Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Pedro M G C R
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2270
Resumo: O presente relatório expõe uma reflexão sobre atividade desenvolvida no Estágio Profissionalizante, ao longo do ano letivo 2011/2012. O Estágio Profissionalizante é uma etapa e uma oportunidade enquadrada na nossa formação que, a nível profissional, académico e pessoal, adquirimos uma vasta gama de aprendizagens / experiências que visam uma melhor possibilidade de integração no mercado de trabalho. Assim, durante o estágio, podemos colocar em prática ensinamentos que adquirimos, possibilitando-nos, estes, reforçar capacidades, destrezas, valores e atitudes necessários na futura vida profissional. Tendo consciência desta realidade e motivados por razões de carácter pessoal, optámos por fazer este percurso no âmbito dos desportos coletivos, mais concretamente, na modalidade de futebol. O futebol é um dos jogos desportivos coletivos mais praticado e apreciado a nível mundial e desperta o interesse de diferentes intervenientes (treinadores, jogadores e adeptos). Neste sentido, e para uma melhor compreensão de diferentes fatores que intervêm no processo de treino, procurámos realizar um estudo que visasse perceber quais as perceções dos atletas e treinadores relativamente às competências do treinador e tivesse como principal objetivo verificar se havia conformidade nas respostas obtidas nos dois grupos (atletas e treinadores). Para a concretização desta investigação, recorremos a uma amostra de conveniência de 20 atletas (idade média de 10,7 anos) e 15 treinadores (idade média de 28,33 anos). O instrumento utilizado foi um questionário concebido a partir dos itens da Coaching Efficacy Scale (CES), validado por Feltz, Chase, Moritz e Sullivan (1999) para Portugal, destinado a treinadores e atletas com o objetivo de conhecer quais as competências mais importantes identificadas no treinador/atleta, e aquelas que estes utilizam efetivamente. Como principais resultados destacaríamos a importância desta etapa formativa na ligação do saber académico ao saber prático, onde se evidenciaou a importância que o treinador detém no desempenho de uma equipa. Outra conclusão está relacionada com competências psicológicas e técnicas que surgem como as mais valorizadas para a obtenção do sucesso.
id RCAP_38c679d1b901f2dea91b4d81adec748b
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento, conceção e realização de uma época desportivaFutebolTreinoTreinadorModelo de jogoPlanificaçãoJovens AtletasO presente relatório expõe uma reflexão sobre atividade desenvolvida no Estágio Profissionalizante, ao longo do ano letivo 2011/2012. O Estágio Profissionalizante é uma etapa e uma oportunidade enquadrada na nossa formação que, a nível profissional, académico e pessoal, adquirimos uma vasta gama de aprendizagens / experiências que visam uma melhor possibilidade de integração no mercado de trabalho. Assim, durante o estágio, podemos colocar em prática ensinamentos que adquirimos, possibilitando-nos, estes, reforçar capacidades, destrezas, valores e atitudes necessários na futura vida profissional. Tendo consciência desta realidade e motivados por razões de carácter pessoal, optámos por fazer este percurso no âmbito dos desportos coletivos, mais concretamente, na modalidade de futebol. O futebol é um dos jogos desportivos coletivos mais praticado e apreciado a nível mundial e desperta o interesse de diferentes intervenientes (treinadores, jogadores e adeptos). Neste sentido, e para uma melhor compreensão de diferentes fatores que intervêm no processo de treino, procurámos realizar um estudo que visasse perceber quais as perceções dos atletas e treinadores relativamente às competências do treinador e tivesse como principal objetivo verificar se havia conformidade nas respostas obtidas nos dois grupos (atletas e treinadores). Para a concretização desta investigação, recorremos a uma amostra de conveniência de 20 atletas (idade média de 10,7 anos) e 15 treinadores (idade média de 28,33 anos). O instrumento utilizado foi um questionário concebido a partir dos itens da Coaching Efficacy Scale (CES), validado por Feltz, Chase, Moritz e Sullivan (1999) para Portugal, destinado a treinadores e atletas com o objetivo de conhecer quais as competências mais importantes identificadas no treinador/atleta, e aquelas que estes utilizam efetivamente. Como principais resultados destacaríamos a importância desta etapa formativa na ligação do saber académico ao saber prático, onde se evidenciaou a importância que o treinador detém no desempenho de uma equipa. Outra conclusão está relacionada com competências psicológicas e técnicas que surgem como as mais valorizadas para a obtenção do sucesso.Instituto Politécnico da Guarda2016-05-13T15:23:21Z2016-05-132014-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2270http://hdl.handle.net/10314/2270TID:201005638porGarcia, Pedro M G C Rinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:05Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:56.920619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
title Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
spellingShingle Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
Garcia, Pedro M G C R
Futebol
Treino
Treinador
Modelo de jogo
Planificação
Jovens Atletas
title_short Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
title_full Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
title_fullStr Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
title_full_unstemmed Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
title_sort Planeamento, conceção e realização de uma época desportiva
author Garcia, Pedro M G C R
author_facet Garcia, Pedro M G C R
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Pedro M G C R
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Treino
Treinador
Modelo de jogo
Planificação
Jovens Atletas
topic Futebol
Treino
Treinador
Modelo de jogo
Planificação
Jovens Atletas
description O presente relatório expõe uma reflexão sobre atividade desenvolvida no Estágio Profissionalizante, ao longo do ano letivo 2011/2012. O Estágio Profissionalizante é uma etapa e uma oportunidade enquadrada na nossa formação que, a nível profissional, académico e pessoal, adquirimos uma vasta gama de aprendizagens / experiências que visam uma melhor possibilidade de integração no mercado de trabalho. Assim, durante o estágio, podemos colocar em prática ensinamentos que adquirimos, possibilitando-nos, estes, reforçar capacidades, destrezas, valores e atitudes necessários na futura vida profissional. Tendo consciência desta realidade e motivados por razões de carácter pessoal, optámos por fazer este percurso no âmbito dos desportos coletivos, mais concretamente, na modalidade de futebol. O futebol é um dos jogos desportivos coletivos mais praticado e apreciado a nível mundial e desperta o interesse de diferentes intervenientes (treinadores, jogadores e adeptos). Neste sentido, e para uma melhor compreensão de diferentes fatores que intervêm no processo de treino, procurámos realizar um estudo que visasse perceber quais as perceções dos atletas e treinadores relativamente às competências do treinador e tivesse como principal objetivo verificar se havia conformidade nas respostas obtidas nos dois grupos (atletas e treinadores). Para a concretização desta investigação, recorremos a uma amostra de conveniência de 20 atletas (idade média de 10,7 anos) e 15 treinadores (idade média de 28,33 anos). O instrumento utilizado foi um questionário concebido a partir dos itens da Coaching Efficacy Scale (CES), validado por Feltz, Chase, Moritz e Sullivan (1999) para Portugal, destinado a treinadores e atletas com o objetivo de conhecer quais as competências mais importantes identificadas no treinador/atleta, e aquelas que estes utilizam efetivamente. Como principais resultados destacaríamos a importância desta etapa formativa na ligação do saber académico ao saber prático, onde se evidenciaou a importância que o treinador detém no desempenho de uma equipa. Outra conclusão está relacionada com competências psicológicas e técnicas que surgem como as mais valorizadas para a obtenção do sucesso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-26T00:00:00Z
2016-05-13T15:23:21Z
2016-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2270
http://hdl.handle.net/10314/2270
TID:201005638
url http://hdl.handle.net/10314/2270
identifier_str_mv TID:201005638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136910365425664