Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10434
Resumo: Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre, globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto das políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.
id RCAP_3908ff20f3ddb6b5100058b18f673f1c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalizaçãoEducation and training processes and practices: towards an analysis of portuguese reality in globalization contextsProcessus et pratiques d’éducation et formation: pour une analyse de la réalité portugaise dans un context de globalisationGlobalizaçãoEducaçãoFormaçãoCurrículoGlobalizationEducationTrainingCurriculumGlobalisationÉducationFormationNuma análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre, globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto das políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.In a critical analysis of the recent education processes and practices, defined by the European Union's agenda and that of other organisms, we have placed at the centre of the debate the relation between globalization, knowledge and curriculum, so as to highlight the changes on the level of the formal, non formal and informal education to the curriculum study. We underline the fact that the education and training policies are complex processes of decision, dependent on different and intertwined territorialities with the objective of affirmatively respond to a broader economic-social change. It is based on this structured logic of political decision that we situate the curriculum's study in the context of globalized policies, on the one hand, and national policy, on the other hand, recognising the fact that both are edified around knowledge.Dans Line analyse critique des récents processus et pratiques d'éducation et formation, définis par l'agenda de l'Union européenne et d'autres organismes, nous plaçons au centre du débat la relation entre globalisation, connaissance et curriculum, de tacon a mettre en évidence les changements au niveau de I’éducation formelle, non formelle et informelle pour l'étude du curriculum. Nous insistons sur Ie fait que les politiques d'éducation et formation sont des processus complexes de décision, dépendants de différentes et internées territorialités, dont I’objectif est de répondre affirmativement a une transformation économique et social plus large. C'est dans cette logique structures de décision politique que nous situons l'étude du curriculum dans Ie contexte de politiques globalisées, d'une part, et de politiques nationales, d'autre part, en reconnaissant que les deux sont édifiées autour de la connaissance.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoPacheco, José Augusto2009-022009-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10434por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 22:1 (2009) 105-143.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:10:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:10:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
Education and training processes and practices: towards an analysis of portuguese reality in globalization contexts
Processus et pratiques d’éducation et formation: pour une analyse de la réalité portugaise dans un context de globalisation
title Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
spellingShingle Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
Pacheco, José Augusto
Globalização
Educação
Formação
Currículo
Globalization
Education
Training
Curriculum
Globalisation
Éducation
Formation
title_short Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_full Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_fullStr Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_full_unstemmed Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_sort Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Educação
Formação
Currículo
Globalization
Education
Training
Curriculum
Globalisation
Éducation
Formation
topic Globalização
Educação
Formação
Currículo
Globalization
Education
Training
Curriculum
Globalisation
Éducation
Formation
description Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre, globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto das políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02
2009-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10434
url http://hdl.handle.net/1822/10434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 22:1 (2009) 105-143.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544539281293312