Das representações sociais sobre a sexualidade dos Estudantes do 1º Ano do Curso de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7760 |
Resumo: | A sexualidade é caraterizada, enquanto conceito, por uma polissemia. Como objeto de estudo tem sido tratada sob diversas perspetivas, as mais marcantes centram-se no domínio biológico, bem como, no domínio psicossocial, relevando deste, uma visão da sexualidade como uma construção social e histórica produzida sobre as caraterísticas biológicas. Na enfermagem, a investigação sobre a sexualidade é recente. Os estudos mostram, ainda, este tema como um tabu que tem sido percecionado e reproduzido, não se tendo encontrado uma forma consistente de incorporar uma reflexão que seja promotora de competências para cuidar no âmbito da sexualidade. A partir da questão “Qual o universo semântico da representação sobre sexualidade dos estudantes de enfermagem do 1º ano do curos de enfermagem – 1º ciclo?”, desenvolveu-se um estudo exploratório com o objetivo de identificar o universo semântico do conceito de sexualidade na representação social dos estudantes de enfermagem do 1º ano do curso de enfermagem. Participaram 180 estudantes. Foi utilizado o teste de associação livre de palavras, recorrendo-se ao estímulo “a sexualidade é…”. O tratamento dos dados seguiu a análise descritiva e de conteúdo propostas por Bardin (2008). As palavras associadas à sexualidade foram organizadas nas dimensões: psicológica, biológica e sociocultural. Na dimensão psicológica emergiram as subdimensões: expressão de emoções, experiência individual e comunicação interpessoal, o que revela um carácter construído ligado à aprendizagem da sexualidade. Do ponto de vista da dimensão biológica da sexualidade, para estes estudantes de enfermagem, a representação da sexualidade organizou-se nas subdimensões procriativa, prazenteira, motivação sexual e expressão física. A dimensão sociocultural ancorou-se nas subdimensões: interação social, visão social emancipadora e valores culturais. Esta dimensão, ainda que menos expressiva em termos de evocações, é determinante para a vivência da sexualidade. Em termos de conclusões, identifica-se uma representação social da sexualidade com um significado tendencialmente conservador ou normativo, sobretudo no que se relaciona com o papel de género atribuído ao feminino, quando se valoriza uma vinculação afetiva na relação com o outro. Esboça-se também, um significado mais aberto da sexualidade que se estrutura em torno do corpo, do prazer e na menor expressividade da função procriativa. Emerge a importância do estudo da sexualidade na educação em enfermagem |
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