O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Vilela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78680
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_38e07dada476918e86157b4aad31bcb0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança históricaBanda desenhadaFeminismoMachismoMudançaMultiperspetivaComicsFeminismChauvinismChangeMultiperspectiveCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO relatório de estágio provém do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), realizado no Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, desenvolvido no Instituto de Educação da Universidade do Minho. No sentido de desenvolvimento da vertente pedagógica e de investigação, procedeu-se a uma abordagem em sala de aula, voltada para a temática do feminismo, através da leitura e análise de uma banda desenhada, visando trabalhar os conceitos meta históricos de Mudança e Multiperspetiva. Esta implementação foi desenvolvida numa turma de estudantes do 9º ano, numa escola pertencente ao concelho de Famalicão. Procura-se responder às seguintes questões de investigação: Com que ideias se encontram os estudantes a operar, no início da intervenção pedagógica, em relação ao Feminismo, bem como acerca de Multiperspetiva e Mudança?; Que valor histórico atribuem os estudantes a uma Banda Desenhada para aprender história, no início e no final da intervenção pedagógica; Que conhecimentos históricos extraem os estudantes da banda desenhada? E, por último, qual é o contributo da Banda Desenhada para o desenvolvimento das ideias dos estudantes sobre Multiperspetiva e a Mudança Histórica. Os dados foram obtidos a partir da realização de tarefas individuais, através de questionários de ideias prévias/metacognição e de uma ficha de trabalho. De referir que estes dados foram analisados de acordo com uma abordagem metodológica mais abrangente denominada Grounded Theory. Deste estudo podemos salientar que a maioria dos estudantes compreende a existência de mudanças na história. No entanto, não conseguem identificar com facilidade de que forma estas acontecem, ou a que velocidade. Relativamente aos direitos da mulher, alguns estudantes não compreendem que, por exemplo, nos dias de hoje, a mulher tem direitos diferentes dependendo da zona geográfica onde se encontra. O mesmo se verifica perante a multiperspetiva - na sua maioria, eles associam a história a possível, no caso de existirem “provas” sobre o passado; na falta de um documento ou testemunha, os estudantes consideram o passado impossível. No que se refere à banda desenhada, é possível afirmar que os estudantes gostaram de trabalhar desta forma, tendo muitos declarado que gostariam que fosse possível repetir, demonstrando uma resposta positiva a este recurso para trabalhar História em sala de aula. Assim, a Mudança e a Multiperspetiva, aliadas a um tema tão atual como é “o feminismo e os direitos da mulher”, tornam-se efetivamente importantes para trabalhar com os estudantes em sala de aula.The internship report comes from the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS), carried out in the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, developed at the Education Institute of the University of Minho. To develop the pedagogical and research aspects, we proceeded to a classroom approach, focused on the theme of feminism, through the reading and analysis of a traced band, trained to work on the metahistorical concepts of Change and Multiperspective. This implementation was developed in a group of 9th grade students at a school belonging to the municipality of Famalicão. A The aim is to answer the following research questions: With what ideas are students looking to operate, at the beginning of the project, in relation to Feminism, as well as about Multiperspective and Change?; What historical value do students attach to a comic book to learn history, at the beginning and at the end of the project; What historical knowledge do comic strip students extract? And, finally, what is the contribution of comics to the development of students' ideas about Multiperspective and Historical Change. Data were obtained from the performance of individual tasks, through questionnaires of prior ideas / metacognition and a worksheet. It should be noted that these data were complied with in accordance with Grounded Theory techniques. From this study we can emphasize that most students understand the existence of changes in history. However, it cannot easily identify how they happen, or at what speed. Regarding women's rights, some students do not understand that, for example, nowadays, women have different rights depending on the geographical area where they are located. The same is true for the multi-perspective - for the most part, they associate history with possible, in case there is “evidence” about the past; in the absence of a document or witness, scholars of the past impossible. About the band, it is possible to say that the students enjoyed working in this way, with many having declared that they would like it to be possible to repeat, demonstrating a positive response to this resource for working history in the classroom. Thus, Change and Multiperspective, combined with a topic as current as “feminism and women's rights”, become important to work with students in the classroom.Solé, GlóriaUniversidade do MinhoSantos, Inês Vilela2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78680por203006046info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:15.469602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
title O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
spellingShingle O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
Santos, Inês Vilela
Banda desenhada
Feminismo
Machismo
Mudança
Multiperspetiva
Comics
Feminism
Chauvinism
Change
Multiperspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
title_full O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
title_fullStr O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
title_full_unstemmed O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
title_sort O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica
author Santos, Inês Vilela
author_facet Santos, Inês Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Solé, Glória
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inês Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
Feminismo
Machismo
Mudança
Multiperspetiva
Comics
Feminism
Chauvinism
Change
Multiperspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Banda desenhada
Feminismo
Machismo
Mudança
Multiperspetiva
Comics
Feminism
Chauvinism
Change
Multiperspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
2022-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78680
url https://hdl.handle.net/1822/78680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203006046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132975193915392