O Youtube pode fazer comprar? Motivações e impactos no consumidor de vídeos com reviews de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Gabriela Correia Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12432
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling O Youtube pode fazer comprar? Motivações e impactos no consumidor de vídeos com reviews de produtoseWOMinfluenciadores digitaisinteração parassocialYouTubersdigital influencersparasocial interactionYouTubersMestrado em MarketingEste trabalho teve por objetivo compreender as razões pelas quais as pessoas procuram reviews de produto em vídeo e também perceber o impacto que tais vídeos podem ter em quem assiste. Para entender como as pessoas processam as informações recebidas por meio do e-WOM visual foi adaptado o Modelo de Adoção da Informação ? IAM, com o acréscimo da interação parassocial como moderadora. A análise também comparou a percepção da audiência sobre vídeos espontâneos e vídeos patrocinados. A investigação considerou o ponto de vista do receptor de vídeos, através de análise de conteúdo aos comentários de 16 vídeos com reviews de produtos de beleza postados no YouTube. Os resultados indicam que as motivações para a procura de reviews em vídeo são similares às razões para a procura de reviews escritos, mas também sugere novas justificativas para a procura de vídeos, nomeadamente: (1) a interação parassocial; (2) o interesse em conhecer melhor determinado produto; e (3) a validação social antes da compra. Relativamente à adoção da informação, quanto mais envolvida está a audiência, mais propensa estará em adotar a informação recebida no vídeo. A interação parassocial revelou ter um papel preponderante neste processo, mas deve ser considerada com cautela, uma vez que pode destacar-se mais que o produto e a marca. Há também a salientar que os vídeos patrocinados, apesar de diminuírem a percepção de credibilidade do YouTuber, podem ser sucessos no YouTube, dependendo da forma como são implementados.The purpose of this research was to (1) understand the reasons why consumers seek product reviews in video format and (2) assess the impact of product video reviews to the viewer. To understand how people process information received via visual e-WOM the Information Adoption Model (IAM) was adopted including the parasocial interaction as a moderator. This study compared the public perception between sponsored and independent videos. The empirical research considered the receiver viewpoint by examining the content of the comments of 16 videos with reviews of beauty products posted on YouTube. The results reveal that key issues that drive consumers to video reviews are similar to in the search for written reviews, and also suggests further motivations for consumers to search for videos: (1) parasocial interaction; (2) interest in learning more about a product; and (3) social validation before purchase. Regarding the adoption of information, the higher the level of involvement, more consumers would adopt video information. Parasocial interaction has shown to play an important role in this process, but it should be considered with caution taking into account that it may prevail over the product and brand considerations. Although sponsored videos may result in decreased credibility of YouTuber, may be successfull depending on the way they are implemented.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaLinhares, Gabriela Correia Lima2016-11-11T10:43:26Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12432porLinhares, Gabriela Correia Lima (2016). "O Youtube pode fazer comprar? Motivações e impactos no consumidor de vídeos com reviews de produtos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:33.194668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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