Desafios e possibilidades da pesquisa autoetnográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.403-414 |
Resumo: | Este artigo visa descrever um encaminhamento metodológico adotado para a pesquisa qualitativa com estrutura interpretativa voltada ao construtivismo social, no qual o pesquisador busca entender o mundo em que trabalha e desenvolve significados subjetivos das experiências. Nessa concepção, estabelece-se articulação entre procedimentos de autoetnografia, etnografia e técnicas de Análise do Discurso, amparada na concepção de que os estudos etnográficos preveem procedimentos abertos referentes à pesquisa, à interação com os contextos investigados e à inspiração em diferentes áreas de conhecimento para produzir suas análises. Esse cruzamento metodológico permite focar um único evento – o processo de adoção da inovação em ensino e aprendizagem -, compilando uma descrição detalhada da dimensão individual de um profissional docente que compartilha a cultura de uma Instituição de Ensino Superior-IES, e a dimensão institucional na qual está inserido. O contexto pessoal, social e histórico, relatado a partir dos participantes que compartilham daquela cultura, fornece um quadro geral de como funciona aquele sistema numa perspectiva longitudinal. O artigo focaliza uma alternativa de coleta de dados em substituição à aplicação de entrevistas, preservando-se a identidade dos sujeitos de pesquisa, e evitando-se exposição presencial ao pesquisador ou constrangimento ao posicionarem sua opinião frente a pares e gestores. Trata-se da seleção de relatos autoetnográficos que evocam episódios etnográficos dos sujeitos participantes, numa coconstrução de um período de vinte anos na IES. |
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Desafios e possibilidades da pesquisa autoetnográficaChallenges and possibilities of autoetnographic researchPesquisa Autoetnográfica; Procedimentos Etnográficos; Análise do Discurso; Inovação; Ensino e Aprendizagem.Autoethnographic Research; Ethnographic Procedures; Discourse Analysis; Innovation; Teaching and Learning.Este artigo visa descrever um encaminhamento metodológico adotado para a pesquisa qualitativa com estrutura interpretativa voltada ao construtivismo social, no qual o pesquisador busca entender o mundo em que trabalha e desenvolve significados subjetivos das experiências. Nessa concepção, estabelece-se articulação entre procedimentos de autoetnografia, etnografia e técnicas de Análise do Discurso, amparada na concepção de que os estudos etnográficos preveem procedimentos abertos referentes à pesquisa, à interação com os contextos investigados e à inspiração em diferentes áreas de conhecimento para produzir suas análises. Esse cruzamento metodológico permite focar um único evento – o processo de adoção da inovação em ensino e aprendizagem -, compilando uma descrição detalhada da dimensão individual de um profissional docente que compartilha a cultura de uma Instituição de Ensino Superior-IES, e a dimensão institucional na qual está inserido. O contexto pessoal, social e histórico, relatado a partir dos participantes que compartilham daquela cultura, fornece um quadro geral de como funciona aquele sistema numa perspectiva longitudinal. O artigo focaliza uma alternativa de coleta de dados em substituição à aplicação de entrevistas, preservando-se a identidade dos sujeitos de pesquisa, e evitando-se exposição presencial ao pesquisador ou constrangimento ao posicionarem sua opinião frente a pares e gestores. Trata-se da seleção de relatos autoetnográficos que evocam episódios etnográficos dos sujeitos participantes, numa coconstrução de um período de vinte anos na IES.This paper describes a qualitative research methodology with an interpretive framework based on social constructivism, in which the researcher seeks understanding of the world in which they live and work and develop subjective meanings of their experiences. In this context, we brought together procedures from autoethnography and ethnography, as well as techniques from discourse analysis, based on the idea that, in order to yield analyses, ethnographic studies require open procedures toward research, interactions with the investigated contexts, and inspiration drawn from different knowledge areas. This methodological breadth allowed us to focus on a single event—the process of adopting innovation in teaching and learning—compiling a detailed description of the individual dimension of a faculty member who shares the culture of a HEI, and the institutional dimension in which the member is located. The personal, social, and historical contexts, recounted by the research subjects who shared in that culture, provide a general overview of how that HEI’s institutional system works from a longitudinal perspective. The article focuses on an alternative data collection to replace the application of interviews, preserving the identity of the research subjects, and avoiding face-to-face exposure to the researcher or embarrassment when positioning their opinion before peers and managers. It deals with the selection of autoetnographic narratives that evoke ethnographic episodes ofLudomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.403-414https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.403-414New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 403-414New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 403-414New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 403-4142184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/106https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/106/104Nicola, Rosane de Mello SantoVosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:15Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.370186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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