O desenvolvimento estratégico internacional da Delta Cafés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael João Domingues de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8484
Resumo: Num mundo cada vez mais global e competitivo, a importância da estratégia e do desenvolvimento empresarial emerge como aspeto fundamental para o dia-a-dia de uma organização. O presente caso de estudo analisa a indústria do café e, de forma mais detalhada, a Delta Cafés. Líder de mercado em Portugal, a Delta Cafés procura atualmente expandir os seus negócios, aproveitando a sua presença internacional de modo a diversificar as suas receitas e procurando um equilíbrio entre as operações nacionais e internacionais. Assim, torna-se relevante para a empresa redefinir a sua estratégia, nomeadamente as suas operações nos mercados onde já se encontra presente como também na procura de novos mercados para crescer e ir de encontro às expetativas da organização. Escolhendo o caso de estudo como metodologia do estudo, analisou-se toda a envolvente da empresa. Partindo da identificação de novos mercados e definindo estratégias a nível de negócio, corporativo e linha de produto, bem como modalidades de entrada nos mercados internacionais e respetivas estratégias e posterior implementação, procurou-se responder da melhor forma às questões com as quais a Delta Cafés se depara e que ditarão o futuro e o sucesso pretendido pela empresa. As principais conclusões a retirar do caso é que a Delta Cafés terá que invariavelmente apostar em novos mercados, localizados em países emergentes e exportadores de café, onde o consumo de café cresce a ritmos mais fortes do que nos mercados onde a empresa está inserida, apostando nas aquisições ou então no investimento direto externo (IDE). A Delta Cafés também terá que apostar na diversificação dos seus produtos, visto que novos mercados possuem diferentes consumidores com diferentes exigências, tornando-se assim numa empresa global, mas adaptando os seus produtos ao mercado local.
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