Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Pacheco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Franco, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7048
Resumo: O presente artigo emerge do projeto educacional EQuIPES – Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, sediado no Instituto Politécnico de Viseu, cujo objetivo principal é caracterizar e contribuir para a qualidade das práticas pedagógicas da comunidade docente desta Instituição do Ensino Superior, com especial enfoque na Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa tem sido amplamente proclamada nos discursos relativos ao Ensino Superior, a nível nacional e internacional. Subsistem, contudo, questões conceptuais e de definição, assim como questões práticas, que se revelam pertinentes. Face à sua preconizada importância no âmbito do Ensino Superior, e centralidade para o projeto EQuIPES, propomo-nos a realizar o seguinte, no presente artigo: (i) explorar a relevância da implementação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior; (ii) identificar e descrever metodologias e estratégias de Aprendizagem Ativa implementadas no Ensino Superior; (iii) analisar o(s) conceito(s) de Aprendizagem Ativa e discernir as suas dimensões-chave; e (iv) avançar com considerações sobre questões em aberto e pontos críticos nesta área, referentes, nomeadamente, a linhas de investigação que poderiam contribuir para o esclarecimento de quem investiga a Aprendizagem Ativa e/ou implementa práticas de Aprendizagem Ativa e, também, a estratégias de apoio à disseminação das práticas orientadas para a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Estes propósitos orientaram uma revisão de estudos publicados sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior que sustenta o presente artigo. Neste âmbito, partindo da premissa de que a Aprendizagem Ativa é aliada da qualidade pedagógica no Ensino Superior, poderá ser crucial acompanhar as/os docentes, por um lado, na reflexão sobre as suas práticas pedagógicas e, por outro lado, na apropriação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa, nomeadamente em projetos associados aos modos de ser docente e de praticar o ser docente no Ensino Superior.
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Face à sua preconizada importância no âmbito do Ensino Superior, e centralidade para o projeto EQuIPES, propomo-nos a realizar o seguinte, no presente artigo: (i) explorar a relevância da implementação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior; (ii) identificar e descrever metodologias e estratégias de Aprendizagem Ativa implementadas no Ensino Superior; (iii) analisar o(s) conceito(s) de Aprendizagem Ativa e discernir as suas dimensões-chave; e (iv) avançar com considerações sobre questões em aberto e pontos críticos nesta área, referentes, nomeadamente, a linhas de investigação que poderiam contribuir para o esclarecimento de quem investiga a Aprendizagem Ativa e/ou implementa práticas de Aprendizagem Ativa e, também, a estratégias de apoio à disseminação das práticas orientadas para a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Estes propósitos orientaram uma revisão de estudos publicados sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior que sustenta o presente artigo. Neste âmbito, partindo da premissa de que a Aprendizagem Ativa é aliada da qualidade pedagógica no Ensino Superior, poderá ser crucial acompanhar as/os docentes, por um lado, na reflexão sobre as suas práticas pedagógicas e, por outro lado, na apropriação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa, nomeadamente em projetos associados aos modos de ser docente e de praticar o ser docente no Ensino Superior.The present paper emerges from the educational project EQuIPES – Study of the Quality and Pedagogical Innovation in Higher Education, based on the Polytechnic Institute of Viseu, and which main goal is to characterize and contribute to the quality of faculty’s pedagogical practices at this Higher Education Institution, with a special focus on Active Learning. Active Learning has been broadly announced in the discourse concerning Higher Education, at a national and international level. Relevant conceptual and definition issues subsist, however, as well as practical issues. In light of its advocated relevance in the context of Higher Education, as well as its centrality to the EQuIPES project, we propose to undertake the following in the present paper: (i) to explore the relevance of implementing Active Learning methodologies and/or strategies in Higher Education; (ii) to identify and describe Active Learning methodologies and strategies used in Higher Education; (iii) to analyze the concept(s) of Active Learning and discern its key-dimensions; and (iv) to make considerations about questions that have not yet been answered to, as well as critical areas in this field, namely referring to lines of research that could contribute to enlighten those who research Active Learning and/or those who implement Active Learning practices and, furthermore, to strategies to support the dissemination of practices oriented to Active Learning in Higher Education. These goals guided a revision of studies published on Active Learning in Higher Education, which underpins the present paper. Here, and starting from the premise that Active Learning is an ally of pedagogical quality in Higher Education, it might be crucial to accompany faculty, on the one hand, in reflecting on their pedagogical practices and, on the other hand, in incorporating Active Learning methodologies and/or strategies, namely in the context of projects associated to ways of being a teacher and practicing teaching in Higher Education.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFigueiredo, Maria PachecoFranco, Amanda2022-01-28T14:56:56Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7048porFranco, A., & Figueiredo, M. P. (2021). Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior. 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