Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008
Resumo: Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.
id RCAP_389c7c199cfe4c8e9ebed620558edc7d
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872005000200008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escritaGênero discursivoLetramentoReescritaSócio-interacionismoConcebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008Revista Portuguesa de Educação v.18 n.2 2005reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008Silva,Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:39Zoai:scielo:S0871-91872005000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:14.106871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
title Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
spellingShingle Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
Silva,Wagner Rodrigues
Gênero discursivo
Letramento
Reescrita
Sócio-interacionismo
title_short Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
title_full Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
title_fullStr Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
title_full_unstemmed Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
title_sort Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
author Silva,Wagner Rodrigues
author_facet Silva,Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Letramento
Reescrita
Sócio-interacionismo
topic Gênero discursivo
Letramento
Reescrita
Sócio-interacionismo
description Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.18 n.2 2005
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137273905676288