A evolução do sistema educativo brasileiro (1549-2017) e sua aplicacão nas escolas estaduais de Santarém (zona urbana): questão de cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6850 |
Resumo: | O trabalho in tese se propõe a analisar a evolução do Sistema Educativo Brasileiro, levando em consideração seu contexto histórico, considerando a presença de suas normas legislativas e políticas sociais educativas escalonadas, como também compreender a educação formal através Ministério da Educação como órgão maior da educação brasileira, cuja área de competência a Política Nacional de Educação se efetiva através das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação-PNE, Plano do Estado do Pará-PEP, Conselhos Federal de Educação-CFE e Conselho Estadual de Educação, analisando os aspectos de origem e evolução com a prática educacional dos docentes das escolas estaduais da cidade de Santarém, levando em consideração marcos desde de (1549 até 2017), afim de promover a chamada educação, pública, universal, de qualidade, que garanta a cidadania aos alunos e dignidade aos docentes a nível local, nos moldes da Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Partindo do objetivo central, Confrontar a análise documental da Legislação Educacional Brasileira (Federais e Estadual) com a prática educativa dos professores das unidades escolares estaduais de Santarém (Zona Urbana) e como objetivos específicos. A metodologia utilizada neste trabalho de projeto foi a qualitativa, decorrente de uma pesquisa bibliografia e achados legislativos nas suas instancias nacional, estadual e local (Projeto Político Pedagógico - PPP das escolas), e como técnica na busca de dados foram escolhidos, 1 questionário com perguntas fechadas e abertas divididos em tópicos: 1. Dados Sociobiograficos 2.Conhecimento do Sistema Educacional Brasileiro 3.Competencia da SEDUC/Pa 4. Práticas nas Escolas, aplicada em um universo constituído de 40 docentes de duas Escolas Estaduais da cidade de Santarém: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Romana Tavares Leal. Ambas escolas com suas peculiaridades particulares, históricas, sociais, financeiras que refletem diretamente no andamento da aprendizagem dos alunos e consequentemente nas práticas educacionais dos docentes. |
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A evolução do sistema educativo brasileiro (1549-2017) e sua aplicacão nas escolas estaduais de Santarém (zona urbana): questão de cidadaniaSistema educativo brasileiroLDB-Leis de Diretrizes e Bases da EducaçãoPNEPlano Nacional de EducaçãoSEDUC-PA Secretaria de Educação do Estado do ParáBrazilian education systemLDB-Laws and Education BasesPNENational Education PlanEDUC-PA Education Department of the State of ParáDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho in tese se propõe a analisar a evolução do Sistema Educativo Brasileiro, levando em consideração seu contexto histórico, considerando a presença de suas normas legislativas e políticas sociais educativas escalonadas, como também compreender a educação formal através Ministério da Educação como órgão maior da educação brasileira, cuja área de competência a Política Nacional de Educação se efetiva através das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação-PNE, Plano do Estado do Pará-PEP, Conselhos Federal de Educação-CFE e Conselho Estadual de Educação, analisando os aspectos de origem e evolução com a prática educacional dos docentes das escolas estaduais da cidade de Santarém, levando em consideração marcos desde de (1549 até 2017), afim de promover a chamada educação, pública, universal, de qualidade, que garanta a cidadania aos alunos e dignidade aos docentes a nível local, nos moldes da Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Partindo do objetivo central, Confrontar a análise documental da Legislação Educacional Brasileira (Federais e Estadual) com a prática educativa dos professores das unidades escolares estaduais de Santarém (Zona Urbana) e como objetivos específicos. A metodologia utilizada neste trabalho de projeto foi a qualitativa, decorrente de uma pesquisa bibliografia e achados legislativos nas suas instancias nacional, estadual e local (Projeto Político Pedagógico - PPP das escolas), e como técnica na busca de dados foram escolhidos, 1 questionário com perguntas fechadas e abertas divididos em tópicos: 1. Dados Sociobiograficos 2.Conhecimento do Sistema Educacional Brasileiro 3.Competencia da SEDUC/Pa 4. Práticas nas Escolas, aplicada em um universo constituído de 40 docentes de duas Escolas Estaduais da cidade de Santarém: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Romana Tavares Leal. Ambas escolas com suas peculiaridades particulares, históricas, sociais, financeiras que refletem diretamente no andamento da aprendizagem dos alunos e consequentemente nas práticas educacionais dos docentes.The thesis aims to analyze the evolution of the Brazilian Educational System, taking into account its historical context, considering the presence of its legislative norms and social educational policies staggered, as well as to understand formal education through the Ministry of Education as the major body of education the National Education Policy-PNE, the State of Pará-PEP Plan, the Federal Council of Education-CFE and the State Board of Education, analyzing aspects of origin and evolution with the educational practice of the teachers of the state schools of the city of Santarém, taking into account milestones from (1549 to 2017), in order to promote the so-called quality public education, universal, citizenship to students and dignity to teachers at local level, according to the Constitution Faith and the Law of Guidelines and Bases of Education. Starting from the central objective, to confront the documentary analysis of the Brazilian Educational Legislation (Federal and State) with the educational practice of the teachers of the state school units of Santarém (Urban Zone) and as the specific objectives. The methodology used in this project work was qualitative, resulting from a bibliographical research and legislative findings in its national, state and local instances (Pedagogical Political Project - PPP of schools), and as a technique in the search of data were chosen, 1 questionnaire with closed and open questions divided into topics: 1. Sociobiographical data 2. Knowledge of the Educational Systems 3. SEDUC-Pa competence 4. Practice in Schools, applied in a universe composed of 40 teachers from two State Schools of the city of Santarém: State School of Elementary and Middle School Frei Ambrósio and State School of Elementary and Middle School Tavares Leal. Both schools with their particular, historical, social and financial peculiarities that directly reflect on the progress of students' learning and consequently on the educational practices of teachers.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Julia Ena Lemos2018-07-26T14:19:43Z2018-07-06T00:00:00Z2018-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:14Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:45.170808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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