Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10434 |
Resumo: | Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre, globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto das políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento. |
id |
RCAP_3908ff20f3ddb6b5100058b18f673f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10434 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalizaçãoEducation and training processes and practices: towards an analysis of portuguese reality in globalization contextsProcessus et pratiques d’éducation et formation: pour une analyse de la réalité portugaise dans un context de globalisationGlobalizaçãoEducaçãoFormaçãoCurrículoGlobalizationEducationTrainingCurriculumGlobalisationÉducationFormationNuma análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre, globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto das políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.In a critical analysis of the recent education processes and practices, defined by the European Union's agenda and that of other organisms, we have placed at the centre of the debate the relation between globalization, knowledge and curriculum, so as to highlight the changes on the level of the formal, non formal and informal education to the curriculum study. We underline the fact that the education and training policies are complex processes of decision, dependent on different and intertwined territorialities with the objective of affirmatively respond to a broader economic-social change. It is based on this structured logic of political decision that we situate the curriculum's study in the context of globalized policies, on the one hand, and national policy, on the other hand, recognising the fact that both are edified around knowledge.Dans Line analyse critique des récents processus et pratiques d'éducation et formation, définis par l'agenda de l'Union européenne et d'autres organismes, nous plaçons au centre du débat la relation entre globalisation, connaissance et curriculum, de tacon a mettre en évidence les changements au niveau de I’éducation formelle, non formelle et informelle pour l'étude du curriculum. Nous insistons sur Ie fait que les politiques d'éducation et formation sont des processus complexes de décision, dépendants de différentes et internées territorialités, dont I’objectif est de répondre affirmativement a une transformation économique et social plus large. C'est dans cette logique structures de décision politique que nous situons l'étude du curriculum dans Ie contexte de politiques globalisées, d'une part, et de politiques nationales, d'autre part, en reconnaissant que les deux sont édifiées autour de la connaissance.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoPacheco, José Augusto2009-022009-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10434por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 22:1 (2009) 105-143.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:10:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:10:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização Education and training processes and practices: towards an analysis of portuguese reality in globalization contexts Processus et pratiques d’éducation et formation: pour une analyse de la réalité portugaise dans un context de globalisation |
title |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização |
spellingShingle |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização Pacheco, José Augusto Globalização Educação Formação Currículo Globalization Education Training Curriculum Globalisation Éducation Formation |
title_short |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização |
title_full |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização |
title_fullStr |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização |
title_full_unstemmed |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização |
title_sort |
Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Educação Formação Currículo Globalization Education Training Curriculum Globalisation Éducation Formation |
topic |
Globalização Educação Formação Currículo Globalization Education Training Curriculum Globalisation Éducation Formation |
description |
Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre, globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto das políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02 2009-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10434 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 22:1 (2009) 105-143. 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544539281293312 |