Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco,José Augusto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100006
Resumo: Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.
id RCAP_d7dc94a920f079a954954706b34cf910
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872009000100006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalizaçãoGlobalizaçãoEducaçãoFormaçãoCurrículoNuma análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100006Revista Portuguesa de Educação v.22 n.1 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100006Pacheco,José Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:45Zoai:scielo:S0871-91872009000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:16.898681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
spellingShingle Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
Pacheco,José Augusto
Globalização
Educação
Formação
Currículo
title_short Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_full Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_fullStr Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_full_unstemmed Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
title_sort Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização
author Pacheco,José Augusto
author_facet Pacheco,José Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco,José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Educação
Formação
Currículo
topic Globalização
Educação
Formação
Currículo
description Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.22 n.1 2009
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137274422624256