Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Miguel Dias Rego Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4910
Resumo: Este caso de estudo reveste-se de grande importância tendo em conta o actual contexto mundial, marcado por uma concorrência cada vez mais feroz e por uma globalização das empresas, na medida em que aborda o planeamento da estratégia corporativa à escala global. A exploração da temática no caso de estudo pretende ser uma ferramenta de estudo que possibilite, ao seu público-alvo conhecer e trabalhar as ferramentas de análise e de formulação estratégia empresarial. Pretende também, levar a tomadas de decisão e a um estímulo da capacidade crítica e de trabalho em grupo, competências que são cada vez mais essenciais no desenvolvimento do indivíduo. O tema incide sobre a indústria mundial do calçado, mais especificamente, o caso da marca brasileira Havaianas. A análise à marca não se limitou à análise dos números apresentados nos últimos anos. O objectivo foi entender quais as variáveis qualitativas que estão presentes na cultura da empresa, fazendo da mesma líder do mercado nacional e com um forte reconhecimento internacional já adquirido. Factores como a inovação e criatividade do produto e a imagem da marca são cada vez mais importantes elos diferenciadores entre produtos e entre empresas, pelo que o investimento nos mesmos deve ser efectuado, de acordo com os objectivos das mesmas. Todos os instrumentos de análise utilizados no caso, pretendem identificar qual a posição assumida pela marca Havaianas, avaliando as suas vantagens competitivas face à concorrência, e indicar um caminho possível para o crescimento da expansão internacional, dentro dos objectivos definidos pela empresa.
id RCAP_d213221ac51c6b491d0b5650ae376946
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalizaçãoEstratégiaExpansão internacionalHavaianasFranchisingStrategyInternational expansionEste caso de estudo reveste-se de grande importância tendo em conta o actual contexto mundial, marcado por uma concorrência cada vez mais feroz e por uma globalização das empresas, na medida em que aborda o planeamento da estratégia corporativa à escala global. A exploração da temática no caso de estudo pretende ser uma ferramenta de estudo que possibilite, ao seu público-alvo conhecer e trabalhar as ferramentas de análise e de formulação estratégia empresarial. Pretende também, levar a tomadas de decisão e a um estímulo da capacidade crítica e de trabalho em grupo, competências que são cada vez mais essenciais no desenvolvimento do indivíduo. O tema incide sobre a indústria mundial do calçado, mais especificamente, o caso da marca brasileira Havaianas. A análise à marca não se limitou à análise dos números apresentados nos últimos anos. O objectivo foi entender quais as variáveis qualitativas que estão presentes na cultura da empresa, fazendo da mesma líder do mercado nacional e com um forte reconhecimento internacional já adquirido. Factores como a inovação e criatividade do produto e a imagem da marca são cada vez mais importantes elos diferenciadores entre produtos e entre empresas, pelo que o investimento nos mesmos deve ser efectuado, de acordo com os objectivos das mesmas. Todos os instrumentos de análise utilizados no caso, pretendem identificar qual a posição assumida pela marca Havaianas, avaliando as suas vantagens competitivas face à concorrência, e indicar um caminho possível para o crescimento da expansão internacional, dentro dos objectivos definidos pela empresa.The importance of this case study is far more important considering the competitive and fierce global economy and the globalization of other companies, since it is about global corporative strategy. The wide study of this theme is set to be a helping tool for the target audience to understand and work with the strategical analysis and formulation tools. It is also set to lead to decision taking and stimulate the critical capacity and group-work ability. This work is about the world’s shoe industry, in particular the Brazilian brand Havaianas, but the analysis wasn’t only about the results of recent years. The main purpose was to understand the variables that make this brand and this company a leader on home market and a well-known brand all over the world. Because innovation, creativity and brand image are so important factors in differentiating products, this investment should be made, following company’s strategy and objectives. All tools used in this case study were meant to identify Havaiana’s market strategy by evaluating it’s advantages facing competitors and set a way for growth and international expansion, fulfilling the goals set by the company.2013-05-09T11:07:16Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4910porSousa, Miguel Dias Rego Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:18.571702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
title Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
spellingShingle Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
Sousa, Miguel Dias Rego Melo
Estratégia
Expansão internacional
Havaianas
Franchising
Strategy
International expansion
title_short Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
title_full Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
title_fullStr Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
title_full_unstemmed Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
title_sort Sandálias Havaianas: decisão estratégica de internacionalização
author Sousa, Miguel Dias Rego Melo
author_facet Sousa, Miguel Dias Rego Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Miguel Dias Rego Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Expansão internacional
Havaianas
Franchising
Strategy
International expansion
topic Estratégia
Expansão internacional
Havaianas
Franchising
Strategy
International expansion
description Este caso de estudo reveste-se de grande importância tendo em conta o actual contexto mundial, marcado por uma concorrência cada vez mais feroz e por uma globalização das empresas, na medida em que aborda o planeamento da estratégia corporativa à escala global. A exploração da temática no caso de estudo pretende ser uma ferramenta de estudo que possibilite, ao seu público-alvo conhecer e trabalhar as ferramentas de análise e de formulação estratégia empresarial. Pretende também, levar a tomadas de decisão e a um estímulo da capacidade crítica e de trabalho em grupo, competências que são cada vez mais essenciais no desenvolvimento do indivíduo. O tema incide sobre a indústria mundial do calçado, mais especificamente, o caso da marca brasileira Havaianas. A análise à marca não se limitou à análise dos números apresentados nos últimos anos. O objectivo foi entender quais as variáveis qualitativas que estão presentes na cultura da empresa, fazendo da mesma líder do mercado nacional e com um forte reconhecimento internacional já adquirido. Factores como a inovação e criatividade do produto e a imagem da marca são cada vez mais importantes elos diferenciadores entre produtos e entre empresas, pelo que o investimento nos mesmos deve ser efectuado, de acordo com os objectivos das mesmas. Todos os instrumentos de análise utilizados no caso, pretendem identificar qual a posição assumida pela marca Havaianas, avaliando as suas vantagens competitivas face à concorrência, e indicar um caminho possível para o crescimento da expansão internacional, dentro dos objectivos definidos pela empresa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-04
2013-05-09T11:07:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4910
url http://hdl.handle.net/10071/4910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134894708752384