As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200011 |
Resumo: | É cada vez mais comum o uso das tecnologias digitais por pais e educadores de infância para realizar atividades promotoras de aprendizagem com as crianças, tais como fazer uma pesquisa na Internet ou jogar um jogo didático. A conceção de uma plataforma tecnológica que promova a comunicação entre pais e educadores poderá potenciar o envolvimento parental na aprendizagem das crianças e criar novas dinâmicas no jardim de infância. Com este estudo, baseado em entrevistas a quatro educadoras, pretende-se averiguar como é utilizada a tecnologia no jardim de infância para realizar atividades com as crianças e para comunicar com os pais, de forma a facilitar o seu envolvimento. Também se pretende perceber como estas atividades podem ser ampliadas, usando uma plataforma digital com funcionalidades específicas. Os resultados indicam que a plataforma deve reunir informações oficiais do jardim de infância e das atividades realizadas com as crianças, contactos diretos dos pais, sugestões e links para recursos educacionais. |
id |
RCAP_38c9c673ed0a7a19da3156703dc3535e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872017000200011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infânciaJardim de infânciaTICEnvolvimento parentalaprendizagemÉ cada vez mais comum o uso das tecnologias digitais por pais e educadores de infância para realizar atividades promotoras de aprendizagem com as crianças, tais como fazer uma pesquisa na Internet ou jogar um jogo didático. A conceção de uma plataforma tecnológica que promova a comunicação entre pais e educadores poderá potenciar o envolvimento parental na aprendizagem das crianças e criar novas dinâmicas no jardim de infância. Com este estudo, baseado em entrevistas a quatro educadoras, pretende-se averiguar como é utilizada a tecnologia no jardim de infância para realizar atividades com as crianças e para comunicar com os pais, de forma a facilitar o seu envolvimento. Também se pretende perceber como estas atividades podem ser ampliadas, usando uma plataforma digital com funcionalidades específicas. Os resultados indicam que a plataforma deve reunir informações oficiais do jardim de infância e das atividades realizadas com as crianças, contactos diretos dos pais, sugestões e links para recursos educacionais.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200011Revista Portuguesa de Educação v.30 n.2 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200011Laranjeiro,DionísiaAntunes,Maria JoãoSantos,Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:00Zoai:scielo:S0871-91872017000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:25.704948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
title |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
spellingShingle |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância Laranjeiro,Dionísia Jardim de infância TIC Envolvimento parental aprendizagem |
title_short |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
title_full |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
title_fullStr |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
title_full_unstemmed |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
title_sort |
As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância |
author |
Laranjeiro,Dionísia |
author_facet |
Laranjeiro,Dionísia Antunes,Maria João Santos,Paula |
author_role |
author |
author2 |
Antunes,Maria João Santos,Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laranjeiro,Dionísia Antunes,Maria João Santos,Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de infância TIC Envolvimento parental aprendizagem |
topic |
Jardim de infância TIC Envolvimento parental aprendizagem |
description |
É cada vez mais comum o uso das tecnologias digitais por pais e educadores de infância para realizar atividades promotoras de aprendizagem com as crianças, tais como fazer uma pesquisa na Internet ou jogar um jogo didático. A conceção de uma plataforma tecnológica que promova a comunicação entre pais e educadores poderá potenciar o envolvimento parental na aprendizagem das crianças e criar novas dinâmicas no jardim de infância. Com este estudo, baseado em entrevistas a quatro educadoras, pretende-se averiguar como é utilizada a tecnologia no jardim de infância para realizar atividades com as crianças e para comunicar com os pais, de forma a facilitar o seu envolvimento. Também se pretende perceber como estas atividades podem ser ampliadas, usando uma plataforma digital com funcionalidades específicas. Os resultados indicam que a plataforma deve reunir informações oficiais do jardim de infância e das atividades realizadas com as crianças, contactos diretos dos pais, sugestões e links para recursos educacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.30 n.2 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275691401216 |