A adaptação televisiva como extensão da voz do autor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12982 |
Resumo: | Tomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra. |
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A adaptação televisiva como extensão da voz do autorMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSAUDIOVISUALCINEMASÉRIES TELEVISIVASNARRATIVAGAIMAN, NEILTELEVISION SERIESNARRATIVETomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra.Taking the television series American Gods, adapted from the homonymous novel written by Neil Gaiman, as its main object of analysis, the present research aims at the presence of the Author's Voice in the resulting audiovisual product after the adaptation process. In addition, considering the longevity of a TV series format project, attention will also be paid to the effects inflicted to this element, resulting from possible aesthetic variations that may occur in the transitions in between seasons. To verify the hypothesis that a television adaptation can be considered an extension of the original author's voice, the analytical practice will seek to examine, in detail, the characteristics of the narrative text presented both in Gaiman’s literary works and in each of the three seasons of the adapted series released from 2017 to 2021. In this way, it is believed, it will be possible to confront, in addition to the content that constitutes the narrative, the way in which this same story is told in different media by different writing crews and, thus, to verify if it is possible for something that resembles the original way to tell the story to be maintained even when undergoing the changes inherent to the adaptation process and, in case of a confirmation, what are the conditions for this to occur.2022-07-11T15:08:13Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12982TID:203032020porDoranti, Filipe de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:51.673128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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