O Conselho Pedagógico: atuação face ao insucesso escolar e às dificuldades de aprendizagem dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Graça Maria Carvalho Rigueiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5472
Resumo: Por razões profissionais, o interesse pela investigação na área da Educação e da Escola é um desafio constante. Por isso, o trabalho de investigação que nos propomos realizar insere-se na área da administração e gestão escolar. O nosso estudo incidirá no conselho pedagógico enquanto órgão de administração e gestão especialmente responsável pela orientação pedagógica. Delimitar-se-á o estudo à atuação do conselho pedagógico analisando as práticas e dinâmicas existentes nos últimos três anos dos agrupamentos agora agregados. Assim, a seguir a uma breve introdução na qual se explicitará a problemática a abordar, no Capítulo I, far-se-á o enquadramento do estudo e a respetiva fundamentação teórica, salientando a relevância atual de algumas das principais teorias sobre organização escolar, as suas caraterísticas e os desafios que se lhe colocam enquanto instituição pública. No capítulo II, dedicado à metodologia – que consiste no estudo de três casos – far-se-á a fundamentação empírica que nos levará à problemática e às hipóteses iniciais. Por fim, no capítulo III, apresentaremos aquilo que julgamos serem os contributos da investigação para o conhecimento mais profundo desta problemática e onde também se avaliará e em que aspetos os contributos da investigação para a comunidade académica e avaliará se e em que aspetos as questões teóricas da investigação e os objetivos são ou não confirmados.
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