Streampunks: um fenômeno contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28901 |
Resumo: | O trabalho estuda os streampunks como um fenômeno contemporâneo que surgiu na plataforma do YouTube. Tal nome foi dado, a esses produtores de conteúdo para o YouTube, por Robert Kyncl e Maany Peyvan na obra “Streampunks – os rebeldes que estão transformando as mídias”. Nela os autores examinam as características desses YouTubers, as quais, de certo modo, os distinguem dos YouTubers em geral, aqueles que agem como influenciadores digitais nessa plataforma. A partir de uma pesquisa sobre a história das mídias de comunicação social de massa, bem como das possíveis causas para o surgimento dos streampunks, o trabalho se desenvolve no sentido de situá-los no contexto do YouTube e examina se eles se tratam de um fenômeno contemporâneo em si mesmo considerados, ou se eles são também o produto estratégico de uma política empresarial criada e aplicada nessa plataforma de stream. Nesse ponto, segue examinando o ecossistema em que eles se inserem e busca mensurar a relevância que os streampunks têm para o YouTube e para o notável êxito da plataforma, bem como para o próprio sucesso desses peculiares produtores de conteúdo de stream. Finalmente, a pesquisa se volta para o exame dos mais bem-sucedidos YouTubers, dentre os quais alguns poderiam se amoldar àquele perfil e ser reconhecidos como streampunks, até por reunirem as características mencionadas na obra de Kyncl e Peyvan. Nesse sentido, o trabalho se desenvolve e verifica que o fenômeno dos streampunks exibe complexidade que não permite afirmações simplistas, reconhece que tudo é movido na direção de atrair investimentos publicitários e, consequentemente, mais talentos para a plataforma, concluindo que o fenômeno em curso deverá seguir nessa trajetória, sempre ajustada e adequada às demandas dos consumidores de conteúdo e dos anunciantes, que cada vez mais migram para o YouTube, essa plataforma onde surgiram e vicejam os streampunks. |
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Oliveira, Wellington Pereira deSchwartz, Rosana Maria Pires Barbato2022-03-28T13:07:37Z2022-03-28T13:07:37Z2022-02-14O trabalho estuda os streampunks como um fenômeno contemporâneo que surgiu na plataforma do YouTube. Tal nome foi dado, a esses produtores de conteúdo para o YouTube, por Robert Kyncl e Maany Peyvan na obra “Streampunks – os rebeldes que estão transformando as mídias”. Nela os autores examinam as características desses YouTubers, as quais, de certo modo, os distinguem dos YouTubers em geral, aqueles que agem como influenciadores digitais nessa plataforma. A partir de uma pesquisa sobre a história das mídias de comunicação social de massa, bem como das possíveis causas para o surgimento dos streampunks, o trabalho se desenvolve no sentido de situá-los no contexto do YouTube e examina se eles se tratam de um fenômeno contemporâneo em si mesmo considerados, ou se eles são também o produto estratégico de uma política empresarial criada e aplicada nessa plataforma de stream. Nesse ponto, segue examinando o ecossistema em que eles se inserem e busca mensurar a relevância que os streampunks têm para o YouTube e para o notável êxito da plataforma, bem como para o próprio sucesso desses peculiares produtores de conteúdo de stream. Finalmente, a pesquisa se volta para o exame dos mais bem-sucedidos YouTubers, dentre os quais alguns poderiam se amoldar àquele perfil e ser reconhecidos como streampunks, até por reunirem as características mencionadas na obra de Kyncl e Peyvan. Nesse sentido, o trabalho se desenvolve e verifica que o fenômeno dos streampunks exibe complexidade que não permite afirmações simplistas, reconhece que tudo é movido na direção de atrair investimentos publicitários e, consequentemente, mais talentos para a plataforma, concluindo que o fenômeno em curso deverá seguir nessa trajetória, sempre ajustada e adequada às demandas dos consumidores de conteúdo e dos anunciantes, que cada vez mais migram para o YouTube, essa plataforma onde surgiram e vicejam os streampunks.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28901Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessStreampunksfenômenocomunicaçãoaudiovisualinfluencerYouTubersStreampunks: um fenômeno contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987http://lattes.cnpq.br/6667316331676281Santana, Wesley EspinosaCardoso, Lenize VillaçaThe work studies Streampunks as a contemporary phenomenon that emerged on the YouTube platform, as were these YouTube content producers called by Robert Kyncl in the work “Streampunks – the rebels who are transforming the media”, examining in particular their characteristics, which somewhat distinguishes them from YouTubers in general, those who act as a digital influencer on this platform. Based on research on the history of mass social communication media, as well as on the causes that can be considered for the emergence of Streampunks, the work develops in the sense of placing them in the context of YouTube and examines if they are a contemporary phenomenon in itself considered, or if they are also the strategic product of a business policy created and applied in this streaming platform. At this point, it continues examining the ecosystem in which they operate and seeks to measure the relevance that Streampunks have for YouTube and for the notable success of the platform, as well as for the very success of these peculiar stream content producers. Finally, the research turns to the examination of the most successful YouTubers, among which someone could conform to that profile and thus be recognized as Streampunks, even for having those characteristics mentioned in Kyncl's work. In this sense, the work develops and verifies that the Streampunks phenomenon exhibits a complexity that does not allow simplistic statements, it recognizes that everything is moved towards attracting advertising investments and, consequently, more talent for the platform, concluding that the ongoing phenomenon it must follow this path, always adjusted and adapted to the demands of content consumers and advertisers, who increasingly migrate to YouTube, the platform where Streampunks emerged and visceed.StreampunksphenomenoncommunicationaudiovisualinfluencersYouTubersBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOORIGINALWELLINGTON PEREIRA DE OLIVEIRA.pdfWELLINGTON PEREIRA DE OLIVEIRA.pdfWellington Pereira de Oliveiraapplication/pdf5373475https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca3f5bf5-4695-4f2e-a525-6a8d51a01845/download390d9b2f4333e386c0ea45eb26a3c109MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5ab67dbc-4a40-4c8b-a34e-0cd904570b66/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0f00514b-bba6-46a3-8d93-c1f2dd8662cb/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTWELLINGTON PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf.txtWELLINGTON PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain190462https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/04e7ff18-e549-4e37-b8c9-81795e377224/download68f9f04faceffbde9259b19787175276MD54THUMBNAILWELLINGTON PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf.jpgWELLINGTON PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/28882e88-48aa-4f4c-97a3-fb01eac65b00/download6ad8b15cbee74048c57a2b3d0cc3adb8MD5510899/289012022-03-29 02:01:43.234http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28901https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-29T02:01:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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