Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008 |
Resumo: | Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola. |
id |
RCAP_389c7c199cfe4c8e9ebed620558edc7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872005000200008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escritaGênero discursivoLetramentoReescritaSócio-interacionismoConcebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008Revista Portuguesa de Educação v.18 n.2 2005reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008Silva,Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:39Zoai:scielo:S0871-91872005000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:14.106871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
title |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
spellingShingle |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita Silva,Wagner Rodrigues Gênero discursivo Letramento Reescrita Sócio-interacionismo |
title_short |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
title_full |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
title_fullStr |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
title_full_unstemmed |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
title_sort |
Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita |
author |
Silva,Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva,Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo Letramento Reescrita Sócio-interacionismo |
topic |
Gênero discursivo Letramento Reescrita Sócio-interacionismo |
description |
Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872005000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.18 n.2 2005 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137273905676288 |