes de 19,5 anos, com predomínio de respondentes do sexo feminino. Das 164 palavras evocadas, apuraram-se 33. Relevou da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem salienta-se o núcleo central constituído por sete elementos (investigação, desenvolvimento, ajudar, pessoas, prática, competência, empenho) e segunda periferia com quatro elementos (processos de diagnóstico, trabalho, disponibilidade para com os outros, responsabilidade). A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos ajudar, prática e pessoas. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos empenho, responsabilidade e trabalho e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Dos elementos salientados da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem evidencia-se a dimensão científica patente nos elementos investigação, desenvolvimento, competência e a dimensão de ajuda vinculada nos restantes elementos do núcleo central e que se reflecte, também, na segunda periferia. Palavras-chave: Representações sociais; Conhecimento em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem. Referências bibliográficas: - Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne. - Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004). Integrated knowledge and development in nursing (6th Ed). St Louis: Mosby. - Lopes, Manuel José (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Coimbra: Formasau.2012-12-14T15:10:48Z2012-12-142012-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/6842http://hdl.handle.net/10174/6842porFonseca, Ana; Lopes, Manuel José; Sebastião, Luís (2012) Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5simnaosimafonseca@uevora.ptmjl@uevora.ptlmss@uevora.pt229Fonseca, AnaLopes, M. J.Sebastião, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:44:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/6842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:43.437454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
title Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
spellingShingle Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
Fonseca, Ana
Conhecimento em Enfermagem
Representações Sociais
Estudantes de Enfermagem
title_short Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
title_full Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
title_fullStr Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
title_full_unstemmed Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
title_sort Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
author Fonseca, Ana
author_facet Fonseca, Ana
Lopes, M. J.
Sebastião, Luís
author_role author
author2 Lopes, M. J.
Sebastião, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana
Lopes, M. J.
Sebastião, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento em Enfermagem
Representações Sociais
Estudantes de Enfermagem
topic Conhecimento em Enfermagem
Representações Sociais
Estudantes de Enfermagem
description TÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. OBJETIVOS: Apreender a estrutura das representações sociais de conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem. Identificar o campo das representações sociais de conhecimento em enfermagem, na perspectiva dos estudantes. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: A amostra foi constituída por 33 estudantes do 1º ano, 1º ciclo de Enfermagem, recém-admitidos na escola. A recolha dos dados foi realizada em Fevereiro 2011, através de questionário com questões que visavam a caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (conhecimento em enfermagem). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word® e processados nos softwares Evoc® e SIMI® que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: Verificou-se a idade média dos estudantes de 19,5 anos, com predomínio de respondentes do sexo feminino. Das 164 palavras evocadas, apuraram-se 33. Relevou da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem salienta-se o núcleo central constituído por sete elementos (investigação, desenvolvimento, ajudar, pessoas, prática, competência, empenho) e segunda periferia com quatro elementos (processos de diagnóstico, trabalho, disponibilidade para com os outros, responsabilidade). A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos ajudar, prática e pessoas. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos empenho, responsabilidade e trabalho e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Dos elementos salientados da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem evidencia-se a dimensão científica patente nos elementos investigação, desenvolvimento, competência e a dimensão de ajuda vinculada nos restantes elementos do núcleo central e que se reflecte, também, na segunda periferia. Palavras-chave: Representações sociais; Conhecimento em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem. Referências bibliográficas: - Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne. - Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004). Integrated knowledge and development in nursing (6th Ed). St Louis: Mosby. - Lopes, Manuel José (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Coimbra: Formasau.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14T15:10:48Z
2012-12-14
2012-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/6842
http://hdl.handle.net/10174/6842
url http://hdl.handle.net/10174/6842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonseca, Ana; Lopes, Manuel José; Sebastião, Luís (2012) Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5
sim
nao
sim
afonseca@uevora.pt
mjl@uevora.pt
lmss@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136489981870080